Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de resumos: a leitura e construção de repertório
Finalidade da aula: Pesquisar sobre um determinado assunto e construir o repertório temático para a produção de um resumo sobre um tema da área de Ciências Humanas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Textualização
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP07.
Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018
DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004
PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Código: LPO8_05SQA13
(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
AULA 04
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes