15371
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Artigo de divulgação científica: é possível prever o que será dito a seguir?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre os mecanismos de coesão sequencial.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Gabriella Fonseca
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Artigo de divulgação científica: é possível prever o que será dito a seguir?

Finalidade da aula: Manipular os mecanismos de coesão sequencial em virtude da progressão textual em um artigo de divulgação científica, de modo a preencher as lacunas em branco no texto.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe. Textualização. Progressão Temática.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13/ EF89LP29

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

 

Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso, caneta.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de reconhecer aos mecanismos de coesão textual que estabelecem a progressão textual.

 

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto. Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa.  Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.


Código: LPO8_14ATS02

(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas