15382
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de um infográfico animado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre produção de infográficos animados

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Laboratório de informática para que os alunos possam acessar o programa disponível em <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019, voltado à elaboração de infográfico animado. Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, é possível agendar os computadores e os notebooks disponíveis na escola. Os alunos também poderão usar os próprios celulares.

Pen drive para salvar os infográficos.

Planejamento da produção do infográfico realizada anteriormente.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e as explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem encontrar dificuldades em produzir o gênero do discurso infográfico e em utilizar os recursos tecnológicos, o que pode ser superado com o programa disponível em <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019. O programa é gratuito e fácil de usar.

Lembramos que essa aula pode se desdobrar em outras aulas, conforme a necessidade de tempo dos alunos.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e diga-lhes que produzirão um infográfico animado.
  • Solicite que os alunos falem sobre as dificuldades que podem encontrar na tarefa de produzir um infográfico animado e como podem superá-las. Instigue, neste momento, o trabalho colaborativo entre os alunos, o apoio e a solidariedade entre os grupos, que poderão, se necessário, trocar informações entre si.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda todos os grupos e contribui para que haja interação entre os alunos.
  • Retome com os alunos os aspectos a ser pensados para a produção do infográfico. Passe a pergunta do slide no quadro ou a projete. É importante que os alunos relembrem as condições de produção do infográfico animado e tenham clareza sobre o papel social de quem produzirá este texto, ou seja, alunos do Ensino Fundamental, quem serão os leitores/receptores - alunos de outras turmas da mesma escola -, qual o objetivo da produção - realizar uma prática de estudo-; o objetivo do gênero, isto é, informar e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos; o espaço de circulação e o suporte do texto. Vocês podem combinar que os infográficos animados, além de ser apresentados para a turma, podem ser vistos também pelos alunos de outra turma ou série.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos um guia com perguntas que servirão de orientação para que produzam o infográfico animado. O guia está disponível em Materiais complementares. Discuta com os alunos eventuais dúvidas que surgirem sobre este material.
  • Entregue aos alunos ou projete as orientações sobre como usar o programa para elaboração do infográfico animado. As orientações estão disponíveis em Materiais complementares.
  • Solicite aos alunos que acessem o programa disponível em: <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019 e, com base no planejamento já realizado, escolham um dos modelos disponibilizados para a elaboração dos infográficos, alimentando o modelo escolhido com as informações selecionadas anteriormente. Caso surjam dificuldades, solicite que os alunos com mais habilidades deem dicas e orientem os demais colegas.
  • Circule entre os grupos auxiliando-os nas eventuais dúvidas e orientando-os quando necessário.

Materiais complementares:

Orientações aos alunos sobre como usar o programa para elaboração do infográfico animado disponível aqui.

Guia de orientação para produção de infográfico disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após o término da elaboração do infográfico, solicite que os alunos usem o guia de orientações e verifiquem se atenderam aos requisitos solicitados nele, preenchendo-o.
  • Caso não seja possível finalizar a elaboração do infográfico nesta aula, isso poderá acontecer em casa ou em outras aulas. De qualquer forma, solicite que os alunos gravem o infográfico em pen drive ou salvem em nuvem e, também, enviem o arquivo para o e-mail deles e seu, para que possam revisá-lo e socializá-lo em outra aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Laboratório de informática para que os alunos possam acessar o programa disponível em <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019, voltado à elaboração de infográfico animado. Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, é possível agendar os computadores e os notebooks disponíveis na escola. Os alunos também poderão usar os próprios celulares.

Pen drive para salvar os infográficos.

Planejamento da produção do infográfico realizada anteriormente.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e as explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem encontrar dificuldades em produzir o gênero do discurso infográfico e em utilizar os recursos tecnológicos, o que pode ser superado com o programa disponível em <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019. O programa é gratuito e fácil de usar.

Lembramos que essa aula pode se desdobrar em outras aulas, conforme a necessidade de tempo dos alunos.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e diga-lhes que produzirão um infográfico animado.
  • Solicite que os alunos falem sobre as dificuldades que podem encontrar na tarefa de produzir um infográfico animado e como podem superá-las. Instigue, neste momento, o trabalho colaborativo entre os alunos, o apoio e a solidariedade entre os grupos, que poderão, se necessário, trocar informações entre si.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda todos os grupos e contribui para que haja interação entre os alunos.
  • Retome com os alunos os aspectos a ser pensados para a produção do infográfico. Passe a pergunta do slide no quadro ou a projete. É importante que os alunos relembrem as condições de produção do infográfico animado e tenham clareza sobre o papel social de quem produzirá este texto, ou seja, alunos do Ensino Fundamental, quem serão os leitores/receptores - alunos de outras turmas da mesma escola -, qual o objetivo da produção - realizar uma prática de estudo-; o objetivo do gênero, isto é, informar e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos; o espaço de circulação e o suporte do texto. Vocês podem combinar que os infográficos animados, além de ser apresentados para a turma, podem ser vistos também pelos alunos de outra turma ou série.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos um guia com perguntas que servirão de orientação para que produzam o infográfico animado. O guia está disponível em Materiais complementares. Discuta com os alunos eventuais dúvidas que surgirem sobre este material.
  • Entregue aos alunos ou projete as orientações sobre como usar o programa para elaboração do infográfico animado. As orientações estão disponíveis em Materiais complementares.
  • Solicite aos alunos que acessem o programa disponível em: <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>, acesso em: 5 jan. 2019 e, com base no planejamento já realizado, escolham um dos modelos disponibilizados para a elaboração dos infográficos, alimentando o modelo escolhido com as informações selecionadas anteriormente. Caso surjam dificuldades, solicite que os alunos com mais habilidades deem dicas e orientem os demais colegas.
  • Circule entre os grupos auxiliando-os nas eventuais dúvidas e orientando-os quando necessário.

Materiais complementares:

Orientações aos alunos sobre como usar o programa para elaboração do infográfico animado disponível aqui.

Guia de orientação para produção de infográfico disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após o término da elaboração do infográfico, solicite que os alunos usem o guia de orientações e verifiquem se atenderam aos requisitos solicitados nele, preenchendo-o.
  • Caso não seja possível finalizar a elaboração do infográfico nesta aula, isso poderá acontecer em casa ou em outras aulas. De qualquer forma, solicite que os alunos gravem o infográfico em pen drive ou salvem em nuvem e, também, enviem o arquivo para o e-mail deles e seu, para que possam revisá-lo e socializá-lo em outra aula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano