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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Radiciação como Operação Inversa da Potenciação

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Entender a radiciação como operação inversa da potenciação.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos Específicos

Entender a radiciação como operação inversa da potenciação.

Conceito-chave

Tabela de multiplicação, multiplicação de fatores iguais, potenciação e radiciação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca
  • Atividades impressas em folhas

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Inicie sua aula perguntando aos estudantes se eles conhecem a tabela de multiplicação, deixe que eles digam o que acham que é. Depois dessa primeira rodada de respostas, mostre a tabela, pergunte se eles já tinham visto este tipo de tabela e se sabem como usá-la. Para finalizar o aquecimento, desenhe uma tabela de multiplicação no quadro seguindo o modelo do slide e faça perguntas como: “quanto é 3 x 4, qual é o resultado de 2 x 5, qual o produto de 4 x 2, qual é o resultado de 5 x 0?”. A cada resposta, vá preenchendo a tabela que foi feita no quadro.

Propósito: Fazer com que os estudantes entendam como funciona a tabela de multiplicação, ela servirá como ponto de partida para alcançar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • O que é uma tabela de multiplicação?
  • Vocês já tinham visto uma tabela de multiplicação? Sabem como usá-la?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Inicie sua aula perguntando aos estudantes se eles conhecem a tabela de multiplicação, deixe que eles digam o que acham que é. Depois dessa primeira rodada de respostas, mostre a tabela, pergunte se eles já tinham visto este tipo de tabela e se sabem como usá-la. Para finalizar o aquecimento, desenhe uma tabela de multiplicação no quadro seguindo o modelo do slide e faça perguntas como: “quanto é 3 x 4, qual é o resultado de 2 x 5, qual o produto de 4 x 2, qual é o resultado de 5 x 0?”. A cada resposta, vá preenchendo a tabela que foi feita no quadro.

Propósito: Fazer com que os estudantes entendam como funciona a tabela de multiplicação, ela servirá como ponto de partida para alcançar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • O que é uma tabela de multiplicação?
  • Vocês já tinham visto uma tabela de multiplicação? Sabem como usá-la?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Inicie sua aula perguntando aos estudantes se eles conhecem a tabela de multiplicação, deixe que eles digam o que acham que é. Depois dessa primeira rodada de respostas, mostre a tabela, pergunte se eles já tinham visto este tipo de tabela e se sabem como usá-la. Para finalizar o aquecimento, desenhe uma tabela de multiplicação no quadro seguindo o modelo do slide e faça perguntas como: “quanto é 3 x 4, qual é o resultado de 2 x 5, qual o produto de 4 x 2, qual é o resultado de 5 x 0?”. A cada resposta, vá preenchendo a tabela que foi feita no quadro.

Propósito: Fazer com que os estudantes entendam como funciona a tabela de multiplicação, ela servirá como ponto de partida para alcançar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • O que é uma tabela de multiplicação?
  • Vocês já tinham visto uma tabela de multiplicação? Sabem como usá-la?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientações: Esclareça aos alunos que esta relação entre o número de quadradinhos e a multiplicação permanece para qualquer valor e que sempre que multiplicamos dois números iguais podemos representar com uma potência de expoente 2, por exemplo: 5 x 5 pode ser representado por 5². Para finalizar a sistematização, exponha para os alunos que sempre que tiver um número no qual se deseja saber qual potência de expoente 2 que o gerou, usa-se a raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do que foi trabalhado nesta aula.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientações: Esclareça aos alunos que esta relação entre o número de quadradinhos e a multiplicação permanece para qualquer valor e que sempre que multiplicamos dois números iguais podemos representar com uma potência de expoente 2, por exemplo: 5 x 5 pode ser representado por 5². Para finalizar a sistematização, exponha para os alunos que sempre que tiver um número no qual se deseja saber qual potência de expoente 2 que o gerou, usa-se a raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do que foi trabalhado nesta aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Conclua tudo o que foi apresentado e discutido na aula da forma mais resumida possível.

Propósito: Fazer o encerramento do que foi trabalhado nesta aula.

Discuta com a Turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu ou discutimos hoje em aula?
  • Você ainda tem alguma dúvida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 18 e 19)

Orientações: Projete o slide, ou escreva no quadro as informações contidas nele, ou ainda, faça cópias impressas para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Anote os comentários dos alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de uma situação-problema envolvendo a relação entre potenciação e radiciação.

Discuta com a Turma:

  • Qual é o padrão de crescimento dessa planta?
  • De que forma você pode representar este tipo de crescimento?
  • A partir da quantidade de folhas tem como descobrir quantas semanas já tem esta planta?
  • Como você pode representar esta situação?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 18 e 19)

Orientações: Projete o slide, ou escreva no quadro as informações contidas nele, ou ainda, faça cópias impressas para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Anote os comentários dos alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de uma situação-problema envolvendo a relação entre potenciação e radiciação.

Discuta com a Turma:

  • Qual é o padrão de crescimento dessa planta?
  • De que forma você pode representar este tipo de crescimento?
  • A partir da quantidade de folhas tem como descobrir quantas semanas já tem esta planta?
  • Como você pode representar esta situação?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos Específicos

Entender a radiciação como operação inversa da potenciação.

Conceito-chave

Tabela de multiplicação, multiplicação de fatores iguais, potenciação e radiciação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca
  • Atividades impressas em folhas
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Inicie sua aula perguntando aos estudantes se eles conhecem a tabela de multiplicação, deixe que eles digam o que acham que é. Depois dessa primeira rodada de respostas, mostre a tabela, pergunte se eles já tinham visto este tipo de tabela e se sabem como usá-la. Para finalizar o aquecimento, desenhe uma tabela de multiplicação no quadro seguindo o modelo do slide e faça perguntas como: “quanto é 3 x 4, qual é o resultado de 2 x 5, qual o produto de 4 x 2, qual é o resultado de 5 x 0?”. A cada resposta, vá preenchendo a tabela que foi feita no quadro.

Propósito: Fazer com que os estudantes entendam como funciona a tabela de multiplicação, ela servirá como ponto de partida para alcançar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • O que é uma tabela de multiplicação?
  • Vocês já tinham visto uma tabela de multiplicação? Sabem como usá-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Inicie sua aula perguntando aos estudantes se eles conhecem a tabela de multiplicação, deixe que eles digam o que acham que é. Depois dessa primeira rodada de respostas, mostre a tabela, pergunte se eles já tinham visto este tipo de tabela e se sabem como usá-la. Para finalizar o aquecimento, desenhe uma tabela de multiplicação no quadro seguindo o modelo do slide e faça perguntas como: “quanto é 3 x 4, qual é o resultado de 2 x 5, qual o produto de 4 x 2, qual é o resultado de 5 x 0?”. A cada resposta, vá preenchendo a tabela que foi feita no quadro.

Propósito: Fazer com que os estudantes entendam como funciona a tabela de multiplicação, ela servirá como ponto de partida para alcançar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • O que é uma tabela de multiplicação?
  • Vocês já tinham visto uma tabela de multiplicação? Sabem como usá-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Inicie sua aula perguntando aos estudantes se eles conhecem a tabela de multiplicação, deixe que eles digam o que acham que é. Depois dessa primeira rodada de respostas, mostre a tabela, pergunte se eles já tinham visto este tipo de tabela e se sabem como usá-la. Para finalizar o aquecimento, desenhe uma tabela de multiplicação no quadro seguindo o modelo do slide e faça perguntas como: “quanto é 3 x 4, qual é o resultado de 2 x 5, qual o produto de 4 x 2, qual é o resultado de 5 x 0?”. A cada resposta, vá preenchendo a tabela que foi feita no quadro.

Propósito: Fazer com que os estudantes entendam como funciona a tabela de multiplicação, ela servirá como ponto de partida para alcançar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • O que é uma tabela de multiplicação?
  • Vocês já tinham visto uma tabela de multiplicação? Sabem como usá-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)

Orientações: Projete o slide, ou entregue cópias da atividade aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a relação observada por Paula, Fernando e Cris. Em seguida, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta relação, incentive-os a verificar se esta relação permanece para outros valores maiores que 4 x 4, fazendo a generalização. Deixe que os alunos se apropriem das representações na forma de potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o produto de fatores iguais e o número de quadradinhos na tabela de multiplicação, fazendo a relação com as potências de expoente 2 e a operação inversa que é a raiz quadrada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 a 14)

Orientações: Priorize a forma como seus alunos responderam, convide-os para apresentar seus pensamentos e soluções e deixe um espaço aberto para que antes de você, outros alunos possam argumentar e corrigir conceitos errôneos que eles mesmos tenham utilizado. Em seguida, você pode apresentar a relação que existe entre o resultado da multiplicação e a quantidade de quadrinhos verdes presentes em cada tabela de multiplicação, demonstrando essa relação de forma genérica n x n que pode ser representada na forma , retome a relação entre multiplicação de fatores iguais e potências, finalize fazendo a relação entre potências de expoente dois e raiz quadrada.

Propósito: Discutir as possíveis soluções da Atividade Principal encontradas pelos alunos e demonstrar a relação entre o número de quadrinhos e o resultado da multiplicação.

Discuta com a Turma:

  • Se forem 25 quadradinhos, qual multiplicação de fatores iguais teremos?
  • Tendo 3 x 3 = 9 e 3² = 9, que o expoente 2 representa para o número?
  • Se 3² = 9 e ?9 = 3, o que representa essa comparação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientações: Esclareça aos alunos que esta relação entre o número de quadradinhos e a multiplicação permanece para qualquer valor e que sempre que multiplicamos dois números iguais podemos representar com uma potência de expoente 2, por exemplo: 5 x 5 pode ser representado por 5². Para finalizar a sistematização, exponha para os alunos que sempre que tiver um número no qual se deseja saber qual potência de expoente 2 que o gerou, usa-se a raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do que foi trabalhado nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientações: Esclareça aos alunos que esta relação entre o número de quadradinhos e a multiplicação permanece para qualquer valor e que sempre que multiplicamos dois números iguais podemos representar com uma potência de expoente 2, por exemplo: 5 x 5 pode ser representado por 5². Para finalizar a sistematização, exponha para os alunos que sempre que tiver um número no qual se deseja saber qual potência de expoente 2 que o gerou, usa-se a raiz quadrada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do que foi trabalhado nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Conclua tudo o que foi apresentado e discutido na aula da forma mais resumida possível.

Propósito: Fazer o encerramento do que foi trabalhado nesta aula.

Discuta com a Turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu ou discutimos hoje em aula?
  • Você ainda tem alguma dúvida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 18 e 19)

Orientações: Projete o slide, ou escreva no quadro as informações contidas nele, ou ainda, faça cópias impressas para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Anote os comentários dos alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de uma situação-problema envolvendo a relação entre potenciação e radiciação.

Discuta com a Turma:

  • Qual é o padrão de crescimento dessa planta?
  • De que forma você pode representar este tipo de crescimento?
  • A partir da quantidade de folhas tem como descobrir quantas semanas já tem esta planta?
  • Como você pode representar esta situação?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 18 e 19)

Orientações: Projete o slide, ou escreva no quadro as informações contidas nele, ou ainda, faça cópias impressas para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Anote os comentários dos alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de uma situação-problema envolvendo a relação entre potenciação e radiciação.

Discuta com a Turma:

  • Qual é o padrão de crescimento dessa planta?
  • De que forma você pode representar este tipo de crescimento?
  • A partir da quantidade de folhas tem como descobrir quantas semanas já tem esta planta?
  • Como você pode representar esta situação?

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Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

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