15372
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Editando um texto de Instrução de Montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre edição de um texto de edição de montagem

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Papel pardo ou folha sulfite grande, datashow, computador ou notebook (se for realizada em sala de aula), tabela usada na aula anterior (aula 14).

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero texto instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.

Dificuldades antecipadas: Para os alunos não-alfabetizados ou em processo de construção da escrita, a dificuldade pode concentrar-se em seguir a leitura, mesmo sendo esta, compartilhada, identificando as alterações necessárias. Os alunos também podem apresentar dificuldade na digitação, se este não for um recurso muito usado na escola por eles.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que, nesta aula, farão a edição do texto de instrução de montagem da peteca. Diga que primeiro farão a revisão final e depois a edição para que possa ser entregue para a professora do 1º ano.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto produzido coletivamente na aula anterior em papel pardo, sulfite grande ou no próprio quadro.
  • Organize os alunos mantendo os grupos que produziram o texto de instrução de montagem.
  • Entregue para cada grupo a tabela de avaliação que fizeram na aula anterior.
  • Diga aos alunos que nesta aula farão a revisão do texto de instrução de montagem da peteca.
  • Explique aos grupos que fazer a revisão do texto significa observar aquilo que precisa ser melhorado e aperfeiçoar as partes do texto no que diz respeito à escrita e à formatação do mesmo. Um texto de instrução de montagem precisa ter orientações claras para que possa ser compreendido e utilizado pelo leitor.
  • Proponha aos alunos a leitura compartilhada do texto e depois o questionamento de cada uma das questões da tabela, de forma que coletivamente identifiquem se falta alguma informação.
  • Diga que você continuará sendo o escriba, durante a revisão do texto e que ela também será coletiva.
  • Conduza esse momento com algumas questões:
  • Vocês gostariam de mudar algo no título ou ele já expressa qual é o assunto do texto? Consultem a tabela de avaliação que vocês fizeram e compartilhem o que identificaram de errado ou que poderia ser melhorado.

Aqui espera-se que os alunos lembrem que o objetivo do título é apresentar o assunto do texto, nesse caso, como se monta uma peteca. Dessa forma, devem indicar se o título está ou não cumprindo essa função. A análise da tabela pode identificar algumas novas propostas de título, contudo o ideal é que façam a revisão em si do texto e não refaçam questões já analisadas.

  • Ainda consultando a tabela, vamos revisar a segunda parte do texto: os materiais usados na montagem. Essa parte do texto está estruturada de maneira clara? Há algum material que está faltando?

Aqui espera-se que os alunos confiram a lista de materiais e a forma como estão organizados. Caso os alunos não sugiram, conduza a discussão para que percebam que a estrutura dessa parte em forma de lista, é mais clara para os alunos do 1º ano (que costumam trabalhar com esse gênero) do que elencado num único parágrafo com os materiais separados por vírgula.

  • E os passos de montagem, estão todos completos ou vocês acham que tem alguma etapa que precisa ser melhorada? Tem alguma informação que pode ser retirada ou colocada sobre a maneira como se monta?

Aqui espera-se que os alunos, já tendo feito a avaliação do texto na aula anterior, consultem essa tabela avaliativa, identifiquem e compartilhem em cada passo de montagem o que está faltando ou algo que possa estar confuso e que podem melhorar.

  • Nessa parte dos passos de montagem, faça a leitura de cada passo e depois questione se há necessidade de mudar ou acrescentar algo. A sua leitura tornará o processo mais rápido e ficará mais fácil dos alunos perceberem se o texto tem o sentido que precisa para ser compreendido. Como aqui, o desafio é a reflexão e revisão do texto e não a leitura em si, então não há problema que você seja o leitor. Durante essa reflexão, caso os alunos não indiquem, você deverá levá-los a perceber as palavras que estão repetitivas ou trechos em que não está claro o que precisa ser feito, já indicando as possíveis alterações necessárias.
  • Para finalizar esse momento de revisão, faça uma nova leitura do texto com todas as modificações realizadas e retome possíveis informações, como: repetições de palavras, substituições ou exclusões, bem como acréscimo de alguma palavra que torne o texto ainda melhor.

Materiais complementares: Para acessar a tabela, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesse segundo momento, após a revisão do texto, ele será editado.
  • Explique aos alunos que agora precisam pensar em como este texto será apresentado para a professora do 1º ano.
  • Pergunte a eles como eles costumam ver e receber os textos já trabalhados e outros que encontram em revistas, jornais etc. Espera-se que eles respondam que os textos normalmente são digitados, ou que são escritos com letra imprensa (provavelmente não usarão essa linguagem, mas a expressarão de maneira que seja esse o significado) .
  • A partir dessa descoberta que pode ser conduzida por você, sugira que a digitação do texto é uma boa forma apresentá-lo. Assim, precisam pensar em como diagramar esse texto. Explique que diagramação é a forma como o texto será apresentado ao leitor.
  • Para isso será necessário o uso da sala de informática ou o uso do computador na sala de aula com um datashow. Essa segunda opção é até mais viável, se for possível realizá-la, pois com o datashow a sala vai acompanhando a diagramação do texto.
  • Como a sala está dividida em grupos, explique que cada grupo editará uma parte do texto: um grupo ficará com o título, outro com os materiais necessários e os demais se dividirão nos passos de montagem.
  • Peça para que um aluno do primeiro grupo, escolhido por você digite o título do texto.
  • Enquanto um representante de cada grupo digita o texto, proponha aos outros integrantes dos grupos, que façam um desenho ilustrando cada uma das etapas (uma etapa por grupo, correspondente ao que cada representante está digitando). Essas imagens podem ser escaneadas e usadas como ilustrações no texto.
  • Após a digitação, questione a sala se está tudo certo com o título.
  • Em seguida, faça o mesmo com a lista de materiais usados na montagem e depois nos passos de montagem. E assim, sucessivamente, até o final do texto.
  • As habilidades que envolvem essa aula estão relacionadas ao uso de programas como Word (editor de texto), mas caso seja um recurso que você não possui, use a escrita manual para a formatação do texto, o importante é que os alunos vejam e participem deste momento de organizar a diagramação do texto por eles produzido.
  • Esse momento também é de revisão pois à medida que os alunos digitam vá questionando:
  • Está tudo certo? As palavras foram digitadas corretamente?
  • Como deve ser o início do título, de cada palavra da lista e das etapas dos passos de montagem?

Aqui espera-se que os alunos retomem a questão do ponto final e da letra maiúscula, já trabalhados, pois também estes são características do texto e fazem parte da questão de revisão e edição do texto.

  • À medida que os grupos digitam, vá fazendo intervenções quanto ao uso do teclado na digitação (como acentuar, usar a letra maiúscula, dar espaço entre as palavras e ir para outra linha, parágrafo etc). Caso essas questões ainda sejam difíceis para algum aluno, você mesmo pode resolvê-las demonstrando para os alunos.
  • O que espera-se dos alunos nesse momento, é que tenham esse contato (se não acontece na rotina da escola) com as ferramentas digitais e que percebam que elas podem e devem ser usadas para a conclusão de uma proposta de trabalho, como a que estão fazendo: produção de um texto de instrução de montagem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para fazer o fechamento da aula, faça a leitura coletiva do texto e levante algumas questões tais como:
  • A professora do 1º ano conseguirá trabalhar o texto com seus alunos? Ele está claro?

Aqui espera-se que os alunos, tendo feito a leitura do texto, percebam como a revisão do texto permitiu que ele ficasse mais claro, pois esse momento não é mais de mudança, mas de avaliação, de percepção da construção que fizeram.

  • O texto atingiu seu objetivo de ensinar os alunos do 1º ano?

Aqui espera-se que os alunos identifiquem o objetivo do texto de instrução produzido: ensinar a construir a peteca e se de fato a linguagem por eles usada ficou clara e de acordo com o público (alunos do 1º ano).

  • É importante que você retome nesse momento o início da produção, questionando como o texto estava e quais as mudanças que ele precisou passar para chegar no ponto de ser entregue para a professora, perguntando por exemplo, sobre as partes do texto, como estavam no começo e como ficaram após a finalização da produção.
  • Espera-se que os alunos percebam as mudanças citando, por exemplo que, no início da produção os materiais não estavam todos os organizados, as frases dos passos de montagem estavam divididas em mais partes ou mais longas ou ainda não muito claras, que o título passou por várias mudanças até chegar no resultado final etc. Cada turma fará suas reflexões, de acordo com a forma como foi conduzida e a partir de suas apreensões em relação ao gênero trabalhado. O importante é que percebam essas mudanças, identificando o processo de produção do texto de instrução de montagem da peteca: que passa pelo planejamento, elaboração, revisão e edição do texto.
  • Com o texto pronto, coloque junto de cada etapa os desenhos que os grupos produziram. Essa ação de escanear e inserir no texto deverá ser realizada por você ou com a ajuda do professor do laboratório de informática (caso tenha em sua escola).
  • Agora, é só entregar o texto para a professora do 1º ano! É interessante que os alunos participem desta entrega!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Papel pardo ou folha sulfite grande, datashow, computador ou notebook (se for realizada em sala de aula), tabela usada na aula anterior (aula 14).

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero texto instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.

Dificuldades antecipadas: Para os alunos não-alfabetizados ou em processo de construção da escrita, a dificuldade pode concentrar-se em seguir a leitura, mesmo sendo esta, compartilhada, identificando as alterações necessárias. Os alunos também podem apresentar dificuldade na digitação, se este não for um recurso muito usado na escola por eles.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que, nesta aula, farão a edição do texto de instrução de montagem da peteca. Diga que primeiro farão a revisão final e depois a edição para que possa ser entregue para a professora do 1º ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto produzido coletivamente na aula anterior em papel pardo, sulfite grande ou no próprio quadro.
  • Organize os alunos mantendo os grupos que produziram o texto de instrução de montagem.
  • Entregue para cada grupo a tabela de avaliação que fizeram na aula anterior.
  • Diga aos alunos que nesta aula farão a revisão do texto de instrução de montagem da peteca.
  • Explique aos grupos que fazer a revisão do texto significa observar aquilo que precisa ser melhorado e aperfeiçoar as partes do texto no que diz respeito à escrita e à formatação do mesmo. Um texto de instrução de montagem precisa ter orientações claras para que possa ser compreendido e utilizado pelo leitor.
  • Proponha aos alunos a leitura compartilhada do texto e depois o questionamento de cada uma das questões da tabela, de forma que coletivamente identifiquem se falta alguma informação.
  • Diga que você continuará sendo o escriba, durante a revisão do texto e que ela também será coletiva.
  • Conduza esse momento com algumas questões:
  • Vocês gostariam de mudar algo no título ou ele já expressa qual é o assunto do texto? Consultem a tabela de avaliação que vocês fizeram e compartilhem o que identificaram de errado ou que poderia ser melhorado.

Aqui espera-se que os alunos lembrem que o objetivo do título é apresentar o assunto do texto, nesse caso, como se monta uma peteca. Dessa forma, devem indicar se o título está ou não cumprindo essa função. A análise da tabela pode identificar algumas novas propostas de título, contudo o ideal é que façam a revisão em si do texto e não refaçam questões já analisadas.

  • Ainda consultando a tabela, vamos revisar a segunda parte do texto: os materiais usados na montagem. Essa parte do texto está estruturada de maneira clara? Há algum material que está faltando?

Aqui espera-se que os alunos confiram a lista de materiais e a forma como estão organizados. Caso os alunos não sugiram, conduza a discussão para que percebam que a estrutura dessa parte em forma de lista, é mais clara para os alunos do 1º ano (que costumam trabalhar com esse gênero) do que elencado num único parágrafo com os materiais separados por vírgula.

  • E os passos de montagem, estão todos completos ou vocês acham que tem alguma etapa que precisa ser melhorada? Tem alguma informação que pode ser retirada ou colocada sobre a maneira como se monta?

Aqui espera-se que os alunos, já tendo feito a avaliação do texto na aula anterior, consultem essa tabela avaliativa, identifiquem e compartilhem em cada passo de montagem o que está faltando ou algo que possa estar confuso e que podem melhorar.

  • Nessa parte dos passos de montagem, faça a leitura de cada passo e depois questione se há necessidade de mudar ou acrescentar algo. A sua leitura tornará o processo mais rápido e ficará mais fácil dos alunos perceberem se o texto tem o sentido que precisa para ser compreendido. Como aqui, o desafio é a reflexão e revisão do texto e não a leitura em si, então não há problema que você seja o leitor. Durante essa reflexão, caso os alunos não indiquem, você deverá levá-los a perceber as palavras que estão repetitivas ou trechos em que não está claro o que precisa ser feito, já indicando as possíveis alterações necessárias.
  • Para finalizar esse momento de revisão, faça uma nova leitura do texto com todas as modificações realizadas e retome possíveis informações, como: repetições de palavras, substituições ou exclusões, bem como acréscimo de alguma palavra que torne o texto ainda melhor.

Materiais complementares: Para acessar a tabela, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesse segundo momento, após a revisão do texto, ele será editado.
  • Explique aos alunos que agora precisam pensar em como este texto será apresentado para a professora do 1º ano.
  • Pergunte a eles como eles costumam ver e receber os textos já trabalhados e outros que encontram em revistas, jornais etc. Espera-se que eles respondam que os textos normalmente são digitados, ou que são escritos com letra imprensa (provavelmente não usarão essa linguagem, mas a expressarão de maneira que seja esse o significado) .
  • A partir dessa descoberta que pode ser conduzida por você, sugira que a digitação do texto é uma boa forma apresentá-lo. Assim, precisam pensar em como diagramar esse texto. Explique que diagramação é a forma como o texto será apresentado ao leitor.
  • Para isso será necessário o uso da sala de informática ou o uso do computador na sala de aula com um datashow. Essa segunda opção é até mais viável, se for possível realizá-la, pois com o datashow a sala vai acompanhando a diagramação do texto.
  • Como a sala está dividida em grupos, explique que cada grupo editará uma parte do texto: um grupo ficará com o título, outro com os materiais necessários e os demais se dividirão nos passos de montagem.
  • Peça para que um aluno do primeiro grupo, escolhido por você digite o título do texto.
  • Enquanto um representante de cada grupo digita o texto, proponha aos outros integrantes dos grupos, que façam um desenho ilustrando cada uma das etapas (uma etapa por grupo, correspondente ao que cada representante está digitando). Essas imagens podem ser escaneadas e usadas como ilustrações no texto.
  • Após a digitação, questione a sala se está tudo certo com o título.
  • Em seguida, faça o mesmo com a lista de materiais usados na montagem e depois nos passos de montagem. E assim, sucessivamente, até o final do texto.
  • As habilidades que envolvem essa aula estão relacionadas ao uso de programas como Word (editor de texto), mas caso seja um recurso que você não possui, use a escrita manual para a formatação do texto, o importante é que os alunos vejam e participem deste momento de organizar a diagramação do texto por eles produzido.
  • Esse momento também é de revisão pois à medida que os alunos digitam vá questionando:
  • Está tudo certo? As palavras foram digitadas corretamente?
  • Como deve ser o início do título, de cada palavra da lista e das etapas dos passos de montagem?

Aqui espera-se que os alunos retomem a questão do ponto final e da letra maiúscula, já trabalhados, pois também estes são características do texto e fazem parte da questão de revisão e edição do texto.

  • À medida que os grupos digitam, vá fazendo intervenções quanto ao uso do teclado na digitação (como acentuar, usar a letra maiúscula, dar espaço entre as palavras e ir para outra linha, parágrafo etc). Caso essas questões ainda sejam difíceis para algum aluno, você mesmo pode resolvê-las demonstrando para os alunos.
  • O que espera-se dos alunos nesse momento, é que tenham esse contato (se não acontece na rotina da escola) com as ferramentas digitais e que percebam que elas podem e devem ser usadas para a conclusão de uma proposta de trabalho, como a que estão fazendo: produção de um texto de instrução de montagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para fazer o fechamento da aula, faça a leitura coletiva do texto e levante algumas questões tais como:
  • A professora do 1º ano conseguirá trabalhar o texto com seus alunos? Ele está claro?

Aqui espera-se que os alunos, tendo feito a leitura do texto, percebam como a revisão do texto permitiu que ele ficasse mais claro, pois esse momento não é mais de mudança, mas de avaliação, de percepção da construção que fizeram.

  • O texto atingiu seu objetivo de ensinar os alunos do 1º ano?

Aqui espera-se que os alunos identifiquem o objetivo do texto de instrução produzido: ensinar a construir a peteca e se de fato a linguagem por eles usada ficou clara e de acordo com o público (alunos do 1º ano).

  • É importante que você retome nesse momento o início da produção, questionando como o texto estava e quais as mudanças que ele precisou passar para chegar no ponto de ser entregue para a professora, perguntando por exemplo, sobre as partes do texto, como estavam no começo e como ficaram após a finalização da produção.
  • Espera-se que os alunos percebam as mudanças citando, por exemplo que, no início da produção os materiais não estavam todos os organizados, as frases dos passos de montagem estavam divididas em mais partes ou mais longas ou ainda não muito claras, que o título passou por várias mudanças até chegar no resultado final etc. Cada turma fará suas reflexões, de acordo com a forma como foi conduzida e a partir de suas apreensões em relação ao gênero trabalhado. O importante é que percebam essas mudanças, identificando o processo de produção do texto de instrução de montagem da peteca: que passa pelo planejamento, elaboração, revisão e edição do texto.
  • Com o texto pronto, coloque junto de cada etapa os desenhos que os grupos produziram. Essa ação de escanear e inserir no texto deverá ser realizada por você ou com a ajuda do professor do laboratório de informática (caso tenha em sua escola).
  • Agora, é só entregar o texto para a professora do 1º ano! É interessante que os alunos participem desta entrega!

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano