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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Edição, revisão e formatação do gênero resumo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre edição, revisão e formatação do gênero resumo

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área Ciências da natureza e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem frisar somente os aspectos ortográficos, de concordância e outras questões relacionadas a convenções gramaticais, desconsiderando a forma como o texto é construído e sua estrutura composicional. Também podem apresentar resistência e não querer que seus textos sejam revisados pelos colegas de classe.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap.2, p.44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades.In.: B. Perrusi,& L. Telma (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Deixe que os alunos exponham suas opiniões sem interrompê-los. É bem provável que muitos mencionem que, para produzir bons textos, é necessário escrever tudo corretamente, fazendo referência a questões gramaticais. Fale que é importante dominar as regras ortográficas, no entanto, é necessário prestar atenção a outros aspectos para além da correção ortográfica. Conforme afirma Antunes:

“A tradição escolar tem conferido, por vezes, uma importância exagerada ao domínio da ortografia, criando a impressão de que basta a correção ortográfica para garantir a competência de escrever bons textos. [...] é de se esperar que ao final do Ensino Médio, os alunos não demonstrem dificuldades ortográficas. [....] mas apenas isso não deve constituir o ideal da escrita adequada e relevante, embora não possa deixar de merecer cuidado” (ANTUNES, 2003, p: 60-61)

2. Explique que um um enunciado pode não conter problemas ortográficos, mas, do ponto de vista comunicativo, pode não ser entendido caso as ideias não estejam bem amarradas e expressas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos que toda prática de escrita, na escola, deve passar por planejamento, escrita e reescrita, de maneira que a primeira versão dos textos tenha sempre um caráter provisório. Caso estas etapas sejam rotina no ambiente escolar, com o passar do tempo os alunos vão ver como natural a experiência de fazer e refazer seus textos.
  • Enfatize a importância de revisão do que foi escrito, pois, de acordo com Antunes, ‘’talvez seja preferível o aluno escrever menos, mas que possa revisar seus textos, até mais de uma vez, tornando-se esta revisão, assim, como um hábito já previsto nas atividades escolares com a escrita”. (ANTUNES, 2003, p: 64-65, grifo meu)
  • Solicite que organizem-se em duplas com o objetivo de que um colega seja revisor do texto do outro. Explique que a escrita é uma atividade de comunicação que pede a presença de outra pessoa, pois o texto é escrito para dizer alguma coisa a alguém, tendo em vista alguma finalidade. Logo, a colaboração atenta do colega será significativa para “testar’’ se a produção escrita está compatível com o que é esperado.
  • Convença-os de que é um privilégio ter alguém responsável e comprometido olhando o seu texto. Esclareça que, muitas vezes, o único destinatário do texto deles é o professor. Esta é uma oportunidade para ganhar experiência e crescerem juntos.
  • Este é o momento de relembrar a Rubrica de qualidade, conforme sugerimos no plano 14, e verificar os critérios acordados. Para consultar a sugestão de Rubrica, clique aqui.
    É importante lê-la antes de revisar os textos produzidos, reforçando os pontos de atenção sugeridos no documento.
  • Combine alguns critérios de correção com os estudantes no momento em que eles tiverem revisando os textos dos colegas. Seguem algumas possibilidades.

Procedimentos de revisão a ser feitos:

Para eliminar exemplos e descrições, risque o trecho do texto.

Para acrescentar a referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo, faça uma seta e coloque a informação desejada.

Para substituir uma palavra por sinônimo, risque e escreva em cima da palavra ou expressão que deseja alterar.

Para inverter a ordem das ideias e fatos apresentados no resumo, use uma seta para demonstrar que um determinado parágrafo ou expressão está sendo deslocado do seu lugar de origem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Antes da revisão dos textos, que será feita em duplas, projete o slide contendo um trecho problemático do gênero em estudo (para acessar o texto, clique aqui) e faça uma revisão coletiva com a turma sobre os aspectos mais comprometedores do primeiro parágrafo do texto. Para consultar um modelo de sugestão de análise, clique aqui.

2. Pergunte aos alunos quais são os problemas que eles verificam neste trecho do Resumo. Situe-os de que se trata da abertura do texto, portanto, peça que eles observem se o texto-fonte é retomado, se a linguagem é impessoal, se o autor do texto é referenciado de maneira adequada, se há alguma palavra que deve ser substituída, se há erro de ortografia, prestem atenção na fonte da letra, dentre outros aspectos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Diga que nas grandes editoras e empresas jornalísticas existem profissionais responsáveis por fazer uma leitura atenta do texto escrito com o intuito de aperfeiçoá-lo nos aspectos concernentes à gramática, como intervir nas questões voltadas à coerência do texto. Destaque que, neste momento, eles vão se comportar como estes profissionais para ajudar o colega a perceber detalhes que tenham escapado na primeira versão da escrita.

  • Deve ser destinado um tempo maior para execução desta tarefa, porque é importante que este processo de revisão e edição seja feito na sala de aula com a mediação do professor.

  • Pontue mais uma vez que revisar um texto não é um procedimento que envolve apenas o ponto de vista gramatical, pois um texto pode não conter erros gramaticais, mas não ter o seu conteúdo temático bem desenvolvido, sua estrutura composicional não estar bem organizada, dificultando o processo de leitura e compreensão do leitor.

  • Proponha que, antes de iniciarem a revisão dos textos, façam uma releitura do texto que foi resumido, para relembrar. Para acessá-lo, clique aqui.
  • Solicite que leiam o texto do colega realizando as marcações já combinadas na etapa da introdução da aula e também utilizem a Rubrica de Qualidade para fazer a Revisão.
    Clique aqui para a Rubrica.

Materiais complementares:

ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em: Acesso em: 19 dez. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Escolha uma dupla para apresentar as observações que fizeram em relação ao texto um do outro. Assim como no Desenvolvimento, é necessário destinar um tempo maior para esta etapa.
  • Estimule-os a falar o que pensaram para avaliar cada aspecto da Rubrica. Este procedimento, se repetido diversas vezes, é bastante eficaz para que os alunos aprimorem seus textos e saibam ser revisores dos seus próprios textos e dos colegas.

No momento de revisão da versão final, feita pelo professor, o docente precisa lembrar que a escrita do texto foi feita processualmente, portanto, todas as versões preliminares devem ser consideradas. É possível saber o quanto o discente evoluiu comparando o texto inicial com o produto final. Após descobrir o que os alunos ainda não dominam no gênero, é preciso fazer um trabalho de sistematização para a apreensão destas habilidades, porque a avaliação deve ser um processo contínuo, e não algo pontual e feito para medir a ‘’capacidade’’ dos alunos. A revisão do texto final, pelo professor, não pode dar ênfase somente aos aspectos gramaticais. É mais importante perceber se os alunos aprenderam, com as aulas, algumas características composicionais do gênero do que focar a atenção nas regras gramaticais somente.

Materiais complementares:

Nova Escola. Produção escrita - língua portuguesa. 2108. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y85P4he0v2k>. Acesso em: 21 dez. 2108.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área Ciências da natureza e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem frisar somente os aspectos ortográficos, de concordância e outras questões relacionadas a convenções gramaticais, desconsiderando a forma como o texto é construído e sua estrutura composicional. Também podem apresentar resistência e não querer que seus textos sejam revisados pelos colegas de classe.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap.2, p.44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades.In.: B. Perrusi,& L. Telma (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Deixe que os alunos exponham suas opiniões sem interrompê-los. É bem provável que muitos mencionem que, para produzir bons textos, é necessário escrever tudo corretamente, fazendo referência a questões gramaticais. Fale que é importante dominar as regras ortográficas, no entanto, é necessário prestar atenção a outros aspectos para além da correção ortográfica. Conforme afirma Antunes:

“A tradição escolar tem conferido, por vezes, uma importância exagerada ao domínio da ortografia, criando a impressão de que basta a correção ortográfica para garantir a competência de escrever bons textos. [...] é de se esperar que ao final do Ensino Médio, os alunos não demonstrem dificuldades ortográficas. [....] mas apenas isso não deve constituir o ideal da escrita adequada e relevante, embora não possa deixar de merecer cuidado” (ANTUNES, 2003, p: 60-61)

2. Explique que um um enunciado pode não conter problemas ortográficos, mas, do ponto de vista comunicativo, pode não ser entendido caso as ideias não estejam bem amarradas e expressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos que toda prática de escrita, na escola, deve passar por planejamento, escrita e reescrita, de maneira que a primeira versão dos textos tenha sempre um caráter provisório. Caso estas etapas sejam rotina no ambiente escolar, com o passar do tempo os alunos vão ver como natural a experiência de fazer e refazer seus textos.
  • Enfatize a importância de revisão do que foi escrito, pois, de acordo com Antunes, ‘’talvez seja preferível o aluno escrever menos, mas que possa revisar seus textos, até mais de uma vez, tornando-se esta revisão, assim, como um hábito já previsto nas atividades escolares com a escrita”. (ANTUNES, 2003, p: 64-65, grifo meu)
  • Solicite que organizem-se em duplas com o objetivo de que um colega seja revisor do texto do outro. Explique que a escrita é uma atividade de comunicação que pede a presença de outra pessoa, pois o texto é escrito para dizer alguma coisa a alguém, tendo em vista alguma finalidade. Logo, a colaboração atenta do colega será significativa para “testar’’ se a produção escrita está compatível com o que é esperado.
  • Convença-os de que é um privilégio ter alguém responsável e comprometido olhando o seu texto. Esclareça que, muitas vezes, o único destinatário do texto deles é o professor. Esta é uma oportunidade para ganhar experiência e crescerem juntos.
  • Este é o momento de relembrar a Rubrica de qualidade, conforme sugerimos no plano 14, e verificar os critérios acordados. Para consultar a sugestão de Rubrica, clique aqui.
    É importante lê-la antes de revisar os textos produzidos, reforçando os pontos de atenção sugeridos no documento.
  • Combine alguns critérios de correção com os estudantes no momento em que eles tiverem revisando os textos dos colegas. Seguem algumas possibilidades.

Procedimentos de revisão a ser feitos:

Para eliminar exemplos e descrições, risque o trecho do texto.

Para acrescentar a referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo, faça uma seta e coloque a informação desejada.

Para substituir uma palavra por sinônimo, risque e escreva em cima da palavra ou expressão que deseja alterar.

Para inverter a ordem das ideias e fatos apresentados no resumo, use uma seta para demonstrar que um determinado parágrafo ou expressão está sendo deslocado do seu lugar de origem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Antes da revisão dos textos, que será feita em duplas, projete o slide contendo um trecho problemático do gênero em estudo (para acessar o texto, clique aqui) e faça uma revisão coletiva com a turma sobre os aspectos mais comprometedores do primeiro parágrafo do texto. Para consultar um modelo de sugestão de análise, clique aqui.

2. Pergunte aos alunos quais são os problemas que eles verificam neste trecho do Resumo. Situe-os de que se trata da abertura do texto, portanto, peça que eles observem se o texto-fonte é retomado, se a linguagem é impessoal, se o autor do texto é referenciado de maneira adequada, se há alguma palavra que deve ser substituída, se há erro de ortografia, prestem atenção na fonte da letra, dentre outros aspectos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Diga que nas grandes editoras e empresas jornalísticas existem profissionais responsáveis por fazer uma leitura atenta do texto escrito com o intuito de aperfeiçoá-lo nos aspectos concernentes à gramática, como intervir nas questões voltadas à coerência do texto. Destaque que, neste momento, eles vão se comportar como estes profissionais para ajudar o colega a perceber detalhes que tenham escapado na primeira versão da escrita.

  • Deve ser destinado um tempo maior para execução desta tarefa, porque é importante que este processo de revisão e edição seja feito na sala de aula com a mediação do professor.

  • Pontue mais uma vez que revisar um texto não é um procedimento que envolve apenas o ponto de vista gramatical, pois um texto pode não conter erros gramaticais, mas não ter o seu conteúdo temático bem desenvolvido, sua estrutura composicional não estar bem organizada, dificultando o processo de leitura e compreensão do leitor.

  • Proponha que, antes de iniciarem a revisão dos textos, façam uma releitura do texto que foi resumido, para relembrar. Para acessá-lo, clique aqui.
  • Solicite que leiam o texto do colega realizando as marcações já combinadas na etapa da introdução da aula e também utilizem a Rubrica de Qualidade para fazer a Revisão.
    Clique aqui para a Rubrica.

Materiais complementares:

ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em: Acesso em: 19 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Escolha uma dupla para apresentar as observações que fizeram em relação ao texto um do outro. Assim como no Desenvolvimento, é necessário destinar um tempo maior para esta etapa.
  • Estimule-os a falar o que pensaram para avaliar cada aspecto da Rubrica. Este procedimento, se repetido diversas vezes, é bastante eficaz para que os alunos aprimorem seus textos e saibam ser revisores dos seus próprios textos e dos colegas.

No momento de revisão da versão final, feita pelo professor, o docente precisa lembrar que a escrita do texto foi feita processualmente, portanto, todas as versões preliminares devem ser consideradas. É possível saber o quanto o discente evoluiu comparando o texto inicial com o produto final. Após descobrir o que os alunos ainda não dominam no gênero, é preciso fazer um trabalho de sistematização para a apreensão destas habilidades, porque a avaliação deve ser um processo contínuo, e não algo pontual e feito para medir a ‘’capacidade’’ dos alunos. A revisão do texto final, pelo professor, não pode dar ênfase somente aos aspectos gramaticais. É mais importante perceber se os alunos aprenderam, com as aulas, algumas características composicionais do gênero do que focar a atenção nas regras gramaticais somente.

Materiais complementares:

Nova Escola. Produção escrita - língua portuguesa. 2108. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y85P4he0v2k>. Acesso em: 21 dez. 2108.

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