Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de uma entrevista escrita
Finalidade da aula: Planejar uma entrevista escrita para divulgação na internet, desde a decisão sobre quem entrevistar, até a elaboração do roteiro de perguntas, levando em consideração o suporte da publicação e trabalhando cooperativamente em pequenos grupos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais/Textualização/Revisão/edição de texto informativo e opinativo
Prática de linguagem:Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia; Cadernos dos alunos; Quadro.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;
Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;
Referências sobre o assunto:
RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: RIOLFI, C. (et al.) Ensino de Língua Portuguesa. São paulo: Thomson Learning, 2008.