15397
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Realização de entrevistas orais para a construção de reportagem multimidiática

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Realização de entrevistas orais para a construção de reportagem multimidiática

Finalidade da aula: Realizar uma entrevista oral em áudio ou vídeo que poderá compor uma reportagem multimidiática a ser publicada on-line.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Reportagem

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento, realização e edição de entrevistas orais / Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP14, EF89LP13

Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO8_07SQA11

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF89LP13) Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas