15370
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo coletivamente um texto de instruções de montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre produção coletiva de um texto sobre instruções de montagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e aplicativos para conversão de texto em áudio (tutorial disponível aqui).

Introdução
Por WhatsApp, envie a imagem do slide 3, juntamente com um áudio através do qual você faz a retomada das partes do texto instrucional e orienta as crianças quanto ao desenvolvimento desta aula. Neste áudio, oriente as crianças a relerem o roteiro produzido por elas na aula anterior.

Desenvolvimento
Marque um encontro pelo Meet e compartilhe uma tela do Google Docs, na qual você registrará o texto construído coletivamente. Caso não seja possível, realize a atividade desta etapa através de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web.

Fechamento
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio com sua leitura pausada do texto coletivo, as orientações e a tabela sugerida no plano. Você pode fazer um áudio de sua própria leitura do texto ou utilizar um aplicativo para conversão do texto em áudio.
Finalize o áudio solicitando que as crianças enviem a você uma imagem da tabela preenchida por elas. Caso esteja seguindo esta sequência de planos, você pode inserir a tabela no documento do Google criado com a turma no plano anterior.

Convite às famílias
Uma forma divertida de aproximar as crianças de textos instrucionais é assistir a vídeos com tutoriais. Uma sugestão é acessar o Blog da Leiturinha, disponível aqui, e, junto com a criança, aprender a fazer mágicas incríveis! Vocês podem anotar as instruções de cada mágica e, depois de treinarem, apresentar um incrível show para toda a família!

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_01SQA14

(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas