15369
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A organização dos textos instrucionais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre A organização dos textos instrucionais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO2_01SQA06

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui), Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Realize o resgate dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as através do Padlet. Escolha o formato “Coluna” e, em cada coluna, insira dois posts: um com a pergunta digitada e um com o áudio da pergunta. Solicite que as crianças registrem os seus comentários escritos ou gravados. e você estiver seguindo esta sequência e planos, retome o mural criado no plano 4.
Caso não seja possível, envie as orientações e as perguntas por WhatsApp e solicite o retorno das crianças.
Após o resgate, salve a imagem do slide 3, grave um áudio com uma leitura pausada e comentada do texto e insira no mural.
Conclua o áudio apresentando o desafio proposto no plano.
Combine com o grupo uma data limite para que acessem o mural e, após essa data, retire a imagem do slide do Padlet.

Desenvolvimento
Envie o link para a atividade para a turma clicando aqui.
Solicite que, ao finalizar, as crianças registrem a imagem do jogo e insiram no mural do Padlet ou enviem para você por WhatsApp.

Fechamento
Marque um encontro pelo Meet ou faça uma videochamada pelo WhatsApp Web e realize os questionamentos propostos no plano.

Convite às famílias
Caixas de papelão oferecem muitas possibilidades para a confecção de brinquedos! Você pode convidar a criança a construir o brinquedo apresentado no plano ou inventar, com ela, o brinquedo que a imaginação de vocês criar!

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_01SQA06

(EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas