Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis, papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo em relação à prosódia, ou mesmo se sentir tímidos no momento de se expor.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.
TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Peça para que os alunos se organizem em duplas de trabalho.
- Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles irão compartilhar os poemas produzidos nas aulas anteriores com outras duplas que desenvolveram a mesma temática.
- Retome com a sala, oralmente, quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Peça para que as duplas se organizem de acordo com a forma do poema que será produzido, ou seja, forma fixa ou livre, e compartilhem, oralmente, como foi o processo de produção dos poemas. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.
- Retome com os alunos os critérios de produção elencados na aula 14 desta sequência de planos de aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Peça para que as duplas troquem entre si os poemas, sempre trabalhando nas duplas que desenvolveram a mesma temática. O objetivo desta atividade é que os alunos observem se os colegas desenvolveram o poema de acordo com os critérios estabelecidos e, em seguida, troquem sugestões de melhoria entre si. Após o texto ser revisado por outra dupla, ele deve voltar para seus autores, que irão discutir as melhorias sugeridas e reformular o poema. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Peça para que os alunos compartilhem a etapa que eles mais gostaram ao longo do processo de pesquisa, produção e revisão; e qual foi a maior dificuldade que encontraram. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.