Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Edição, revisão e formatação do gênero resumo
Finalidade da aula: Revisar a primeira versão do resumo, tendo em vista perceber se os objetivos do planejamento foram cumpridos, se houve coerência no desenvolvimento das ideias e respeito aos aspectos referentes à norma culta.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP21/EF67LP22
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área Ciências da natureza e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138)
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem frisar somente os aspectos ortográficos, de concordância e outras questões relacionadas a convenções gramaticais, desconsiderando a forma como o texto é construído e sua estrutura composicional. Também podem apresentar resistência e não querer que seus textos sejam revisados pelos colegas de classe.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap.2, p.44-66.
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades.In.: B. Perrusi,& L. Telma (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Código: LPO7_09SQA15
(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.
(EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
AULA 10
AULA 13
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes