15390
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - O preparo de uma apresentação oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensno Fundamental sobre analisar informações principais e secundárias a fim de estruturar uma apresentação oral sobre um vídeo previamente assistido.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Opcionais: Prezi (tutorial disponível aqui); Sway (tutorial disponível aqui); PowerPoint (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); One Drive (tutorial disponível aqui); Dropbox (tutorial disponível aqui).

Tema
Compartilhe com os alunos, via WhatsApp, o tema desta aula (O preparo de uma apresentação).

Introdução
Relembre os alunos, por meio de áudio no WhatsApp, sobre as anotações feitas na aula anterior, e faça um breve comentário a respeito da atividade. Ressalte os pontos positivos e negativos encontrados. Encaminhe, no grupo da turma, o slide da Introdução do plano original e pergunte aos alunos o que eles consideram pertinente para cada uma das etapas presentes no fluxograma. Oriente-os a anotar, no caderno, suas impressões. Veja, no plano original, possíveis respostas a cada etapa do fluxograma.

Desenvolvimento
Oriente os alunos a contatar os colegas do grupo da aula anterior, pelo WhatsApp, para que preparem juntos uma apresentação sobre o vídeo assistido. Cada apresentação deve ter, no máximo, cinco minutos. Encaminhe, no grupo da turma, uma folha de atividades para que os alunos possam organizar as informações selecionadas e, dessa forma, elaborar a apresentação de maneira coesa e coerente. Oriente os alunos a montar a apresentação em slides (PowerPoint, Google Apresentações, Sway ou Prezi). Diga aos alunos que os slides servem como guia ao apresentador e apoio para o público, e deve apresentar pouco texto. A maior parte das informações ficam a cargo da apresentação. Tópicos com palavras ou ideias-chave são desejáveis, além de imagens que possam auxiliar o público a compreender os conceitos ou exemplos trabalhados. Caso tenha optado pelo texto da Unicamp, os passos a serem seguidos são os mesmos. Se não houver possibilidade de pedir a apresentação montada no computador, peça aos alunos para montarem os slides em cartolinas. Durante a montagem das apresentações, entre em contato com todos os grupos para se assegurar de que os alunos não enfrentam dificuldades com o planejamento dos slides e com a progressão lógica da apresentação. Ajude no que for necessário. A folha-guia para anotações e projeto de apresentação está disponível aqui. Caso seja necessário, acesse os tutoriais para uso dos aplicativos de apresentação em Recursos Opcionais.

Fechamento
Peça para os alunos finalizarem as apresentações e compartilharem com você por e-mail ou na nuvem (Google Drive, One Drive, Dropbox). Pergunte aos alunos quais foram as principais dificuldades encontradas nessa etapa da apresentação. Peça que registrem suas dificuldades, em áudio ou mensagem, no WhatsApp. Ouça ou leia as respostas e dê os encaminhamentos que julgar pertinentes (se for uma dúvida a respeito da tecnologia, procure um tutorial para ajudá-los; se for uma dúvida a respeito da hierarquização das ideias, combine um momento extra para acompanhar os grupos). Diga que as apresentações de todos os grupos ocorrerão na próxima aula e que, por isso, eles devem dedicar, em casa, um tempo de preparo para estudo/ensaio do que será apresentado. Diga aos alunos que todos do grupo deverão apresentar e oriente-os a definir a divisão da apresentação. Informe que, na próxima aula, haverá uma dinâmica de avaliação da apresentação dos colegas. Pergunte aos alunos, em um documento encaminhado à turma por WhatsApp ou e-mail, o que, além de qualidade teórica e pertinência de conteúdo, deve ser avaliado em uma apresentação oral. Conduza a discussão para que eles percebam que, numa apresentação oral, deve-se avaliar aspectos de oralização, postura, clareza e fluência. Além disso, o domínio dos conteúdos (sem ler o que será apresentado) e a qualidade dos slides/recursos visuais (que precisam estar legíveis, em cores adequadas) também são aspectos importantes e que merecem atenção. Caso seja necessário, acesse os tutoriais para compartilhamento de arquivos em Recursos Opcionais.

Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos a ensaiar suas apresentações para a próxima aula. Eles também poderão participar da organização da apresentação.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05SQA11

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas