15371
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Artigo de divulgação científica: é possível prever o que será dito a seguir?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre os mecanismos de coesão sequencial.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso, caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de reconhecer aos mecanismos de coesão textual que estabelecem a progressão textual.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto. Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que deverão organizar um texto e utilizar os mecanismos de coesão sequencial para melhor articulá-lo.

Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, retome com os alunos o conceito de artigo de divulgação científica.
  • Solicite que leiam o título e o resumo do texto.
  • Peça que articulem: Qual será o objeto que será tratado no artigo?
  • Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?

Observação: Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.

Materiais complementares: datashow e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que um dos alunos leia todo o artigo de divulgação científica da forma como os grupos preencheram as lacunas e organizaram o texto.
  • Observe se houve uma lógica na utilização dos mecanismos de coesão sequencial e de ordenação do texto e faça orientações sobre isso.
  • Solicite que cada grupo apresente as palavras que acrescentou ao texto e respondam as seguintes perguntas sobre esses elementos:
    1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra?
    2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias?
    3. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito?
    4. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior?
    5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia uma conclusão?
    6. Qual(is) apresenta (m) continuidade da ideia anterior?
  • Peça que apresentem as palavras que poderiam substituir essas que foram grifadas de modo a realizar a progressão textual.
  • Apresente a eles a ordenação do texto como está disposto do slide 4 ao 10.
  • Em seguida, mostre quais são os elementos de coesão sequencial que preenchem corretamente a lacuna (ver na resolução da atividade).
  • Ao final, apresente as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão nesse último slide.

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso, caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de reconhecer aos mecanismos de coesão textual que estabelecem a progressão textual.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto. Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que deverão organizar um texto e utilizar os mecanismos de coesão sequencial para melhor articulá-lo.

Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, retome com os alunos o conceito de artigo de divulgação científica.
  • Solicite que leiam o título e o resumo do texto.
  • Peça que articulem: Qual será o objeto que será tratado no artigo?
  • Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?

Observação: Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.

Materiais complementares: datashow e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 6 equipes.
  • Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
  • Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
  • Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
  • Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
  • Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.

Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que um dos alunos leia todo o artigo de divulgação científica da forma como os grupos preencheram as lacunas e organizaram o texto.
  • Observe se houve uma lógica na utilização dos mecanismos de coesão sequencial e de ordenação do texto e faça orientações sobre isso.
  • Solicite que cada grupo apresente as palavras que acrescentou ao texto e respondam as seguintes perguntas sobre esses elementos:
    1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra?
    2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias?
    3. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito?
    4. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior?
    5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia uma conclusão?
    6. Qual(is) apresenta (m) continuidade da ideia anterior?
  • Peça que apresentem as palavras que poderiam substituir essas que foram grifadas de modo a realizar a progressão textual.
  • Apresente a eles a ordenação do texto como está disposto do slide 4 ao 10.
  • Em seguida, mostre quais são os elementos de coesão sequencial que preenchem corretamente a lacuna (ver na resolução da atividade).
  • Ao final, apresente as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão nesse último slide.

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano