15392
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de resumos: a leitura e construção de repertório

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre pesquisar sobre um determinado assunto e construir o repertório temático para a produção de um resumo sobre um tema da área de Ciências Humanas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui). 

Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula (Resumo: a construção do repertório).

Introdução
Apresente aos alunos, para que fiquem curiosos, as temáticas que serão abordadas nas próximas 3 aulas. Veja o slide da Introdução no plano original. Junto à reprodução do slide, no WhatsApp ou em um possível momento de aula síncrona, via Google Meet ou similares (veja o tutorial em Recursos Opcionais), encaminhe também alguns questionamentos: você consegue perceber semelhanças entre os temas? Espera-se que eles percebam que todos os temas falam sobre problemas e desafios atuais. Você tem ouvido/visto falar em alguns desses temas, atualmente, em jornais ou nas redes sociais? Há algum tema que você desconheça? Peça que lhe respondam, no privado (WhatsApp), caso algum tema seja desconhecido. Procure dirimir as dúvidas possíveis dos alunos pelo WhatsApp. Se necessário, retome com eles os vídeos assistidos nas aulas anteriores, para o módulo de oralidade. Naquele momento, foram trabalhados os temas fake news, pós-verdade e refugiados. Diga aos alunos que, nas próximas aulas, eles produzirão um resumo sobre um dos temas referidos e que o trabalho será feito em duplas. Como os assuntos trabalhados dialogam com outras áreas do conhecimento, caso seja possível, solicite a participação do professor de história e/ou geografia da turma. Essa pode ser uma excelente oportunidade de envolver os alunos numa atividade multidisciplinar.

Desenvolvimento
Divida a turma em duplas e compartilhe com os alunos os temas a seguir. Cada dupla escolherá um tema: Crescimento do pensamento neonazista no Ocidente; Fake news e pós-verdade; Mapa da desigualdade de gênero no Brasil  salários diferentes, desemprego, tripla jornada; Refugiados no Brasil; Geração canguru. Diga aos alunos que eles deverão pesquisar a maior quantidade de informações sobre o assunto escolhido. Dê algumas sugestões: definições, origem, causas do problema, consequências do problema, dados pertinentes etc. Oriente os alunos a tomar nota das informações selecionadas, separando-as em principais e secundárias sobre cada assunto. Eles podem fazê-lo em uma folha avulsa ou em arquivo compartilhável (Google Docs, Word). Oriente-os a pesquisar também exemplos e suportes que apresentem linguagem não verbal (imagens, mapas, gráficos). Esses suportes deverão ser usados na pesquisa. Oriente-os a copiar os endereços/fontes pesquisados para colocar como referências ao final da produção. Aproveite a ocasião para conversar um pouco sobre a importância de citar as fontes em uma pesquisa e sobre a importância de atentar-se à confiabilidade das fontes pesquisadas. Para que a atividade seja realizada em duplas, solicite que as duplas entrem em contato por meio do WhatsApp, no privado, e que, a partir daí, teçam seus combinados.

Fechamento
Ao final da aula de pesquisa, oriente os alunos a encontrar outra dupla encarregada de pesquisar o mesmo tema. Peça que eles compartilhem as informações pesquisadas e verifiquem se há alguma divergência, alterando/complementando os arquivos criados durante a pesquisa. Terminada a socialização, oriente-os a compartilhar as anotações com você. Durante a semana, leia as pesquisas para verificar se estão completas ou se podem ser aprofundadas. Caso haja necessidade de aprofundamento, garanta que o feedback será dado à dupla antes da próxima aula de produção. Dessa forma, os alunos terão tempo hábil para acertar/complementar a pesquisa.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos com a pesquisa em fontes confiáveis. Lembrando que fontes confiáveis são aquelas em que especialistas sobre o assunto o abordam.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05SQA13

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas