Cópia de Atividade ou texto para impressão 1
Cópia de Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área Ciências da natureza e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138)
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem frisar somente os aspectos ortográficos, de concordância e outras questões relacionadas a convenções gramaticais, desconsiderando a forma como o texto é construído e sua estrutura composicional. Também podem apresentar resistência e não querer que seus textos sejam revisados pelos colegas de classe.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap.2, p.44-66.
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades.In.: B. Perrusi,& L. Telma (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
“A tradição escolar tem conferido, por vezes, uma importância exagerada ao domínio da ortografia, criando a impressão de que basta a correção ortográfica para garantir a competência de escrever bons textos. [...] é de se esperar que ao final do Ensino Médio, os alunos não demonstrem dificuldades ortográficas. [....] mas apenas isso não deve constituir o ideal da escrita adequada e relevante, embora não possa deixar de merecer cuidado” (ANTUNES, 2003, p: 60-61)
2. Explique que um um enunciado pode não conter problemas ortográficos, mas, do ponto de vista comunicativo, pode não ser entendido caso as ideias não estejam bem amarradas e expressas.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Procedimentos de revisão a ser feitos:
Para eliminar exemplos e descrições, risque o trecho do texto.
Para acrescentar a referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo, faça uma seta e coloque a informação desejada.
Para substituir uma palavra por sinônimo, risque e escreva em cima da palavra ou expressão que deseja alterar.
Para inverter a ordem das ideias e fatos apresentados no resumo, use uma seta para demonstrar que um determinado parágrafo ou expressão está sendo deslocado do seu lugar de origem.
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
2. Pergunte aos alunos quais são os problemas que eles verificam neste trecho do Resumo. Situe-os de que se trata da abertura do texto, portanto, peça que eles observem se o texto-fonte é retomado, se a linguagem é impessoal, se o autor do texto é referenciado de maneira adequada, se há alguma palavra que deve ser substituída, se há erro de ortografia, prestem atenção na fonte da letra, dentre outros aspectos.
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
No momento de revisão da versão final, feita pelo professor, o docente precisa lembrar que a escrita do texto foi feita processualmente, portanto, todas as versões preliminares devem ser consideradas. É possível saber o quanto o discente evoluiu comparando o texto inicial com o produto final. Após descobrir o que os alunos ainda não dominam no gênero, é preciso fazer um trabalho de sistematização para a apreensão destas habilidades, porque a avaliação deve ser um processo contínuo, e não algo pontual e feito para medir a ‘’capacidade’’ dos alunos. A revisão do texto final, pelo professor, não pode dar ênfase somente aos aspectos gramaticais. É mais importante perceber se os alunos aprenderam, com as aulas, algumas características composicionais do gênero do que focar a atenção nas regras gramaticais somente.
Materiais complementares:
Nova Escola. Produção escrita - língua portuguesa. 2108. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y85P4he0v2k>. Acesso em: 21 dez. 2108.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Edição, revisão e formatação do gênero resumo
Finalidade da aula: Revisar a primeira versão do resumo, tendo em vista perceber se os objetivos do planejamento foram cumpridos, se houve coerência no desenvolvimento das ideias e respeito aos aspectos referentes à norma culta.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP21/EF67LP22
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área Ciências da natureza e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138)
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem frisar somente os aspectos ortográficos, de concordância e outras questões relacionadas a convenções gramaticais, desconsiderando a forma como o texto é construído e sua estrutura composicional. Também podem apresentar resistência e não querer que seus textos sejam revisados pelos colegas de classe.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap.2, p.44-66.
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades.In.: B. Perrusi,& L. Telma (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: