15380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Revisar os poemas de forma fixa e livre produzidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição/ construção da textualidade. Relação entre textos.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo em relação à prosódia, ou mesmo se sentir tímidos no momento de se expor.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas de trabalho.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles irão compartilhar os poemas produzidos nas aulas anteriores com outras duplas que desenvolveram a mesma temática.
  • Retome com a sala, oralmente, quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as duplas se organizem de acordo com a forma do poema que será produzido, ou seja, forma fixa ou livre, e compartilhem, oralmente, como foi o processo de produção dos poemas. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.
  • Retome com os alunos os critérios de produção elencados na aula 14 desta sequência de planos de aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as duplas troquem entre si os poemas, sempre trabalhando nas duplas que desenvolveram a mesma temática. O objetivo desta atividade é que os alunos observem se os colegas desenvolveram o poema de acordo com os critérios estabelecidos e, em seguida, troquem sugestões de melhoria entre si. Após o texto ser revisado por outra dupla, ele deve voltar para seus autores, que irão discutir as melhorias sugeridas e reformular o poema. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos compartilhem a etapa que eles mais gostaram ao longo do processo de pesquisa, produção e revisão; e qual foi a maior dificuldade que encontraram. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo em relação à prosódia, ou mesmo se sentir tímidos no momento de se expor.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas de trabalho.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles irão compartilhar os poemas produzidos nas aulas anteriores com outras duplas que desenvolveram a mesma temática.
  • Retome com a sala, oralmente, quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as duplas se organizem de acordo com a forma do poema que será produzido, ou seja, forma fixa ou livre, e compartilhem, oralmente, como foi o processo de produção dos poemas. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.
  • Retome com os alunos os critérios de produção elencados na aula 14 desta sequência de planos de aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as duplas troquem entre si os poemas, sempre trabalhando nas duplas que desenvolveram a mesma temática. O objetivo desta atividade é que os alunos observem se os colegas desenvolveram o poema de acordo com os critérios estabelecidos e, em seguida, troquem sugestões de melhoria entre si. Após o texto ser revisado por outra dupla, ele deve voltar para seus autores, que irão discutir as melhorias sugeridas e reformular o poema. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos compartilhem a etapa que eles mais gostaram ao longo do processo de pesquisa, produção e revisão; e qual foi a maior dificuldade que encontraram. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP31 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano