15397
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Realização de entrevistas orais para a construção de reportagem multimidiática

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Gravador de áudio/celular/câmera, bloco de anotações, notebook e datashow, conexão com a internet, tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade em formular questões relevantes acerca do assunto abordado ou se sintam inibidos na hora de falar com o entrevistado.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e diga que eles irão discutir sobre como uma entrevista deve ser realizada. Pergunte como eles acreditam que deve ser feita a apresentação do entrevistado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo disponível aqui.
  • Faça os seguintes questionamentos aos alunos: a) Você considerou a postura dos entrevistadores apropriada? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos observem que buscou-se dar as informações necessárias com educação e mantendo os entrevistados à vontade. b) É possível afirmar que os entrevistadores se preparararm para a entrevista? Espera-se que os alunos observem que ambas demonstraram conhecimento do que seria abordado na entrevista a partir da segurança que apresentaram ao fazer as perguntas previamente elaboradas. c) Foi possível perceber que algumas perguntas foram feitas a partir da resposta do entrevistado? É possível perceber, principalmente na entrevista com a psicanalista em que a repórter buscou atrelar as perguntas preparadas previamente às respostas dadas pela entrevistada. d) As perguntas feitas são abrangentes ou objetivas? As perguntas são objetivas e não dão margem para os entrevistados mudarem o foco da entrevista. e) A repórter usou termos técnicos em suas perguntas ou optou pela linguagem coloquial? Os termos utilizados são simples, uma vez que a função do repórter é esclarecer o assunto e não complicá-lo. e) Você percebeu alguma diferença entre o modo de entrevistar os jovens e a psicanalista? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que na entrevista com os jovens, as perguntas eram mais pessoais, enquanto que com a psicanalista o foco foi na análise do comportamento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Esse momento da aula será destinado à realização da entrevista. A intenção é que ela fique pronta durante o percurso da aula para ser apenas editada na aula subsequente.
  • Proponha que a entrevista seja realizada em algum local dentro da escola. Caso haja tempo suficiente, é interessante que duas entrevistas sejam feitas por dia. Assim, os demais alunos podem assistir à entrevista feita pelos colegas e o professor pode acompanhar os trabalhos com mais calma.
  • Caso o entrevistado não possa comparecer à escola, informe aos alunos que a gravação poderá ser feita em outro local. Nesse caso, assista à gravação da entrevista para avaliar os trabalhos. O recurso de assistir à gravação para avaliar esta etapa também pode ser utilizado caso todas as entrevistas aconteçam no mesmo momento.
  • Peça aos alunos que atentem para as seguintes orientações: Ter em mãos o roteiro já elaborado para a entrevista. Ter em mãos as informações que permitam fazer a apresentação do entrevistado. Verificar todos os equipamentos que serão utilizados. Escolher o local onde a entrevista será realizada e verificar se o local é bem iluminado, se possui boa acústica, se está limpo e organizado. Cuidar para que não haja ruídos nos locais das gravações. Atentar ao tempo máximo de duração da entrevista. Fotografar o entrevistado ou ambientes e situações para compor a reportagem que será produzida.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos para usarem esse momento para anotar telefones, e-mails, endereços e detalhes sobre o local da entrevista e o entrevistado.
  • Informe aos alunos que, caso seja necessário, essas informações serão úteis para um futuro contato para esclarecimento de dúvidas ou até para agendar uma nova entrevista.
  • Diga aos alunos que somente a entrevista não é material suficiente para compor uma reportagem. É necessário pesquisar sobre o assunto e, portanto, eles deverão ler notícias, artigos, reportagens, entrevistas. Peça que eles anotem as fontes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Gravador de áudio/celular/câmera, bloco de anotações, notebook e datashow, conexão com a internet, tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade em formular questões relevantes acerca do assunto abordado ou se sintam inibidos na hora de falar com o entrevistado.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e diga que eles irão discutir sobre como uma entrevista deve ser realizada. Pergunte como eles acreditam que deve ser feita a apresentação do entrevistado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo disponível aqui.
  • Faça os seguintes questionamentos aos alunos: a) Você considerou a postura dos entrevistadores apropriada? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos observem que buscou-se dar as informações necessárias com educação e mantendo os entrevistados à vontade. b) É possível afirmar que os entrevistadores se preparararm para a entrevista? Espera-se que os alunos observem que ambas demonstraram conhecimento do que seria abordado na entrevista a partir da segurança que apresentaram ao fazer as perguntas previamente elaboradas. c) Foi possível perceber que algumas perguntas foram feitas a partir da resposta do entrevistado? É possível perceber, principalmente na entrevista com a psicanalista em que a repórter buscou atrelar as perguntas preparadas previamente às respostas dadas pela entrevistada. d) As perguntas feitas são abrangentes ou objetivas? As perguntas são objetivas e não dão margem para os entrevistados mudarem o foco da entrevista. e) A repórter usou termos técnicos em suas perguntas ou optou pela linguagem coloquial? Os termos utilizados são simples, uma vez que a função do repórter é esclarecer o assunto e não complicá-lo. e) Você percebeu alguma diferença entre o modo de entrevistar os jovens e a psicanalista? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que na entrevista com os jovens, as perguntas eram mais pessoais, enquanto que com a psicanalista o foco foi na análise do comportamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Esse momento da aula será destinado à realização da entrevista. A intenção é que ela fique pronta durante o percurso da aula para ser apenas editada na aula subsequente.
  • Proponha que a entrevista seja realizada em algum local dentro da escola. Caso haja tempo suficiente, é interessante que duas entrevistas sejam feitas por dia. Assim, os demais alunos podem assistir à entrevista feita pelos colegas e o professor pode acompanhar os trabalhos com mais calma.
  • Caso o entrevistado não possa comparecer à escola, informe aos alunos que a gravação poderá ser feita em outro local. Nesse caso, assista à gravação da entrevista para avaliar os trabalhos. O recurso de assistir à gravação para avaliar esta etapa também pode ser utilizado caso todas as entrevistas aconteçam no mesmo momento.
  • Peça aos alunos que atentem para as seguintes orientações: Ter em mãos o roteiro já elaborado para a entrevista. Ter em mãos as informações que permitam fazer a apresentação do entrevistado. Verificar todos os equipamentos que serão utilizados. Escolher o local onde a entrevista será realizada e verificar se o local é bem iluminado, se possui boa acústica, se está limpo e organizado. Cuidar para que não haja ruídos nos locais das gravações. Atentar ao tempo máximo de duração da entrevista. Fotografar o entrevistado ou ambientes e situações para compor a reportagem que será produzida.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos para usarem esse momento para anotar telefones, e-mails, endereços e detalhes sobre o local da entrevista e o entrevistado.
  • Informe aos alunos que, caso seja necessário, essas informações serão úteis para um futuro contato para esclarecimento de dúvidas ou até para agendar uma nova entrevista.
  • Diga aos alunos que somente a entrevista não é material suficiente para compor uma reportagem. É necessário pesquisar sobre o assunto e, portanto, eles deverão ler notícias, artigos, reportagens, entrevistas. Peça que eles anotem as fontes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano