Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Gravador de áudio/celular/câmera, bloco de anotações, notebook e datashow, conexão com a internet, tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade em formular questões relevantes acerca do assunto abordado ou se sintam inibidos na hora de falar com o entrevistado.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e diga que eles irão discutir sobre como uma entrevista deve ser realizada. Pergunte como eles acreditam que deve ser feita a apresentação do entrevistado.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Exiba o vídeo disponível aqui.
- Faça os seguintes questionamentos aos alunos: a) Você considerou a postura dos entrevistadores apropriada? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos observem que buscou-se dar as informações necessárias com educação e mantendo os entrevistados à vontade. b) É possível afirmar que os entrevistadores se preparararm para a entrevista? Espera-se que os alunos observem que ambas demonstraram conhecimento do que seria abordado na entrevista a partir da segurança que apresentaram ao fazer as perguntas previamente elaboradas. c) Foi possível perceber que algumas perguntas foram feitas a partir da resposta do entrevistado? É possível perceber, principalmente na entrevista com a psicanalista em que a repórter buscou atrelar as perguntas preparadas previamente às respostas dadas pela entrevistada. d) As perguntas feitas são abrangentes ou objetivas? As perguntas são objetivas e não dão margem para os entrevistados mudarem o foco da entrevista. e) A repórter usou termos técnicos em suas perguntas ou optou pela linguagem coloquial? Os termos utilizados são simples, uma vez que a função do repórter é esclarecer o assunto e não complicá-lo. e) Você percebeu alguma diferença entre o modo de entrevistar os jovens e a psicanalista? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que na entrevista com os jovens, as perguntas eram mais pessoais, enquanto que com a psicanalista o foco foi na análise do comportamento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Esse momento da aula será destinado à realização da entrevista. A intenção é que ela fique pronta durante o percurso da aula para ser apenas editada na aula subsequente.
- Proponha que a entrevista seja realizada em algum local dentro da escola. Caso haja tempo suficiente, é interessante que duas entrevistas sejam feitas por dia. Assim, os demais alunos podem assistir à entrevista feita pelos colegas e o professor pode acompanhar os trabalhos com mais calma.
- Caso o entrevistado não possa comparecer à escola, informe aos alunos que a gravação poderá ser feita em outro local. Nesse caso, assista à gravação da entrevista para avaliar os trabalhos. O recurso de assistir à gravação para avaliar esta etapa também pode ser utilizado caso todas as entrevistas aconteçam no mesmo momento.
- Peça aos alunos que atentem para as seguintes orientações: Ter em mãos o roteiro já elaborado para a entrevista. Ter em mãos as informações que permitam fazer a apresentação do entrevistado. Verificar todos os equipamentos que serão utilizados. Escolher o local onde a entrevista será realizada e verificar se o local é bem iluminado, se possui boa acústica, se está limpo e organizado. Cuidar para que não haja ruídos nos locais das gravações. Atentar ao tempo máximo de duração da entrevista. Fotografar o entrevistado ou ambientes e situações para compor a reportagem que será produzida.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos para usarem esse momento para anotar telefones, e-mails, endereços e detalhes sobre o local da entrevista e o entrevistado.
- Informe aos alunos que, caso seja necessário, essas informações serão úteis para um futuro contato para esclarecimento de dúvidas ou até para agendar uma nova entrevista.
- Diga aos alunos que somente a entrevista não é material suficiente para compor uma reportagem. É necessário pesquisar sobre o assunto e, portanto, eles deverão ler notícias, artigos, reportagens, entrevistas. Peça que eles anotem as fontes.