Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A formação do grupo teatral: uma construção do trabalho em equipe
Finalidade da aula: Pensar a preparação das esquetes e conduzir as etapas de um ensaio. Proporcionar uma reflexão sobre o trabalho em equipe, o respeito, a convivência e a ética.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Relação entre textos / Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade da BNCC: EF69LP50; EF69LP51.
Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; bloco de notas para que eles registrem o planejamento de suas esquetes e os materiais necessários à encenação, em data posterior.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter pouca familiaridade com o teatro ou mesmo nunca terem assistido a uma peça. Desse modo, alguns podem apresentar limitações nas execuções das atividades, razão pela qual o professor deve respeitar a capacidade dos estudantes e evitar julgamentos positivos X negativos. No que diz respeito à construção do ensaio e à avaliação da performance nessa tarefa, os grupos podem não perceber se alcançaram ou não os objetivos previstos.
Referências no assunto:
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-curitibaii_arte_pdp_marcelo_cabarrao_santos.pdf Acesso em: 16 dez 2018.
Código: LPO8_02SQA15
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes