15399
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uma experiência de produção de quadrinhos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Uma experiência de produção de quadrinhos

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzana De Carvalho Lima Kawai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.

Materiais necessários:

  • Cópias da proposta de produção textual (uma para cada dois alunos).
  • Projetor para exibir esta apresentação.
  • Mural previamente organizado para exposição dos trabalhos.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico visual, com suas particularidades próprias, a partir do agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem essas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre esse temas nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Para a produção proposta nesta aula, é fundamental identificar a incoerência entre a fala e o comportamento dos personagens envolvidos. Essa situação deverá ser reproduzida na criação dos alunos e pressupõe uma operação mental complexa, por isso serão propostos primeiramente exercícios que exploram e caracterizam essa contradição.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, Paixão e Sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) mantém um site com diversas produções acadêmicas sobre o fenômeno dos memes. Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/referencias/.

O que são memes? Qual a origem do termo e do conceito? Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema da aula.
  • Peça aos alunos que sentem-se em duplas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem. Pergunte aos alunos como os personagens estão se sentindo e de que maneira é possível perceber isso. Espera-se que notem os recursos gráficos: letras em negrito, a boca escancarada e os braços erguidos para acentuar palavras de ordem, a forma geométrica com pontas no fundo dos quadrinhos sugerindo grito ou animação.
  • Peça a um aluno que leia em voz alta as falas do primeiro personagem e instrua a turma a ler (com entonação adequada aos indicativos gráficos) as falas coletivas. Se quiser, repita o exercício com variações (um aluno e somente as meninas, depois somente os meninos ou o lado esquerdo da sala e depois o lado direito) sempre fazendo ajustes na entonação. Esse exercício rápido acentuará a percepção do padrão próprio desse texto.
  • Pergunte aos alunos se já viram esse texto ou variações dele e quando. Espera-se que as crianças identifiquem a sequência de quadrinhos como um meme, bem como sua natureza digital.
  • Se achar interessante, conte aos alunos que a criação desse meme é obra de uma brasileira, Francine Grando, a partir do reuso de dois quadrinhos de uma tira bem mais longa da cartunista americana Allie Brosh. É próprio dos memes a apropriação de textos feitos para outros contextos. Aqui, nesse caso, a tira original abordava as dificuldades da vida adulta. Nela, um personagem segurava uma vassoura e, animadamente, se prometia limpar todas as coisas (All the things). Logo em seguida, desanimava e se questionava sobre a necessidade de limpar “todas” as coisas mesmo. Em 2013, no Brasil, esses dois quadrinhos se transformaram numa tira padronizada e o primeiro meme registrado oficialmente. Os temas da tira em português costumam estar ligados ao famoso “jeitinho brasileiro” de resolver os problemas. Leia mais sobre isso aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete estas variações do primeiro meme e pergunte à turma quais elementos dos textos são próprios das histórias em quadrinhos. Os alunos deverão citar a narrativa sequenciada, a interação entre a linguagem verbal e não verbal e a presença dos balões.
  • Há um padrão de arte e de roteiro nos quadrinhos que compõem esse meme. Desafie os alunos a descobrirem qual é esse padrão a partir da comparação com o primeiro texto exibido. Proponha perguntas como:
  • Por que os textos têm humor? - Resposta esperada: os personagens se comportam de maneira contraditória ao desejo manifestado anteriormente, o que quebra a expectativa do leitor, provocando riso.
  • Quais as diferenças gráficas entre os quatro quadros de cada texto? - Resposta esperada: na verdade, os textos têm apenas dois quadros repetidos em sequência.
  • Quais perguntas se repetem em todas as versões do meme? - Resposta esperada: no primeiro quadro, a pergunta é sempre “O que queremos”. No terceiro quadro, a pergunta pode ser “E quando queremos” ou “E como queremos”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações

  • Explique aos alunos que, em duplas, eles deverão produzir variações desse meme. As exigências são:
  • Manter a contradição ou incoerência característica dos personagens.
  • Utilizar os balões mais adequados às falas.
  • Distribua as folhas com a proposta disponíveis aqui e espere que todas as duplas completem o primeiro exercício. Confira coletivamente as respostas, para ter certeza de que todos entenderam a lógica própria do texto.

Possibilidades de resposta para o diálogo A: Segunda-feira. / Depois de amanhã. (Aceite frases que adiem o momento, como costuma ocorrer com muita gente nessa situação).

Possibilidades de resposta para o diálogo B: Ficando no celular até tarde. / Olhando só as figuras. (Aceite variações de resposta com comportamentos que distraem as pessoas da leitura).

Possibilidades de resposta para o diálogo C: Colando na prova. / Furando a fila da cantina. (Aceite variações de resposta com posturas não éticas do cidadão comum).

3. Feita a conferência do exercício 1, dê tempo para as duplas esboçarem e produzirem seus próprios memes. As imagens são padronizadas e não devem oferecer maior dificuldade. Oriente os alunos a investirem algum tempo no rascunho do roteiro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete os critérios acima para servirem de guia na revisão da produção.
  • Se as duplas considerarem que o texto atende aos requisitos exigidos, poderão colar a produção num mural previamente preparado pelo professor.

Sugestão: na próxima aula, peça que os alunos analisem os textos expostos e avaliem se todos de fato cumpriram os requisitos. Se algum texto for julgado fora do padrão do meme, então a turma deverá sugerir quais as alterações mais indicadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.

Materiais necessários:

  • Cópias da proposta de produção textual (uma para cada dois alunos).
  • Projetor para exibir esta apresentação.
  • Mural previamente organizado para exposição dos trabalhos.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico visual, com suas particularidades próprias, a partir do agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem essas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre esse temas nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Para a produção proposta nesta aula, é fundamental identificar a incoerência entre a fala e o comportamento dos personagens envolvidos. Essa situação deverá ser reproduzida na criação dos alunos e pressupõe uma operação mental complexa, por isso serão propostos primeiramente exercícios que exploram e caracterizam essa contradição.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, Paixão e Sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) mantém um site com diversas produções acadêmicas sobre o fenômeno dos memes. Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/referencias/.

O que são memes? Qual a origem do termo e do conceito? Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema da aula.
  • Peça aos alunos que sentem-se em duplas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem. Pergunte aos alunos como os personagens estão se sentindo e de que maneira é possível perceber isso. Espera-se que notem os recursos gráficos: letras em negrito, a boca escancarada e os braços erguidos para acentuar palavras de ordem, a forma geométrica com pontas no fundo dos quadrinhos sugerindo grito ou animação.
  • Peça a um aluno que leia em voz alta as falas do primeiro personagem e instrua a turma a ler (com entonação adequada aos indicativos gráficos) as falas coletivas. Se quiser, repita o exercício com variações (um aluno e somente as meninas, depois somente os meninos ou o lado esquerdo da sala e depois o lado direito) sempre fazendo ajustes na entonação. Esse exercício rápido acentuará a percepção do padrão próprio desse texto.
  • Pergunte aos alunos se já viram esse texto ou variações dele e quando. Espera-se que as crianças identifiquem a sequência de quadrinhos como um meme, bem como sua natureza digital.
  • Se achar interessante, conte aos alunos que a criação desse meme é obra de uma brasileira, Francine Grando, a partir do reuso de dois quadrinhos de uma tira bem mais longa da cartunista americana Allie Brosh. É próprio dos memes a apropriação de textos feitos para outros contextos. Aqui, nesse caso, a tira original abordava as dificuldades da vida adulta. Nela, um personagem segurava uma vassoura e, animadamente, se prometia limpar todas as coisas (All the things). Logo em seguida, desanimava e se questionava sobre a necessidade de limpar “todas” as coisas mesmo. Em 2013, no Brasil, esses dois quadrinhos se transformaram numa tira padronizada e o primeiro meme registrado oficialmente. Os temas da tira em português costumam estar ligados ao famoso “jeitinho brasileiro” de resolver os problemas. Leia mais sobre isso aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete estas variações do primeiro meme e pergunte à turma quais elementos dos textos são próprios das histórias em quadrinhos. Os alunos deverão citar a narrativa sequenciada, a interação entre a linguagem verbal e não verbal e a presença dos balões.
  • Há um padrão de arte e de roteiro nos quadrinhos que compõem esse meme. Desafie os alunos a descobrirem qual é esse padrão a partir da comparação com o primeiro texto exibido. Proponha perguntas como:
  • Por que os textos têm humor? - Resposta esperada: os personagens se comportam de maneira contraditória ao desejo manifestado anteriormente, o que quebra a expectativa do leitor, provocando riso.
  • Quais as diferenças gráficas entre os quatro quadros de cada texto? - Resposta esperada: na verdade, os textos têm apenas dois quadros repetidos em sequência.
  • Quais perguntas se repetem em todas as versões do meme? - Resposta esperada: no primeiro quadro, a pergunta é sempre “O que queremos”. No terceiro quadro, a pergunta pode ser “E quando queremos” ou “E como queremos”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações

  • Explique aos alunos que, em duplas, eles deverão produzir variações desse meme. As exigências são:
  • Manter a contradição ou incoerência característica dos personagens.
  • Utilizar os balões mais adequados às falas.
  • Distribua as folhas com a proposta disponíveis aqui e espere que todas as duplas completem o primeiro exercício. Confira coletivamente as respostas, para ter certeza de que todos entenderam a lógica própria do texto.

Possibilidades de resposta para o diálogo A: Segunda-feira. / Depois de amanhã. (Aceite frases que adiem o momento, como costuma ocorrer com muita gente nessa situação).

Possibilidades de resposta para o diálogo B: Ficando no celular até tarde. / Olhando só as figuras. (Aceite variações de resposta com comportamentos que distraem as pessoas da leitura).

Possibilidades de resposta para o diálogo C: Colando na prova. / Furando a fila da cantina. (Aceite variações de resposta com posturas não éticas do cidadão comum).

3. Feita a conferência do exercício 1, dê tempo para as duplas esboçarem e produzirem seus próprios memes. As imagens são padronizadas e não devem oferecer maior dificuldade. Oriente os alunos a investirem algum tempo no rascunho do roteiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete os critérios acima para servirem de guia na revisão da produção.
  • Se as duplas considerarem que o texto atende aos requisitos exigidos, poderão colar a produção num mural previamente preparado pelo professor.

Sugestão: na próxima aula, peça que os alunos analisem os textos expostos e avaliem se todos de fato cumpriram os requisitos. Se algum texto for julgado fora do padrão do meme, então a turma deverá sugerir quais as alterações mais indicadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano