15378
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Produção de poemas de forma fixa e livre

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre a produção e a revisão de um poema composto de versos livres e de versos fixos.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

,

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, telefone, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em inserir e relacionar os recursos visuais com a produção textual e podem não ter se apropriado dos conceitos de verso fixo.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord. geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia”, p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas. É importante que estas duplas se mantenham ao longo de todo o processo de pesquisa e produção dos textos.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles produzirão a primeira versão do poema, que pode ser de forma fixa ou livre.
  • Retome com a sala quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas e registre no quadro estas informações. Se houver dúvidas sobre esta questão, retome a aula 13 desta sequência de planos de aula e elabore uma nova tabela compilando as informações de todos os grupos. Você pode compartilhar esta tabela com toda a sala, se julgar necessário.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as duplas se organizem em quartetos de acordo com a forma do poema que será produzido, ou seja, forma fixa ou livre. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre e de forma fixa. É importante especificar o que será avaliado em cada uma das formas dos poemas.
  • Relembre com os alunos quais são os elementos primordiais na produção de um poema, por exemplo: a adequação à temática; a composição dos versos e das estrofes com ou sem um padrão estabelecido; a presença ou não de rimas; o vocabulário escolhido; a linha de raciocínio desenvolvida ao longo do poema; a escolha do eu-lírico condizente com a temática escolhida; a adequação à língua portuguesa. Assim, nos poemas de forma livre, por exemplo, pode ser avaliado: padrão de versos, estrofes e rimas.Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.
  • Explique que estes critérios serão utilizados tanto para nortear a produção dos textos quanto para a avaliação final.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos que tragam de casa algumas imagens e palavras que se relacionem com a temática que eles escolheram. Instigue-os que trabalharão com poemas de forma fixa a apresentar palavras com as quais eles possam desenvolver rimas.
  • Cole as imagens e palavras no quadro e explique que, ao escrever um poema, metáforas e comparações são recursos que dão materialidade ao texto. Se julgar necessário, retome com os alunos os conceitos de metáfora e comparação trabalhados nas aulas 7 a 9 desta sequência de planos. O importante, neste momento, é que os alunos percebam que o texto pode surgir com base em uma imagem, uma cena, uma figura. Qualquer pessoa faz uso de imagens em sua linguagem. As figuras podem levar a imagens previsíveis, mas também podem criar analogias inusitadas.
  • Explique aos alunos que eles devem trabalhar esta “transposição” entre imagem e palavra criando seus próprios poemas com base no “mural de poemas”. Com base nas imagens e nas palavras que os alunos trouxeram e que estão disponíveis no quadro, eles devem iniciar a criação dos textos.
  • Circule entre os alunos para sanar eventuais dúvidas que possam surgir. Se julgar necessário, leve de casa alguns poemas que abordam as temáticas escolhidas pelos grupos. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Circule entre os grupo e explique que, juntos, eles deverão revisar os critérios que servirão de base para a produção textual dos grupos.
  • Peça para que os alunos releiam o que produziram e comparem com os critérios estabelecidos, registrando quais mudanças podem ser realizadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

,

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, telefone, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em inserir e relacionar os recursos visuais com a produção textual e podem não ter se apropriado dos conceitos de verso fixo.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord. geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia”, p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas. É importante que estas duplas se mantenham ao longo de todo o processo de pesquisa e produção dos textos.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles produzirão a primeira versão do poema, que pode ser de forma fixa ou livre.
  • Retome com a sala quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas e registre no quadro estas informações. Se houver dúvidas sobre esta questão, retome a aula 13 desta sequência de planos de aula e elabore uma nova tabela compilando as informações de todos os grupos. Você pode compartilhar esta tabela com toda a sala, se julgar necessário.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as duplas se organizem em quartetos de acordo com a forma do poema que será produzido, ou seja, forma fixa ou livre. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre e de forma fixa. É importante especificar o que será avaliado em cada uma das formas dos poemas.
  • Relembre com os alunos quais são os elementos primordiais na produção de um poema, por exemplo: a adequação à temática; a composição dos versos e das estrofes com ou sem um padrão estabelecido; a presença ou não de rimas; o vocabulário escolhido; a linha de raciocínio desenvolvida ao longo do poema; a escolha do eu-lírico condizente com a temática escolhida; a adequação à língua portuguesa. Assim, nos poemas de forma livre, por exemplo, pode ser avaliado: padrão de versos, estrofes e rimas.Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.
  • Explique que estes critérios serão utilizados tanto para nortear a produção dos textos quanto para a avaliação final.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos que tragam de casa algumas imagens e palavras que se relacionem com a temática que eles escolheram. Instigue-os que trabalharão com poemas de forma fixa a apresentar palavras com as quais eles possam desenvolver rimas.
  • Cole as imagens e palavras no quadro e explique que, ao escrever um poema, metáforas e comparações são recursos que dão materialidade ao texto. Se julgar necessário, retome com os alunos os conceitos de metáfora e comparação trabalhados nas aulas 7 a 9 desta sequência de planos. O importante, neste momento, é que os alunos percebam que o texto pode surgir com base em uma imagem, uma cena, uma figura. Qualquer pessoa faz uso de imagens em sua linguagem. As figuras podem levar a imagens previsíveis, mas também podem criar analogias inusitadas.
  • Explique aos alunos que eles devem trabalhar esta “transposição” entre imagem e palavra criando seus próprios poemas com base no “mural de poemas”. Com base nas imagens e nas palavras que os alunos trouxeram e que estão disponíveis no quadro, eles devem iniciar a criação dos textos.
  • Circule entre os alunos para sanar eventuais dúvidas que possam surgir. Se julgar necessário, leve de casa alguns poemas que abordam as temáticas escolhidas pelos grupos. Caso seja necessário, esta atividade pode ser desenvolvida em mais de uma aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Circule entre os grupo e explique que, juntos, eles deverão revisar os critérios que servirão de base para a produção textual dos grupos.
  • Peça para que os alunos releiam o que produziram e comparem com os critérios estabelecidos, registrando quais mudanças podem ser realizadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP31 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano