Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Era uma vez nosso conto de fadas: Planejamento
Finalidade da aula: Planejar a produção textual de um conto de fadas, escolhendo os seus aspectos principais a fim de organizar uma sequência linguística lógica. Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de planejamento de produção textual, lápis, borracha e livros com diferentes títulos de contos de fadas para servir de inspiração.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de levantar os aspectos principais e seguir uma lógica de sequência para colaborar com a produção.
Referências sobre o assunto:
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.
KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Código: LPO2_02SQA13
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes