Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Tablets, celulares ou câmeras fotográficas que tenham a função de gravar vídeos. Aparelhos para tocar trechos previamente selecionados pelos grupos da peça “As quatro estações”, de Vivaldi e coletânea realizada pelos alunos na aula 10. Cabos para transferência dos vídeos ou internet para transferência. Os alunos deverão compartilhar os vídeos sem edição com o professor. Sugere-se abrir uma conta do gmail para onde esses vídeos serão enviados. Essa conta, que pode ser feita com o nome da sala, será usada na próxima aula, para criar a playlist do youtube. O ideal é que os alunos tenham ensaiado a coletânea de poemas em casa, experimentando diversas formas de leitura para a gravação. Alternativa para a falta de tecnologia: ensaio das leituras e organização para a apresentação dos alunos (Sarau).
Dificuldades antecipadas: Organização dos grupos, declamação dos haicais com ênfase no ritmo, entonação, pausas. Recomenda-se circular entre os grupos ouvindo as leituras e orientando-os, se necessário.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018
Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que eles irão, nesta aula, dar continuidade ao projeto iniciado na aula anterior.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que a aula de hoje será o momento reservado para a gravação dos vídeos, que deverão ter, no máximo, 3 minutos de duração e conter, no mínimo, 5 haicais declamados.
- Para a gravação do vídeo, eles podem circular pelo colégio, escolhendo ambientes diferentes para fazerem as filmagens (biblioteca, pátio, jardim, praça, parque). Caso seja possível, considere a possibilidade de fazer essa aula fora do ambiente escolar, organizando previamente a saída dos alunos. Essa saída pode ser para os arredores da escola (parques, praças) ou para um lugar específico definido previamente.
- Oriente-os que os vídeos devem, além de apresentar as declamações, ser criativos. Eles podem usar figurinos, fantoches, imagens de fundo, maquiagens, objetos cênicos. (Todos esses objetos devem ser providenciados pelos alunos.) Caso haja curso de teatro no colégio, o envolvimento do professor de teatro pode auxiliar os alunos nessa escolha.
- Peça para que os alunos determinem quem será o responsável pela filmagem, pela projeção do som (que pode ser projetado durante a declamação ou acrescentado posteriormente, por meio de ferramentas de edição de vídeo) e quais alunos irão declamar os haicais.
- Caso a escolha, na aula 10, tenha sido pela realização de um sarau, essa aula será o espaço de ensaio e organização das apresentações. Nesse caso, os alunos devem declamar os seus poemas, fazendo a sincronização entre o trecho da peça de Vivaldi e os poemas declamados. Da mesma forma, os grupos poderão usar objetos cênicos, figurinos e maquiagem. Peça para que eles vejam quanto tempo é preciso para se organizarem com todos esses recursos a serem usados na cena. Dessa forma, será possível organizar as apresentações e mensurar o tempo total do sarau com mais precisão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles terão, a partir desse momento, 30 minutos para voltar para a sala de aula.
- Durante a atividade, combine com os grupos um ponto de encontro, onde você ficará para solucionar dúvidas e auxiliá-los, caso seja necessário. Dependendo da estrutura da escola, peça auxílio a outros professores com esta etapa das aulas, assim, haverá mais pessoas disponíveis para ajudar os grupos (professor de artes, informática, música etc.)
- Se a escola for pequena, é possível circular pelos locais onde estão reunidos os grupos conferindo o trabalho de cada um deles e dando sugestões sobre a condução do vídeo ou da declamação, se necessário.
Materiais complementares: Caso seja necessário, compartilhe com os alunos os links com a obra de Vivaldi:
https://www.youtube.com/watch?v=GHi9X77TqrY - Primavera
https://www.youtube.com/watch?v=bKXQizlezzs - Verão
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos na sala e pergunte sobre a impressão da experiência: quais foram as dificuldades e os aspectos positivos do trabalho.
- Esse é um bom momento para que eles troquem saberes sobre as tecnologias.
- Durante a conversa, verifique se algum grupo teve problemas para gravar os vídeos ou se há alguma pendência. Tome as providências possíveis ou necessárias para auxiliá-los. Por exemplo, caso um grupo não tenha conseguido gravar todos os vídeos, sugira um horário após a aula para eles terminarem o trabalho. Caso parte dos vídeos tenha ficado com o áudio ruim, oriente-os a regravarem em horário após as aulas ou prolongue a atividade para mais de uma aula, se houver tempo hábil.
- Caso os alunos tenham que terminar as gravações fora do horário de aula, combine data limite para enviar os vídeos para o e-mail da sala, garantindo que você possa vê-los antes da próxima aula, que será destinada à edição dos vídeos.
- Peça aos alunos enviarem para o e-mail criado por você previamente ou compartilharem no Google Drive os vídeos feitos, sem edição.
- Diga aos alunos que, na próxima aula, eles irão editar os vídeos para chegarem à versão final.