Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que o foco dessa aula será a organização de uma apresentação sobre o vídeo visto na aula passada.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos as anotações feitas na aula anterior sobre os vídeos vistos e faça um breve comentário sobre a atividade. Ressalte os pontos positivos e negativos encontrados.
- Projete o slide e pergunte aos alunos o que eles consideram pertinente para cada uma das etapas presentes no fluxograma. Oriente-os a anotar, no caderno, as ideias dadas pelos colegas.
- Para a abertura, espera-se que eles digam que é preciso fazer uma apresentação pessoal e dizer sobre o que irá versar a apresentação.
- Para o desenvolvimento, espera-se que eles digam que esta é a parte responsável pela explanação do tópico abordado. Neste momento, caso não surja entre os alunos esse comentário, diga que um bom desenvolvimento deve apresentar ideias principais e secundárias organizadas de forma coesa e coerente e que a seleção de exemplos é fundamental para a clareza da explicação e argumentação, se o objetivo for defender um olhar sobre determinado assunto.
- Para a recapitulação, espera-se que eles digam que é preciso uma retomada das principais ideias, sintetizando as informações essenciais. Diga aos alunos que esse momento é importante para garantir que os conceitos apresentados sejam apreendidos, caso tenha ficado alguma dúvida durante o desenvolvimento. Na recapitulação, exemplos e analogias podem auxiliar a retomada dos conceitos para que eles fiquem mais claros.
- Para a conclusão e encerramento, espera-se que eles digam que a etapa compreende uma mensagem final, que pode encerrar a linha de raciocínio apresentada, seguida por um agradecimento. Diga aos alunos que a conclusão pode suscitar, através de uma pergunta, um debate entre os participantes ou uma etapa de perguntas e respostas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a sentar em grupos, organizados conforme orientação da aula anterior.
- Diga aos alunos que eles deverão preparar uma apresentação sobre o vídeo visto. Cada apresentação deve ter, no máximo, cinco minutos.
- Entregue a cada grupo uma folha de atividades para que eles possam organizar as informações selecionadas e, dessa forma, elaborar a apresentação de forma coesa e coerente.
- Certifique-se de que cada grupo tenha um computador ou tablet para montar a apresentação.
- Oriente os alunos a montar a apresentação em slides (powerpoint, google apresentações), sway ou prezi.
- Diga aos alunos que os slides servem como guia ao apresentador e apoio para o público, então dele deve apresentar pouco texto. A maior parte das informações ficam a cargo da apresentação. Tópicos com palavras ou ideias-chave são desejáveis, além de imagens que possam auxiliar o público a compreender os conceitos ou exemplos trabalhados.
- Caso tenha optado pelo texto da UNICAMP, os passos a serem seguidos são os mesmos. Se não houver possibilidade de pedir a apresentação montada no computador, peça aos alunos para montarem os slides em cartolinas.
- Durante a montagem das apresentações, circule entre os grupos para assegurar-se de que os alunos não enfrentam dificuldades com o planejamento dos slides e com a progressão lógica da apresentação.
Materiais complementares:
Para ter acesso à folha-guia para anotações e projeto de apresentação, acesse aqui
Caso seja necessário, o link das apresentações estão abaixo:
Vídeo 1:https://www.youtube.com/watch?v=skKicxnvhJo - Mentira na política
Vídeo 2:https://www.youtube.com/watch?v=8LnunKo00iM - Transparência e democracia
Vídeo 3:https://www.youtube.com/watch?v=9fE-7fAU1B0 - O que os refugiados nos ensinam
Vídeo 4:https://www.youtube.com/watch?v=-DXLTLzuAd4 - Rede social como laboratório de pensamento
Caso seja necessário, acesse os tutoriais para uso dos aplicativos de apresentação.
Prezi - https://www.youtube.com/watch?v=L4ksDdrGyAg
Sway - https://www.youtube.com/watch?v=p6WEygmQAd8
Power Point - https://www.youtube.com/watch?v=_kCu3CMS7mc
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos finalizarem as apresentações e compartilharem com você por e-mail ou na nuvem (google drive, one drive, drop box).
- Pergunte aos alunos quais foram as principais dificuldades encontradas nessa etapa da apresentação. Ouça as respostas e dê os encaminhamentos que julgar pertinente (se for uma dúvida com a tecnologia, procure um tutorial para ajudá-los, se for uma dúvida com a hierarquização das ideias, combine um momento extra para acompanhar os grupos).
- Diga que as apresentações de todos os grupos ocorrerão na próxima aula e que, por isso, eles devem dedicar, em casa, um tempo de preparo para estudo/ensaio do que será apresentado.
- Diga aos alunos que todos do grupo deverão apresentar e oriente-os a definir a divisão da apresentação.
- Informe que, na próxima aula, haverá uma dinâmica de avaliação da apresentação dos colegas.
- Pegunte aos alunos o que, além da qualidade teórica e pertinência de conteúdo, deve ser avaliado em uma apresentação oral - Conduza a discussão para que eles percebam que, numa apresentação oral, deve-se avaliar aspectos da oralização postura, clareza e fluência na apresentação. Domínio de conteúdo sem ler o que será apresentado; além disso, a qualidade dos slides/recursos visuais (estarem legíveis, cores adequadas) também é um aspecto importante e que merece atenção.
Materiais complementares:
Caso seja necessário, acesse tutoriais sobre compartilhamento de arquivos:
Google drive - https://www.youtube.com/watch?v=XOAvLjYEhHc
Drop box - https://www.youtube.com/watch?v=Yr-xs1JC--M