Atividade para impressão - folha de avaliação - LPO8_05SQA12
Plano de Aula
Plano de aula: Produção oral: apresentação e avaliação
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que nesta aula eles irão apresentar os trabalhos feitos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide e retome com os alunos a estrutura da apresentação oral.
Introdução
Orientações:
- Diga aos alunos que, durante as apresentações, eles serão avaliados pelos colegas e irão avaliá-los.
- Questione quais aspectos devem ser considerados em uma avaliação de apresentação oral. Anote no quadro as considerações e, se necessário, vá conduzindo o olhar para que eles discutam os seguintes aspectos:
- Qualidade do conteúdo informativo: os conceitos foram abordados de forma coerente e coesa? Houve retomada de conceitos e reformulação, quando necessário?
- Estrutura da apresentação: apresentação respeita a estrutura definida: abertura-desenvolvimento-recapitulação e síntese - conclusão e encerramento?
- Aspectos da oralização: postura, clareza e fluência na apresentação. Domínio de conteúdo sem ler o que será apresentado.
- Qualidade dos slides/recursos visuais: estão legíveis, cores adequadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça aos grupos que comecem a apresentação. Combine previamente a ordem dos grupos para otimizar a troca entre eles.
- Oriente os alunos que a avaliação deve ser feita pelo grupo. Ao final de cada apresentação, dê alguns minutos para que os alunos possam discutir quais conceitos serão atribuídos.
- Caso seja necessário, preencha você uma ficha para cada grupo.
- Controle o tempo das apresentações em relação ao número de grupos. Caso sinta necessidade, amplie o tempo dessa aula para que todos os grupos possam se apresentar tranquilamente.
Materiais complementares:
Para ter acesso à folha de avaliação, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Ao final de todas as apresentações, peça aos alunos para sentarem-se em círculo. Essa disposição facilitará o diálogo e feedback.
- Pergunte quais são os comentários gerais sobre as apresentações, escute o que cada grupo tem a falar e, em seguida, promova um feedback genérico sobre os aspectos positivos e sugira melhoras para aqueles pontos negativos das apresentações. Esse é um bom momento para falar sobre a postura deles durante a apresentação (linguagem corporal) e sobre a condução com clareza do raciocínio.
- Em seguida, escolha um grupo para receber o feedback sobre seu trabalho. A fim de otimizar o tempo de feedbacks, você pode determinar que cada grupo receberá apenas um feedback dos colegas (exemplo: grupo 1 dá o feedback sobre o trabalho do grupo 2 e o recebe do grupo 3, e assim por diante.)
- Finalize a aula sintetizando os aspectos positivos destacados e reforçando as estratégias para melhorar os aspectos que foram falhos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: Powtoon (tutorial disponível aqui); Adobe Spark (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo Whatsapp, o tema desta aula (Apresentação oral).
Introdução
Crie um vídeo bem interativo no Powntoon, Adobe Spark ou outra plataforma de vídeo a sua escolha (vejo em Recursos Opcionais os tutoriais para uso das plataformas). Encaminhe, pelo WhatsApp, o vídeo criado por você, com a reprodução do slide da Introdução (veja no plano original) e o questionamento: quais aspectos devem ser considerados em uma avaliação de apresentação oral? Conduza sua fala para alguns aspectos principais:
1. Qualidade do conteúdo informativo – os conceitos foram abordados de forma coerente e coesa? Houve retomada de conceitos e reformulação, quando necessário?
2. Estrutura da apresentação – a apresentação respeita a estrutura definida (abertura, desenvolvimento, recapitulação e síntese, conclusão e encerramento)?
3. Aspectos da oralização – postura, clareza e fluência na apresentação.
4. Domínio do conteúdo sem ler o que será apresentado.
5. Qualidade dos slides/recursos visuais: legíveis; cores adequadas.
Desenvolvimento
Peça aos grupos que comecem a apresentação. Combine previamente a ordem para o encaminhamento de cada vídeo, no grupo da turma, para otimizar a troca entre eles. Oriente os alunos que a avaliação deve ser feita pelo grupo. Assim que o primeiro vídeo for postado no grupo da sala, solicite que os demais grupos analisem o material criado pelos colegas e que atribuam pontos positivos e, se necessário, também negativos (porém construtivos) à apresentação. A folha de avaliação está disponível aqui.
Fechamento
Ao final de todas as apresentações e devidas avaliações, fale sobre a postura deles durante a apresentação (linguagem corporal) e sobre a clareza durante a condução do raciocínio. Finalize a aula sintetizando os aspectos positivos destacados e reforçando as estratégias para melhorar os aspectos falhos.
Convite às famílias
Os responsáveis poderão ser convidados a assistir às apresentações dos alunos antes dos colegas. Assim, serão seu primeiro crivo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção oral: apresentação e avaliação.
Finalidade da aula: Anotar informações referentes à fala de um expositor em sua apresentação oral gravada e disposta em um vídeo da área de Ciências Humanas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Registro
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP12, EF69LP14.
Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018