15383
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - O processo de revisão de texto: um olhar sobre as capacidades de linguagem dos infográficos produzidos pelos alunos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre revisão de infográficos animados

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Infográficos animados produzidos pelos alunos e salvos em pen drives, laboratório de informática para assistir aos infográficos e grade de correção disponibilizada em Materiais complementares. Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, poderão ser usados computadores e notebooks disponíveis na escola ou um projetor. Os alunos também poderão assistir aos infográficos animados em seus celulares.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique a seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela seja passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua-se mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em lidar com a questão de revisar o trabalho do colega. Cabe ao professor explorar isso, explicando aos aprendizes a importância desta etapa e a necessidade de fazer a revisão do trabalho do outro como uma oportunidade de troca de aprendizagem.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos. Pergunte-lhes se eles têm a prática de revisar textos, ou seja, de relê-los buscando melhorá-los por meio de substituição de palavras, acréscimos, correções e alterações. Sabemos que a revisão de texto é pouco usual nas escolas, por isso, caso a resposta seja negativa, faça intervenções que auxiliem o aluno a perceber a importância de desta prática. Você pode perguntar, por exemplo, se eles acham que escritores e jornalistas fazem do seu primeiro texto a produção final e por quais processos acreditam que um texto escrito passa antes de ser publicado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda a todos os grupos.
  • Faça a pergunta do slide aos alunos e apresente-lhes um banco de palavras para que escolham aquelas que fazem parte da prática de revisar textos. O banco
    de palavras pode ser projetado ou anotado no quadro. Observe que somente uma das orientações não faz parte da revisão de textos: “Desconsiderar toda a produção de texto”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre o papel do revisor de texto. Esta aula é muito importante para que os alunos possam revisar os textos dos colegas, analisar e refletir sobre a língua.
  • Solicite que troquem suas produções entre si e explique-lhes que, com base em uma grade de correção, irão revisar os infográficos animados produzidos por outros grupos. Sugerimos que os infográficos animados, produzidos anteriormente pelos alunos, estejam salvos em uma pasta no Google Drive para que eles possam acessá-los, ou que estejam salvos nos computadores do laboratório de informática da escola, caso haja esta possibilidade. Se estiverem salvos no Google Drive, os alunos podem acessar os infográficos animados dos próprios celulares.
  • Entregue-lhes uma grade de correção, disponível nos Materiais complementares, e discutam sobre ela, de modo que seja possível esclarecer algum ponto que tenha ficado obscuro para eles. Esta grade constará das perguntas abaixo e as respostas dependerão da análise feita pelos alunos em relação ao infográfico revisado:
  • O tema do infográfico está adequado ao público-alvo (alunos e comunidade escolar)?
  • O infográfico cumpre seu objetivo de informar e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos?
  • O infográfico apresenta informações relevantes?
  • O infográfico apresenta título, fonte e crédito?
  • Auxilia na compreensão de um conceito/processo científico?
  • A linguagem apresenta marcas de impessoalidade?
  • O tempo verbal dá ideia de simultaneidade?
  • O texto é sucinto, claro, objetivo e explicativo?
  • Há palavras que precisam de correção ortográfica?
  • Há alguma sugestão de acréscimo, substituição ou supressão de texto?
  • Imagens, cores, fundos, tamanho das letras contribuem para tornar o infográfico visualmente atrativo?
  • A disposição espacial do texto verbal e não verbal facilita a leitura do infográfico?
  • O tempo destinado à leitura do texto, antes que seja mudada a sequência de cenas do infográfico animado, é adequado?

  • Peça aos alunos que anotem na própria folha as orientações para que o grupo que elaborou o infográfico possa retomar sua produção e modificá-la segundo as orientações feitas pelos colegas. Caso não seja possível finalizar esta atividade nesta aula, você pode reservar outro momento para isso, como atividade para casa ou em outra aula.
  • Solicite que os grupos recebam as orientações dos colegas, leiam-nas e, caso seja necessário, tirem as eventuais dúvidas que surgirem.

Materiais complementares:

Atividade para impressão disponível aqui. .

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • A finalização da aula acontecerá com a socialização dos comentários dos grupos sobre os infográficos dos colegas. É sugerido que os alunos estejam dispostos em círculo, o que facilitará as apresentações. A socialização é uma excelente oportunidade para pensar a própria produção, pois, com base no comentário dos colegas, os alunos poderão avaliar seu texto. A sequência de atividades será finalizada com a exposição dos infográficos animados para outras turmas. Este material também poderá ser publicado no Facebook ou site da escola (caso tenha).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Infográficos animados produzidos pelos alunos e salvos em pen drives, laboratório de informática para assistir aos infográficos e grade de correção disponibilizada em Materiais complementares. Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, poderão ser usados computadores e notebooks disponíveis na escola ou um projetor. Os alunos também poderão assistir aos infográficos animados em seus celulares.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique a seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela seja passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua-se mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em lidar com a questão de revisar o trabalho do colega. Cabe ao professor explorar isso, explicando aos aprendizes a importância desta etapa e a necessidade de fazer a revisão do trabalho do outro como uma oportunidade de troca de aprendizagem.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos. Pergunte-lhes se eles têm a prática de revisar textos, ou seja, de relê-los buscando melhorá-los por meio de substituição de palavras, acréscimos, correções e alterações. Sabemos que a revisão de texto é pouco usual nas escolas, por isso, caso a resposta seja negativa, faça intervenções que auxiliem o aluno a perceber a importância de desta prática. Você pode perguntar, por exemplo, se eles acham que escritores e jornalistas fazem do seu primeiro texto a produção final e por quais processos acreditam que um texto escrito passa antes de ser publicado.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda a todos os grupos.
  • Faça a pergunta do slide aos alunos e apresente-lhes um banco de palavras para que escolham aquelas que fazem parte da prática de revisar textos. O banco
    de palavras pode ser projetado ou anotado no quadro. Observe que somente uma das orientações não faz parte da revisão de textos: “Desconsiderar toda a produção de texto”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre o papel do revisor de texto. Esta aula é muito importante para que os alunos possam revisar os textos dos colegas, analisar e refletir sobre a língua.
  • Solicite que troquem suas produções entre si e explique-lhes que, com base em uma grade de correção, irão revisar os infográficos animados produzidos por outros grupos. Sugerimos que os infográficos animados, produzidos anteriormente pelos alunos, estejam salvos em uma pasta no Google Drive para que eles possam acessá-los, ou que estejam salvos nos computadores do laboratório de informática da escola, caso haja esta possibilidade. Se estiverem salvos no Google Drive, os alunos podem acessar os infográficos animados dos próprios celulares.
  • Entregue-lhes uma grade de correção, disponível nos Materiais complementares, e discutam sobre ela, de modo que seja possível esclarecer algum ponto que tenha ficado obscuro para eles. Esta grade constará das perguntas abaixo e as respostas dependerão da análise feita pelos alunos em relação ao infográfico revisado:
  • O tema do infográfico está adequado ao público-alvo (alunos e comunidade escolar)?
  • O infográfico cumpre seu objetivo de informar e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos?
  • O infográfico apresenta informações relevantes?
  • O infográfico apresenta título, fonte e crédito?
  • Auxilia na compreensão de um conceito/processo científico?
  • A linguagem apresenta marcas de impessoalidade?
  • O tempo verbal dá ideia de simultaneidade?
  • O texto é sucinto, claro, objetivo e explicativo?
  • Há palavras que precisam de correção ortográfica?
  • Há alguma sugestão de acréscimo, substituição ou supressão de texto?
  • Imagens, cores, fundos, tamanho das letras contribuem para tornar o infográfico visualmente atrativo?
  • A disposição espacial do texto verbal e não verbal facilita a leitura do infográfico?
  • O tempo destinado à leitura do texto, antes que seja mudada a sequência de cenas do infográfico animado, é adequado?

  • Peça aos alunos que anotem na própria folha as orientações para que o grupo que elaborou o infográfico possa retomar sua produção e modificá-la segundo as orientações feitas pelos colegas. Caso não seja possível finalizar esta atividade nesta aula, você pode reservar outro momento para isso, como atividade para casa ou em outra aula.
  • Solicite que os grupos recebam as orientações dos colegas, leiam-nas e, caso seja necessário, tirem as eventuais dúvidas que surgirem.

Materiais complementares:

Atividade para impressão disponível aqui. .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • A finalização da aula acontecerá com a socialização dos comentários dos grupos sobre os infográficos dos colegas. É sugerido que os alunos estejam dispostos em círculo, o que facilitará as apresentações. A socialização é uma excelente oportunidade para pensar a própria produção, pois, com base no comentário dos colegas, os alunos poderão avaliar seu texto. A sequência de atividades será finalizada com a exposição dos infográficos animados para outras turmas. Este material também poderá ser publicado no Facebook ou site da escola (caso tenha).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano