15386
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Articuladores textuais no gênero resumo: coesão referencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre os elementos de coesão referencial.

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor, caderno, lápis, borracha e cópias das atividades.

O texto analisado nesta aula é um resumo da área de história. Para garantir uma boa condição de análise dos elementos coesivos propostos para essa aula, é interessante que seja feita uma leitura prévia com os alunos. Essa leitura antecipada poderá contar, se possível, com a presença do professor de história, a fim de que o conhecimento histórico abordado no texto seja compreendido pelos alunos.

Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas: Percepção dos alunos sobre os sentidos dos usos de pronomes referenciais no contexto textual.

Referências sobre o assunto:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11.ed. São Paulo : Ática, 2009.(Princípios).

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g>. Acesso em: 16 jan. 2019.

KOCH, Ingedore G. Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que, nas próximas aulas, o trabalho será analisar o entrelaçamento de ideias em um resumo. Na introdução da aula, próximo slide, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.

Material complementar

Para acessar o resumo na íntegra, clique aqui.

O texto-fonte do resumo pode ser encontrado no link: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v25n62/0104-4478-rsocp-25-62-0063.pdf - acesso em 13/01/2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o esquema no quadro e questione os alunos o que eles sabem sobre coesão. O esquema já foi mostrado na aula 03 desta sequência, retome-o para que os alunos reflitam sobre o que sabem sobre coesão.
  • Ouça as respostas dadas e conduza a conversa para que todos compreendam que “coesão” é o mecanismo estrutural que garante a relação de sentido entre as diversas ideias abordadas em um texto. Ela está ligada à estrutura do texto.
  • Acompanhando o esquema, mostre aos alunos que há diversos elementos que são responsáveis pela coesão de um texto: pronomes, advérbios, preposições, conjunções, sinônimos e antônimos.
  • O propósito da aula não é se estender na teoria sobre coesão, mas possibilitar aos alunos um momento em que eles possam direcionar o olhar para esse aspecto do texto; por isso, não há a necessidade de aprofundar na explicação sobre os diferentes tipos de coesão. Caso sua turma precise de uma explicação aprofundada, considere se há tempo disponível para isso.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A atividade deve ser feita individualmente, a fim de que cada aluno tenha oportunidade de trabalhar com o texto no seu ritmo.
  • Entregue aos alunos uma cópia de um trecho do resumo lido previamente, que apresenta palavras sublinhadas, e peça para que eles encontrem os referentes de cada um dos termos sublinhados. Informe que entendemos por “referente” a palavra ou expressão que é retomada pelos termos grifados.
  • Ao terminarem, peça para que eles confiram com um colega o quadro e comparem as respostas, discutindo as divergências, se houver.
  • Para muitos alunos pode ser dificultoso o trabalho de retomada do referente, por isso, durante a atividade, circule pela sala para acompanhá-los trabalhando e dar o suporte necessário àqueles que apresentarem mais dificuldade.

Materiais complementares:

Para acessar o texto a ser distribuído aos alunos, acesse: texto grifado.

Para acessar a tabela a ser distribuída aos alunos, acesse: tabela para impressão.

Para acessar a resolução da tabela, acesse: resolução da tabela.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a as três primeiras linhas da tabela com a correção e peça para que os alunos confiram suas respostas.
  • Pergunte aos alunos se na estrutura “sua principal contribuição”, o pronome “sua” poderia retomar “política imperial” e qual seria o sentido atribuído ao texto com essa hipótese de leitura. Ela seria válida para esse contexto? Por quê? Espera-se que os alunos percebam que, nessa nova relação, a contribuição seria da política imperial, como se essa política fosse delinear uma alternativa para a dinâmica do parlamentarismo e não o artigo. Essa leitura é, portanto, incoerente, já que é o artigo que estuda a política imperial e apresenta uma alternativa para o que se sabe sobre o assunto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o restante da tabela com a correção e peça para que os alunos confiram suas respostas.
  • Peça para que eles relacionem “instabilidade governamental no Segundo Reinado” a outras expressões presentes no quadro. Eles devem perceber que “episódios de substituição de gabinetes” são os fatos relacionados à “instabilidade governamental”.
  • Peça para eles levantarem hipótese: Por que há muitos elementos que retomam “substituição de gabinetes” e, por consequência, remetem à ideia-macro de “instabilidade governamental”? Espera-se que eles percebam que o resumo fala, num primeiro momento, sobre essa questão, por isso a retomada de ideias através dos elementos coesivos é importante.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e peça para que os alunos digam o que eles compreenderam, mediante o que foi trabalhado em aula.
  • Ouça a resposta e construa, no quadro, uma frase única, a partir das considerações dos alunos.
  • Certifique-se de que eles compreenderam que os elementos coesivos servem, muitas vezes, para retomar ideias já ditas anteriormente, garantindo a manutenção temática do que está sendo dito.
  • Diga aos alunos que, para a próxima aula, eles trabalharão com o mesmo texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor, caderno, lápis, borracha e cópias das atividades.

O texto analisado nesta aula é um resumo da área de história. Para garantir uma boa condição de análise dos elementos coesivos propostos para essa aula, é interessante que seja feita uma leitura prévia com os alunos. Essa leitura antecipada poderá contar, se possível, com a presença do professor de história, a fim de que o conhecimento histórico abordado no texto seja compreendido pelos alunos.

Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas: Percepção dos alunos sobre os sentidos dos usos de pronomes referenciais no contexto textual.

Referências sobre o assunto:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11.ed. São Paulo : Ática, 2009.(Princípios).

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g>. Acesso em: 16 jan. 2019.

KOCH, Ingedore G. Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que, nas próximas aulas, o trabalho será analisar o entrelaçamento de ideias em um resumo. Na introdução da aula, próximo slide, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.

Material complementar

Para acessar o resumo na íntegra, clique aqui.

O texto-fonte do resumo pode ser encontrado no link: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v25n62/0104-4478-rsocp-25-62-0063.pdf - acesso em 13/01/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o esquema no quadro e questione os alunos o que eles sabem sobre coesão. O esquema já foi mostrado na aula 03 desta sequência, retome-o para que os alunos reflitam sobre o que sabem sobre coesão.
  • Ouça as respostas dadas e conduza a conversa para que todos compreendam que “coesão” é o mecanismo estrutural que garante a relação de sentido entre as diversas ideias abordadas em um texto. Ela está ligada à estrutura do texto.
  • Acompanhando o esquema, mostre aos alunos que há diversos elementos que são responsáveis pela coesão de um texto: pronomes, advérbios, preposições, conjunções, sinônimos e antônimos.
  • O propósito da aula não é se estender na teoria sobre coesão, mas possibilitar aos alunos um momento em que eles possam direcionar o olhar para esse aspecto do texto; por isso, não há a necessidade de aprofundar na explicação sobre os diferentes tipos de coesão. Caso sua turma precise de uma explicação aprofundada, considere se há tempo disponível para isso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A atividade deve ser feita individualmente, a fim de que cada aluno tenha oportunidade de trabalhar com o texto no seu ritmo.
  • Entregue aos alunos uma cópia de um trecho do resumo lido previamente, que apresenta palavras sublinhadas, e peça para que eles encontrem os referentes de cada um dos termos sublinhados. Informe que entendemos por “referente” a palavra ou expressão que é retomada pelos termos grifados.
  • Ao terminarem, peça para que eles confiram com um colega o quadro e comparem as respostas, discutindo as divergências, se houver.
  • Para muitos alunos pode ser dificultoso o trabalho de retomada do referente, por isso, durante a atividade, circule pela sala para acompanhá-los trabalhando e dar o suporte necessário àqueles que apresentarem mais dificuldade.

Materiais complementares:

Para acessar o texto a ser distribuído aos alunos, acesse: texto grifado.

Para acessar a tabela a ser distribuída aos alunos, acesse: tabela para impressão.

Para acessar a resolução da tabela, acesse: resolução da tabela.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a as três primeiras linhas da tabela com a correção e peça para que os alunos confiram suas respostas.
  • Pergunte aos alunos se na estrutura “sua principal contribuição”, o pronome “sua” poderia retomar “política imperial” e qual seria o sentido atribuído ao texto com essa hipótese de leitura. Ela seria válida para esse contexto? Por quê? Espera-se que os alunos percebam que, nessa nova relação, a contribuição seria da política imperial, como se essa política fosse delinear uma alternativa para a dinâmica do parlamentarismo e não o artigo. Essa leitura é, portanto, incoerente, já que é o artigo que estuda a política imperial e apresenta uma alternativa para o que se sabe sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o restante da tabela com a correção e peça para que os alunos confiram suas respostas.
  • Peça para que eles relacionem “instabilidade governamental no Segundo Reinado” a outras expressões presentes no quadro. Eles devem perceber que “episódios de substituição de gabinetes” são os fatos relacionados à “instabilidade governamental”.
  • Peça para eles levantarem hipótese: Por que há muitos elementos que retomam “substituição de gabinetes” e, por consequência, remetem à ideia-macro de “instabilidade governamental”? Espera-se que eles percebam que o resumo fala, num primeiro momento, sobre essa questão, por isso a retomada de ideias através dos elementos coesivos é importante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e peça para que os alunos digam o que eles compreenderam, mediante o que foi trabalhado em aula.
  • Ouça a resposta e construa, no quadro, uma frase única, a partir das considerações dos alunos.
  • Certifique-se de que eles compreenderam que os elementos coesivos servem, muitas vezes, para retomar ideias já ditas anteriormente, garantindo a manutenção temática do que está sendo dito.
  • Diga aos alunos que, para a próxima aula, eles trabalharão com o mesmo texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano