Texto para impressão - A lenda do Uirapuru
Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura composicional dos mitos
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É recomendável que os alunos já tenham conhecimento sobre o gênero mito para que consigam desenvolver e potencializar os resultados das atividades propostas neste plano de aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor e tela.
- Material para escrita (caderno, lápis, borracha etc.).
- Cópias do texto: “A lenda do Uirapuru, o pássaro mágico que traz muita sorte”, disponível em: https://www.xapuri.info/cultura/mitoselendas/o-uirapuru/. Acesso em: 8 set. 2018.
- Cópias dos texto: LISBOA, H. A vitória-régia. In: _______. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 65.
- Cópias do texto: “Mani: A lenda da Mandioca”, disponível em: : http://www.xapuri.info/cultura/mitoselendas/mani-lenda-da-mandioca. Acesso em: 8 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber os sentidos objetivos e subjetivos dos adjetivos, porque muitos poderão não ter conhecimento prévio sobre o assunto, bem como sensibilidade para perceber os efeitos de sentido que, muitas vezes, são sutis.
Referências sobre o assunto:
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991.
JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “O personagem e o espaço das narrativas míticas”. Nesta aula, será feita a análise da construção dos personagens e do espaço de uma narrativa mitológica por meio da leitura de dois mitos indígenas, observando a adjetivação. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga perceber os adjetivos como modi?cadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, personagens e ações próprios do gênero mito.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. O diálogo constante, em sala de aula, ajudará na troca de informações e conhecimentos; além disso, poderá construir momentos de debates e argumentação para que os alunos, a partir da dialética, consigam chegar em uma conclusão sobre as atividades e sobre a aula.
- Em uma discussão, proponha uma série de questionamentos aos alunos para que eles discutam em seus grupos: “Como são os personagens mitológicos da tradição indígena? Como é o lugar onde esses personagens vivem?”. Garanta o tempo necessário para que eles possam resgatar seus conhecimentos prévios sobre o assunto, buscando informações dentro de seu repertório de conhecimento.
- Depois disso, peça que um aluno de cada grupo conte para a turma as respostas debatidas para estes questionamentos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Anuncie que, agora, serão lidos dois mitos indígenas. Para ter acesso aos textos, clique aqui.
- Imprima, entregue um texto para cada grupo e peça que, coletivamente, iniciem uma leitura compartilhada.
- Após a leitura, em uma atividade oral, dentro do grupo, peça que os alunos observem as palavras grifadas no texto, apontando o que elas têm em comum dentro da narrativa, respondendo à pergunta: “Observe as palavras grifadas no texto: qual é a função delas?”.
- Na discussão oral, os alunos deverão chegar à conclusão de que se tratam de palavras com funções de descrever os personagens, as suas ações e o espaço. Não se espera, neste momento, embora possa acontecer, que os alunos usem a palavra “adjetivos”. Circule pela sala e verifique se os grupos estão discutindo corretamente. Caso contrário, caso algum grupo não consiga desenvolver uma resposta conveniente ao questionamento oral, faça intervenções, mostrando como os adjetivos se referem a outras palavras. A ideia desta atividade é reconhecer/perceber a regularidade deste conceito gramatical dentro do gênero mito, sem trazer muitas explicações teóricas.
- Depois da discussão, para garantir o entendimento do assunto por todos da classe, faça uma breve explicação sobre a função destas palavras: descrever personagens e o espaço. Pode citar, para facilitar o entendimento por parte dos alunos, um exemplo de cada texto. Não faça muitas explicações linguísticas sobre os adjetivos (os alunos descobrirão, durante a aula, sobre a regularidade deste tópico gramatical), bem como evite o uso do termo “adjetivo” (deixe isto para o final da aula).
- O tempo médio para a sequência de atividades deste slide é de, aproximadamente, 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois de ter reconhecido a função das palavras grifadas dentro do texto, peça que os alunos separem as palavras grifadas no texto lido em duas atividades (a primeira para distinguir as características físicas das psicológicas; a segunda para separar as características objetivas das subjetivas) e, em seguida, analisem as escolhas dos adjetivos e seus sentidos (se são genéricas ou se seus significados são brandos ou fortes). Para isso, acesse o material disponível aqui, o qual poderá ser impresso e entregue às duplas. Caso prefira, com o auxílio do projetor, deixe este slide projetado e peça aos alunos que, consultando o texto para verificar as palavras grifadas, respondam a atividade no caderno.
- Enquanto os alunos estiverem resolvendo as atividades, é importante que o professor circule pelos grupos, observando a interação que acontece entre alunos, podendo, quando for conveniente, tecer comentários específicos e fornecer pistas para estimular as discussões, sem dar respostas prontas.
- Podem acontecer casos em que algum grupo não consiga diferenciar características objetivas e subjetivas. Caso julgue necessário, antes do início desta atividade, explique a diferença entre objetividade (características mais focadas à realidade e ao contexto, fazendo descrições sem criar juízos de valores) e subjetividade (características que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, criando juízos de valores). Para auxiliar, exemplifique a sua explicação a partir de elementos do cotidiano dos alunos (descreva a sala de aula objetiva e subjetivamente, por exemplo, fazendo anotações no quadro).
- Quando finalizarem as atividades, peça que um aluno de cada grupo exponha as suas respostas, fazendo, também, uma breve síntese sobre o texto lido, fornecendo condições para que todos conheçam os mitos lidos por cada grupo.
- Faça correções quando necessário. Aproveite os comentários dos próprios alunos para fornecer possibilidades para que, quando alguém trouxer uma resposta equivocada, repense a atividade e, consequentemente, a sua própria resposta (provoque uma reflexão).
- Registre as respostas no quadro.
- O objetivo destas atividades é fazer com que os alunos percebam a regularidade dos adjetivos no mitos. Comparando as respostas dadas por todos os grupos, eles poderão perceber a preferência do uso de características mais genéricas para descrever fisicamente os espaços e os personagens mitológicos, diferenciando da descrição de outros gêneros narrativos. Em outros gêneros, a descrição é mais detalhada (com orações subordinadas adjetivas, com locuções adjetivas extensas, fornecendo detalhes minuciosos etc.), com descrições físicas, sociais e psicológicas. Além disso, os alunos poderão perceber como o uso dos adjetivos subjetivos enaltece os personagens, idealizando-os.
- O tempo médio para a sequência de atividades deste slide é de, aproximadamente, 18 minutos.
Material Complementar:
- Para entender como funciona a descrição de personagens em textos narrativos por meio dos adjetivos, leia o artigo “A expressividade do adjetivo no conto O primeiro beijo, de Clarice Lispector: uma proposta para um ensino produtivo de língua materna”, de Bianco e Fernandes, disponível aqui. O texto mostra, a partir da Estilística, analisando um conto de Clarice Lispector, como a escolha dos adjetivos contribuem para a caracterização dos personagens e, além disso, criam uma atmosfera envolvente na narrativa. O entendimento deste assunto, por parte do professor, permitirá um maior aprofundamento sobre o tema e, também, ao comparar os gêneros (mito e conto), poderá ser analisado o contraste que existe entre os diferentes mecanismos de caracterização dos personagens desses gêneros, sendo que a adjetivação do conto é mais detalhada e apresenta maior expressividade.
Respostas esperadas/ desejáveis:
- Para ter acesso às respostas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos façam uma síntese da aula, apontando três regularidades linguísticas dos usos dos adjetivos (lembrando que, durante a aula, não é necessário o uso deste termo) observáveis a partir da leitura dos mitos.
- Ao final, quando todos finalizarem essas atividades, peça que os alunos exponham as suas respostas, garantindo a participação de textos.
- Ao verificar as respostas, faça correções, quando necessário. Atente-se aos casos em que houver generalizações errôneas, desconstruindo esses equívocos. Registre as respostas no quadro.
- Diga aos alunos que essas palavras são chamadas, pela gramática tradicional, de adjetivos.
Respostas esperadas/ desejáveis:
- Os alunos poderão elencar várias regularidades sobre as escolhas de adjetivos nos textos mitológicos, entre as quais: o recorrente uso de adjetivos fortes, algumas vezes flexionados no grau superlativo, para descrever os personagens; não há uma descrição minuciosa dos elementos físicos dos personagens e espaço nos mitos, apresentando, na maioria das vezes, informações mais genéricas; a escolha dos adjetivos psicológicos e subjetivos reforçam a grandiosidade - idealizada - dos personagens mitológicos.
Sugestão de adaptação para ensino remot
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo para se organizarem em duplas e ler os textos do Plano disponíveis aqui. Oriente-os a prestar atenção nas palavras sublinhadas e pensar: qual é a função dessas palavras? Avise que a aula será sobre isso e podem anotar as hipóteses para essa pergunta em um Google Doc que deverá ser compartilhado em uma pasta específica para esta atividade, criada no Google Drive (caso não possam utilizar esse meio, utilize o e-mail ou o WhatsApp). Informe às duplas que as demais orientações serão compartilhadas nessa pasta, por escrito.
Desenvolvimento
Envie, então, a atividade do Plano, disponível aqui, e estabeleça um prazo para que as duplas a realizem. Auxilie sua turma pelos canais já combinados por vocês. Depois de todos terem respondido, peça, em um novo áudio, que os alunos leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). A seguir, compartilhe (por escrito) com os alunos a atividade do slide de Fechamento do Plano, estabelecendo um prazo para realizarem essa atividade com as mesmas duplas.
Fechamento
Depois que todas as duplas fizerem sua síntese sobre a descrição dos personagens em uma narrativa mitológica, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, destacando os aspectos positivos e compartilhando com todos uma compilação do que foi levantado pelos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ler as narrativas mitológicas deste Plano em voz alta, reservando um momento especial para essa leitura. Caso as famílias topem um pouco mais de desafio, você pode sugerir que criem, com meias ou com papel, um teatro de fantoches sobre uma das histórias, para ser filmado e compartilhado no grupo de WhatsApp da turma e/ou nas redes sociais da escola.