15381
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de uma entrevista escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre entrevistas escritas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Planejamento de uma entrevista escrita

Finalidade da aula: Planejar uma entrevista escrita para divulgação na internet, desde a decisão sobre quem entrevistar, até a elaboração do roteiro de perguntas, levando em consideração o suporte da publicação e trabalhando cooperativamente em pequenos grupos.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Entrevista

Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais/Textualização/Revisão/edição de texto informativo e opinativo

Prática de linguagem:Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com projetor multimídia; Cadernos dos alunos; Quadro.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;

Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;

Referências sobre o assunto:

RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: RIOLFI, C. (et al.) Ensino de Língua Portuguesa. São paulo: Thomson Learning, 2008.


Código: LPO6_02SQA13

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas