Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Encaminhe aos alunos, pelo Whatsapp, o tema da aula. Diga que irão discutir sobre como uma entrevista deve ser realizada. Pergunte como acreditam que deve ser feita a apresentação do entrevistado.
Introdução
Compartilhe o vídeo disponível aqui. Faça os seguintes questionamentos aos alunos: a) Você considerou a postura dos entrevistadores apropriada?; b) É possível afirmar que os entrevistadores se preparararm para a entrevista?; c) Foi possível perceber que algumas perguntas foram feitas a partir da resposta do entrevistado?; d) As perguntas feitas são abrangentes ou objetivas?; e) A repórter usou termos técnicos em suas perguntas ou optou pela linguagem coloquial?; f) Você percebeu alguma diferença entre o modo de entrevistar os jovens e a psicanalista? Veja expectativas de respostas no plano original.
Desenvolvimento
Esse momento da aula será destinado à realização da entrevista. Peça aos alunos que se atentem às seguintes orientações: ter em mãos o roteiro já elaborado para a entrevista e informações que permitam fazer a apresentação do entrevistado; verificar todos os equipamentos que serão utilizados; escolher o local onde a entrevista será realizada e verificar se é bem iluminado, se possui boa acústica, se está limpo e organizado (é preciso ter cuidado tanto com o local do entrevistador quanto do entrevistado); cuidar para que não haja ruídos nos locais das gravações; atentar-se ao tempo máximo de duração da entrevista (45 min); fotografar o entrevistado ou ambientes e situações para compor a reportagem.
Fechamento
Peça aos alunos para usarem esse momento para anotar telefones, e-mails, endereços e detalhes sobre o local da entrevista e o entrevistado. Informe que, caso seja necessário, essas informações serão úteis para um futuro contato, para esclarecimento de dúvidas ou até para agendar uma nova entrevista. Diga aos alunos que somente a entrevista não é material suficiente para compor uma reportagem. É necessário pesquisar sobre o assunto e, portanto, eles deverão ler notícias, artigos, reportagens e outras entrevistas. Peça que anotem as fontes. Este movimento do professor com os alunos se dará pelo Whatsapp, por meio de vídeos, áudios e mensagens.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser os entrevistados ou fazer a mediação entre os alunos e possíveis entrevistados, como seus responsáveis.