Atividade para impressão - Memes
Plano de Aula
Plano de aula: Uma experiência de produção de quadrinhos
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.
Materiais necessários:
- Cópias da proposta de produção textual (uma para cada dois alunos).
- Projetor para exibir esta apresentação.
- Mural previamente organizado para exposição dos trabalhos.
Informações sobre o gênero:
A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico visual, com suas particularidades próprias, a partir do agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem essas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre esse temas nos links sugeridos a seguir.
Dificuldades antecipadas:
Para a produção proposta nesta aula, é fundamental identificar a incoerência entre a fala e o comportamento dos personagens envolvidos. Essa situação deverá ser reproduzida na criação dos alunos e pressupõe uma operação mental complexa, por isso serão propostos primeiramente exercícios que exploram e caracterizam essa contradição.
Referências sobre o assunto:
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, Paixão e Sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.
A Universidade Federal Fluminense (UFF) mantém um site com diversas produções acadêmicas sobre o fenômeno dos memes. Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/referencias/.
O que são memes? Qual a origem do termo e do conceito? Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou registre no quadro o tema da aula.
- Peça aos alunos que sentem-se em duplas.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete a imagem. Pergunte aos alunos como os personagens estão se sentindo e de que maneira é possível perceber isso. Espera-se que notem os recursos gráficos: letras em negrito, a boca escancarada e os braços erguidos para acentuar palavras de ordem, a forma geométrica com pontas no fundo dos quadrinhos sugerindo grito ou animação.
- Peça a um aluno que leia em voz alta as falas do primeiro personagem e instrua a turma a ler (com entonação adequada aos indicativos gráficos) as falas coletivas. Se quiser, repita o exercício com variações (um aluno e somente as meninas, depois somente os meninos ou o lado esquerdo da sala e depois o lado direito) sempre fazendo ajustes na entonação. Esse exercício rápido acentuará a percepção do padrão próprio desse texto.
- Pergunte aos alunos se já viram esse texto ou variações dele e quando. Espera-se que as crianças identifiquem a sequência de quadrinhos como um meme, bem como sua natureza digital.
- Se achar interessante, conte aos alunos que a criação desse meme é obra de uma brasileira, Francine Grando, a partir do reuso de dois quadrinhos de uma tira bem mais longa da cartunista americana Allie Brosh. É próprio dos memes a apropriação de textos feitos para outros contextos. Aqui, nesse caso, a tira original abordava as dificuldades da vida adulta. Nela, um personagem segurava uma vassoura e, animadamente, se prometia limpar todas as coisas (All the things). Logo em seguida, desanimava e se questionava sobre a necessidade de limpar “todas” as coisas mesmo. Em 2013, no Brasil, esses dois quadrinhos se transformaram numa tira padronizada e o primeiro meme registrado oficialmente. Os temas da tira em português costumam estar ligados ao famoso “jeitinho brasileiro” de resolver os problemas. Leia mais sobre isso aqui.
Introdução
Orientações:
- Projete estas variações do primeiro meme e pergunte à turma quais elementos dos textos são próprios das histórias em quadrinhos. Os alunos deverão citar a narrativa sequenciada, a interação entre a linguagem verbal e não verbal e a presença dos balões.
- Há um padrão de arte e de roteiro nos quadrinhos que compõem esse meme. Desafie os alunos a descobrirem qual é esse padrão a partir da comparação com o primeiro texto exibido. Proponha perguntas como:
- Por que os textos têm humor? - Resposta esperada: os personagens se comportam de maneira contraditória ao desejo manifestado anteriormente, o que quebra a expectativa do leitor, provocando riso.
- Quais as diferenças gráficas entre os quatro quadros de cada texto? - Resposta esperada: na verdade, os textos têm apenas dois quadros repetidos em sequência.
- Quais perguntas se repetem em todas as versões do meme? - Resposta esperada: no primeiro quadro, a pergunta é sempre “O que queremos”. No terceiro quadro, a pergunta pode ser “E quando queremos” ou “E como queremos”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações
- Explique aos alunos que, em duplas, eles deverão produzir variações desse meme. As exigências são:
- Manter a contradição ou incoerência característica dos personagens.
- Utilizar os balões mais adequados às falas.
- Distribua as folhas com a proposta disponíveis aqui e espere que todas as duplas completem o primeiro exercício. Confira coletivamente as respostas, para ter certeza de que todos entenderam a lógica própria do texto.
Possibilidades de resposta para o diálogo A: Segunda-feira. / Depois de amanhã. (Aceite frases que adiem o momento, como costuma ocorrer com muita gente nessa situação).
Possibilidades de resposta para o diálogo B: Ficando no celular até tarde. / Olhando só as figuras. (Aceite variações de resposta com comportamentos que distraem as pessoas da leitura).
Possibilidades de resposta para o diálogo C: Colando na prova. / Furando a fila da cantina. (Aceite variações de resposta com posturas não éticas do cidadão comum).
3. Feita a conferência do exercício 1, dê tempo para as duplas esboçarem e produzirem seus próprios memes. As imagens são padronizadas e não devem oferecer maior dificuldade. Oriente os alunos a investirem algum tempo no rascunho do roteiro.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete os critérios acima para servirem de guia na revisão da produção.
- Se as duplas considerarem que o texto atende aos requisitos exigidos, poderão colar a produção num mural previamente preparado pelo professor.
Sugestão: na próxima aula, peça que os alunos analisem os textos expostos e avaliem se todos de fato cumpriram os requisitos. Se algum texto for julgado fora do padrão do meme, então a turma deverá sugerir quais as alterações mais indicadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie a imagem da Introdução do Plano (meme “O que queremos?). A seguir, envie um áudio perguntando quem conhece esse tipo de meme e o que ele tem de parecido com as HQ’s (a narrativa sequenciada, a interação entre a linguagem verbal e não verbal, e alguns têm a presença dos balões). Peça que 5 voluntários respondam. Avise que as demais atividades serão compartilhadas por escrito (sugestão: via Google Drive).
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos a atividade do Plano, disponível aqui, e peça que se organizem em duplas para responder. As duplas deverão criar uma tirinha do tipo “O que queremos?” para postar em um mural do Padlet. Avise-os que você irá compartilhar o mural com todas as tirinhas com outras turmas, e elas elegerão qual a tirinha mais engraçada. Estabeleça um prazo para a atividade e solicite que, após o término, compartilhem na pasta criada no Google Drive para essa atividade e façam uma cópia somente da tirinha criada por eles, para postar no mural do Padlet. Auxilie sua turma nesse processo utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano. Depois que todos tiverem feito a atividade e criado as tirinhas, peça que as duplas revisem as tirinhas criadas com base no que aprenderam sobre HQ’s até o momento (organize para que nenhuma dupla fique sem um feedback) e combine um prazo para essa avaliação. Após essa atividade, faça também a sua revisão para que todas as produções possam ser publicadas. Caso seja necessário reescrever/refazer alguma tirinha, auxilie os alunos nesse processo.
Fechamento
Publique as tirinhas no Padlet e compartilhe o mural com outras professoras para que as turmas escolham as tirinhas mais engraçadas. Após saber os vencedores, anuncie no WhatsApp da turma e publique nas redes sociais da escola. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com a criação das tirinhas, além de ler todas as outras após a publicação no Padlet.