Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela e caixa acústica. Smartphones, filmadoras, câmeras digitais ou gravadores de áudio. Software de edição de áudio e vídeo.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro. O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, pode ser disponibilizado para acesso on-line e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio.
Dificuldades antecipadas: A questão da organização do tempo é um fator que pode prejudicar o andamento da produção. Os estudantes precisam ter atenção também com as especificidades do gênero, no intuito de realmente produzirem o gênero proposto.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de Gêneros:
Comciência - publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Anteriormente, os estudantes devem ter sido orientados a realizar a pesquisa do conteúdo a ser veiculado no vlog ou podcast, desenvolver o roteiro e sua gravação.
- Antes de iniciar a exibição, oriente os estudantes a atentar para os aspectos da estrutura composicional do gênero (tema; saudação inicial; apresentação dos narradores/locutores; exposição das ideias, informações pesquisadas, prós, contras, repercussão do tema; opiniões, análises, debates, conclusão e saudação final) e combinem que outros aspectos eles consideram relevantes para a avaliação das produções.
- Organize a turma em semicírculo, essa disposição possibilitará à turma assistir aos vídeos ou ouvir os podcasts e tomarem notas para a posterior avaliação das produções.
- Há algumas definições para vlog, mas basicamente, o vlog é o blog em vídeo. Segundo o site Infopédia a definição é “blogue cujos posts são originalmente em vídeo” (INFOPÉDIA. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/Vlog>. Acesso em: 08 outubro 2018); segundo o site Significados a definição é “Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos.” (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/vlog/>. Acesso em: 08 outubro 2018); segundo o site Wikipédia a definição é “Vídeoblogue (Videoblog, Videolog ou abreviadamente Vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos.” (WIKIPÉDIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeoblogue>. Acesso em: 08 outubro 2018).
- Podcast “é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet” (SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/podcast/>. Acesso em: 12 novembro 2018), que pode ser criado por usuários da internet e disponibilizado para acesso on-line e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio. “Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam” (TECMUNDO. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/1252-o-que-e-podcast-.htm)> Acesso em: 12 novembro 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações:
- Exiba os vlogs e podcasts.
- Levante, junto aos alunos, os principais aspectos a serem avaliados nas exposições orais apresentadas. Os principais aspectos já foram mencionados nos slides anteriores e o slide atual apresenta uma sugestão de itens a serem avaliados,
- Oriente os estudantes a anotarem os pontos relevantes de cada vídeo/áudio e se eles possuem os elementos composicionais do gênero. Os pontos relevantes citados pelos estudantes serão indicadores para a avaliação das produções que se somará às características do gênero disponíveis no slide.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Solicite aos estudantes que compartilhem com a turma suas avaliações sobre os vídeos/áudios, em relação aos elementos composicionais e ao que consideraram mais relevante nas produções.
- Verifique se todas as produções correspondem aos critérios descritos no slide anterior, caso alguma produção não os contemple, solicite ao grupo que o produziu a editar o vídeo/áudio de forma que se adeque aos critérios pré-estabelecidos.
- Dar visibilidade às produções dos estudantes é uma maneira importante de valorizar seus trabalhos, assim, publicá-los em uma rede social como o YouTube consegue alcançar esse objetivo. Pode-se criar um canal para a turma ou aproveitar o canal da escola, se existir. Nesse caso, a criação de uma playlist específica para essas produções seria um modo eficiente de organizar o canal e facilitar a busca pelos vídeos/áudios.