Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de poemas de forma fixa e livre
Finalidade da aula: Proporcionar aos alunos que se engajem ativamente na produção e na revisão de um poema composto de versos livres e de versos fixos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição/ Construção da textualidade. Relação entre textos.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51/EF67LP31
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
,
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, telefone, lápis, papel.
Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em inserir e relacionar os recursos visuais com a produção textual e podem não ter se apropriado dos conceitos de verso fixo.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord. geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia”, p. 83-98.
TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.
Código: LPO7_06SQA14
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
AULA 01
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes