15392
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de resumos: a leitura e construção de repertório

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre pesquisar sobre um determinado assunto e construir o repertório temático para a produção de um resumo sobre um tema da área de Ciências Humanas.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Selecionar informações sobre o tema previamente definido e ordená-las de forma coesa e coerente.

Referências sobre o assunto:

2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018

DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004

PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão começar o trabalho de produção de resumo

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia com os alunos todos os tópicos projetados.
  • Pergunte se eles conseguem perceber uma semelhança entre os temas. Espera-se que eles percebam que todos os temas falam sobre problemas e desafios atuais. Caso eles não cheguem a essa conclusão, questione se eles julgam os temas atuais ou antigos. Pergunte se eles têm encontrado menções sobre os temas nos jornais ou nas redes sociais.
  • Pergunte se tem algum tema que eles desconheçam. Caso algum aluno desconheça um dos temas, verifique se um colega pode falar sobre ele. Se houver um tema que todos desconheçam (por exemplo, “geração canguru”), explique rapidamente sobre o que se trata. A denominação “geração canguru” é dada aos jovens e adultos que, apesar da idade, ainda vivem e dependem dos pais.
  • Pergunte por que é importante discutir sobre os temas acima. Espera-se que eles reconheçam a importância da discussão e reflexão sobre os temas. Contudo, caso apareçam opiniões contrárias, procure conduzir a mediação para que o aluno perceba essa importância.
  • Se necessário, retome com eles os vídeos vistos nas aulas anteriores, para o módulo de oralidade. Naquele momento, foram trabalhados os temas fake news, pós-verdade e refugiados.
  • Diga aos alunos que, nas próximas aulas, eles produzirão um resumo sobre um dos temas acima e que o trabalho será feito em duplas.
  • Como os assuntos trabalhados dialogam com outras áreas do conhecimento, caso seja possível, solicite a participação do professor de história e/ou geografia da turma. Essa pode ser uma excelente oportunidade de envolver os alunos numa atividade multidisciplinar.
  • Caso não seja possível fazer a pesquisa nos computadores da escola, procure os professores de outras áreas para auxiliarem com material disponível na sua escola/região. Nesse caso, pode ser que as temáticas acima expostas precisem ser alteradas. Incentive a pesquisa na biblioteca da escola ou de sua cidade. Se for possível, organize uma visita à biblioteca para a pesquisa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em duplas e distribua aos alunos os temas abaixo. Essa distribuição pode ser feita por escolha ou por sorteio, verifique a melhor alternativa para sua turma.
  • Crescimento do pensamento neonazista no Ocidente
  • Fake news e pós-verdade
  • Mapa da desigualdade de gênero no Brasil - salários diferentes, desemprego, tripla jornada
  • Refugiados no Brasil
  • Geração canguru
  • Diga aos alunos que eles deverão, durante a aula, pesquisar a maior quantidade de informações sobre o assunto retratado. Dê algumas sugestões: definições, origem, causas do problema, consequências do problema, dados pertinentes, é possível mostrar no mapa do Brasil e no mundo?
  • Oriente os alunos a tomarem nota das informações selecionadas, separando-as em principais e secundárias sobre cada assunto. Eles podem fazê-lo em uma folha avulsa ou em arquivo compartilhável (google docs, word).
  • Oriente-os a pesquisar também exemplos e suportes que apresentem linguagem não verbal (imagens, mapas, gráficos). Esses suportes deverão ser usados na pesquisa.
  • Oriente-os a copiar os endereços/fontes pesquisadas para colocar como referências ao final da produção. Aproveite a ocasião para conversar um pouco sobre a importância de citar as fontes em uma pesquisa e sobre a importância de atentar-se à confiabilidade das fontes pesquisadas.
  • Durante a pesquisa, circule entre os alunos, auxiliando-os na leitura e compilação das informações pesquisadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Ao final da aula de pesquisa, oriente os alunos a encontrar uma outra dupla encarregada de pesquisar o mesmo tema.
  • Peça para que eles compartilhem as informações pesquisadas e verifiquem se há alguma divergência, alterando/complementando os arquivos criados durante a pesquisa.
  • Terminada a socialização, oriente-os a compartilhar as anotações com você (ou entregá-las, caso não tenha sido feito um arquivo digital).
  • Durante a semana, leia as pesquisas para verificar se elas estão completas ou se podem ser aprofundadas. Caso haja necessidade de aprofundamento, garanta que o feedback será dado à dupla antes da próxima aula de produção. Dessa forma, os alunos terão tempo hábil para acertar/complementar a pesquisa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Selecionar informações sobre o tema previamente definido e ordená-las de forma coesa e coerente.

Referências sobre o assunto:

2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018

DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004

PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão começar o trabalho de produção de resumo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia com os alunos todos os tópicos projetados.
  • Pergunte se eles conseguem perceber uma semelhança entre os temas. Espera-se que eles percebam que todos os temas falam sobre problemas e desafios atuais. Caso eles não cheguem a essa conclusão, questione se eles julgam os temas atuais ou antigos. Pergunte se eles têm encontrado menções sobre os temas nos jornais ou nas redes sociais.
  • Pergunte se tem algum tema que eles desconheçam. Caso algum aluno desconheça um dos temas, verifique se um colega pode falar sobre ele. Se houver um tema que todos desconheçam (por exemplo, “geração canguru”), explique rapidamente sobre o que se trata. A denominação “geração canguru” é dada aos jovens e adultos que, apesar da idade, ainda vivem e dependem dos pais.
  • Pergunte por que é importante discutir sobre os temas acima. Espera-se que eles reconheçam a importância da discussão e reflexão sobre os temas. Contudo, caso apareçam opiniões contrárias, procure conduzir a mediação para que o aluno perceba essa importância.
  • Se necessário, retome com eles os vídeos vistos nas aulas anteriores, para o módulo de oralidade. Naquele momento, foram trabalhados os temas fake news, pós-verdade e refugiados.
  • Diga aos alunos que, nas próximas aulas, eles produzirão um resumo sobre um dos temas acima e que o trabalho será feito em duplas.
  • Como os assuntos trabalhados dialogam com outras áreas do conhecimento, caso seja possível, solicite a participação do professor de história e/ou geografia da turma. Essa pode ser uma excelente oportunidade de envolver os alunos numa atividade multidisciplinar.
  • Caso não seja possível fazer a pesquisa nos computadores da escola, procure os professores de outras áreas para auxiliarem com material disponível na sua escola/região. Nesse caso, pode ser que as temáticas acima expostas precisem ser alteradas. Incentive a pesquisa na biblioteca da escola ou de sua cidade. Se for possível, organize uma visita à biblioteca para a pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em duplas e distribua aos alunos os temas abaixo. Essa distribuição pode ser feita por escolha ou por sorteio, verifique a melhor alternativa para sua turma.
  • Crescimento do pensamento neonazista no Ocidente
  • Fake news e pós-verdade
  • Mapa da desigualdade de gênero no Brasil - salários diferentes, desemprego, tripla jornada
  • Refugiados no Brasil
  • Geração canguru
  • Diga aos alunos que eles deverão, durante a aula, pesquisar a maior quantidade de informações sobre o assunto retratado. Dê algumas sugestões: definições, origem, causas do problema, consequências do problema, dados pertinentes, é possível mostrar no mapa do Brasil e no mundo?
  • Oriente os alunos a tomarem nota das informações selecionadas, separando-as em principais e secundárias sobre cada assunto. Eles podem fazê-lo em uma folha avulsa ou em arquivo compartilhável (google docs, word).
  • Oriente-os a pesquisar também exemplos e suportes que apresentem linguagem não verbal (imagens, mapas, gráficos). Esses suportes deverão ser usados na pesquisa.
  • Oriente-os a copiar os endereços/fontes pesquisadas para colocar como referências ao final da produção. Aproveite a ocasião para conversar um pouco sobre a importância de citar as fontes em uma pesquisa e sobre a importância de atentar-se à confiabilidade das fontes pesquisadas.
  • Durante a pesquisa, circule entre os alunos, auxiliando-os na leitura e compilação das informações pesquisadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Ao final da aula de pesquisa, oriente os alunos a encontrar uma outra dupla encarregada de pesquisar o mesmo tema.
  • Peça para que eles compartilhem as informações pesquisadas e verifiquem se há alguma divergência, alterando/complementando os arquivos criados durante a pesquisa.
  • Terminada a socialização, oriente-os a compartilhar as anotações com você (ou entregá-las, caso não tenha sido feito um arquivo digital).
  • Durante a semana, leia as pesquisas para verificar se elas estão completas ou se podem ser aprofundadas. Caso haja necessidade de aprofundamento, garanta que o feedback será dado à dupla antes da próxima aula de produção. Dessa forma, os alunos terão tempo hábil para acertar/complementar a pesquisa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano