15395
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Haicai e a natureza - declamação de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, considerando que os alunos já tenham feito as atividades do plano de aula anterior desta sequência.

Introdução
No mesmo vídeo, explique que, nesta aula, os grupos (já divididos na aula anterior) deverão começar a gravar as suas declamações de haicais escolhidos (pelo menos 5 haicais). Peça que sejam criativos em relação à escolha do figurino e da entonação. Peça que os alunos se organizem em seus grupos delegando funções. Oriente que, se possível, todos participem da filmagem, aparecendo nas cenas do vídeo. Oriente ainda que, caso prefiram, eles podem apenas gravar os áudios (lendos os haicais), criando um vídeo com imagens de fundo que fazem referência às estações do ano.

Desenvolvimento
No mesmo vídeo, oriente que os alunos iniciem as suas produções, estabelecendo um diálogo em seus grupos de WhatsApp. Dê dicas sobre como filmar, sobre o figurino e sobre a entonação da voz durante a declamação. Sugira que cada aluno do grupo tenha pelo menos uma gravação declamando um haicai para compilarem depois em um só arquivo, o que exige o engajamento de todos. Oriente ainda que cada vídeo gravado seja enviado no grupo de WhatsApp criado para o diálogo entre os alunos, para que consigam construir juntos o produto. Os alunos podem dar dicas uns aos outros a respeito do que pode ser melhorado na declamação, no cenário, na luz do local etc.

Fechamento
Depois que acabarem, peça que um aluno de cada grupo exponha, por meio de áudio ou mensagem de texto, as dificuldades encontradas para a realização da atividade. Sugira, para cada dificuldade, alguma opção de resolução.

Convite às famílias
Toda a família pode ajudar durante o processo de filmagem com a montagem do cenário ou com o figurino.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA11

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas