15369
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A organização dos textos instrucionais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre A organização dos textos instrucionais

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos digitados em fonte maior ou cópia do texto ampliado, cartolina, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes hipóteses de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é possível que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta. Os alunos podem apresentar dúvidas em identificar e ordenar os passos da instrução de montagem (sequência lógica), já que não terão o texto pronto para consultar.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” para que aprendam a forma como se organiza.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de quatro integrantes para que a troca de experiências possibilite a conclusão da atividade proposta de maneira mais reflexiva. Além disso, o trabalho em grupo favorece a comunicação e a busca de um objetivo comum, nesse caso: a organização do texto de instrução de montagem.
  • Inicie a aula dizendo a eles que irão realizar uma proposta sobre o gênero “texto de instruções de montagem”.
  • Resgate com os alunos o que já conhecem sobre o gênero apresentado: onde circula, qual sua função, quais partes o compõem, etc.
  • Apresente o cartaz onde está o texto que será lido: instruções de montagem do “Carro de Papelão”.
  • Distribua para os alunos uma folha xerografada, com o texto que será trabalhado, para que possam fazer uma leitura compartilhada. Nessa etapa, a leitura compartilhada possibilita a prática de alguns procedimentos de leitura, favorece a partilha de diferentes interpretações e ideias acerca do texto de instruções de montagem, além de contribuir para a compreensão do texto a partir do olhar dos colegas (favorecendo a compreensão do texto para alunos que ainda não leem ou que estão em diferentes níveis de autonomia na leitura). Para maiores informações sobre a importância desta estratégia de leitura compartilhada, clique aqui.
  • Leia com eles o texto e destaque a forma como se organiza: título (qual será o objeto de montagem), material necessário e os passos que devem ser seguidos na construção do objeto, nesse caso, um brinquedo. Registre ao lado do texto no cartaz, cada parte que o compõe: título, lista de materiais e etapas de montagem.
  • Em seguida, recolha o texto e explique que a proposta que irão realizar é um desafio, pois terão que organizar o texto a partir do que conversaram e do que conhecem até o momento. O desafio envolve tanto a leitura das informações quanto a organização das mesmas.

Materiais complementares: para acessar o texto sugerido para esta aula, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente a questão da funcionária da revista num cartaz e leia para os alunos, ou apenas relate a situação-problema proposta sem a apresentação do cartaz. A situação-problema dará mais sentido ao objetivo da aula (identificar e ordenar a sequência do texto apresentado em partes).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em seguida, entregue três folhas para os grupos.
  • A primeira folha apresenta o título (qual objeto será montado) e o material necessário para montagem. O texto está fragmentado e fora de ordem, justamente, para que os alunos possam fazer uso de estratégias de leitura e troca de experiências para a organização do texto de instruções de montagem.

Materiais complementares: Para acessar a atividade para impressão, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A segunda folha apresenta as frases com os passos para a montagem, também fragmentados e fora de ordem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A terceira folha apresenta as imagens relacionadas aos passos de montagem. Em seguida dê início às orientações da produção em si.
  • Os grupos devem organizar as partes do texto seguindo a forma de organização do gênero: título, material necessário e passos de montagem com as figuras.
  • Entregue para cada grupo uma cartolina, para que organizem as partes do texto e as cole como foi apresentado. Os alunos não deverão estar com o texto referência (que foi lido no início da aula) para que reproduzam a maneira como este se organiza a partir da leitura. Pretende-se que eles realizem a leitura e percebam que na parte do material necessário para montagem, a ordem dos materiais não altera a funcionalidade do texto. Já na parte dos passos de montagem a ordem das frases faz toda a diferença no texto, isto porque há uma sequência a ser seguida que caso não seja respeitada, poderá prejudicar a montagem do brinquedo.
  • Oriente-os para que façam a ordenação, em seguida leiam o texto, para só então fazer a colagem. É importante que durante essa etapa, você professor, circule entre os grupos e quando for necessário faça intervenções auxiliando na compreensão do que está sendo lido pelos alunos, para assim terem condições de organizar adequadamente o texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Para finalizar:

  • Em seguida, exponha os cartazes no quadro para que façam comparações com o original. Caso haja diferentes ordenações, incentive a discussão entre os grupos e no coletivo, para que se conclua se a diferença nas ordenações prejudica (no caso etapas fora de ordem) ou não (no caso das listas de materiais), a finalidade do texto.
  • Caso aconteça alguma inversão na leitura de etapas, questione-os sobre a compreensão do que precisa ser feito, levando-os a perceber que uma colagem das etapas fora de ordem pode comprometer a construção do brinquedo. Caso haja etapas fora de ordem, pergunte:
  • Se este passo de montagem, continuar nessa ordem, conseguiremos construir o brinquedo? Por quê?

Espera-se que os alunos percebam que se os passos de montagem forem invertidos ou estiverem faltando, o brinquedo pode ser construído de maneira errada ou nem ser construído. Eles podem até dizer que daria para construir o carro, porque mesmo que esteja fora de ordem, tanto faz colar os faróis antes ou depois. Porém, a caixa deve estar preparada para a colagem dos copos, para colocar o barbante etc; do contrário, esses objetos podem descolar quando for cortar a caixa, que é a primeira coisa que deve ser feita. Então, professor, é possível que os alunos apresentem diferentes respostas, mas o que se espera, é que percebam que a ordem dos passos influencia na montagem. Caso haja posições diferentes, dê exemplos, como o citado, que encaminhem para o que se espera.

  • O que nos faz perceber que ele está fora de ordem? Observando as figuras relacionadas aos passos, é possível ter essa percepção?
  • Aqui, os alunos podem fazer relação entre a figura e o passo de montagem. O último passo,por exemplo, não pode vir antes dos outros, pois senão como o brinquedo pode ser pintado sem antes ser construído. Compare essa questão (se aparecer), com a construção de uma casa. É possível pintar a casa antes de terminá-la? Não vai se perder o serviço que ainda não está completo?
  • Para finalizar, retome as partes do texto “instruções de montagem” que foram apresentadas no início da aula.
  • Destaque sua finalidade (ensinar a montar um brinquedo, nesse caso) e a importância de sua organização em partes: título, material e modo de fazer, fazendo-os perceber que sem essa organização a função do texto fica comprometida. A forma de composição do texto favorece o cumprimento de sua função social, por isso, no caso do texto de instrução de montagem, ela precisa ficar bem clara.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos digitados em fonte maior ou cópia do texto ampliado, cartolina, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes hipóteses de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é possível que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta. Os alunos podem apresentar dúvidas em identificar e ordenar os passos da instrução de montagem (sequência lógica), já que não terão o texto pronto para consultar.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” para que aprendam a forma como se organiza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de quatro integrantes para que a troca de experiências possibilite a conclusão da atividade proposta de maneira mais reflexiva. Além disso, o trabalho em grupo favorece a comunicação e a busca de um objetivo comum, nesse caso: a organização do texto de instrução de montagem.
  • Inicie a aula dizendo a eles que irão realizar uma proposta sobre o gênero “texto de instruções de montagem”.
  • Resgate com os alunos o que já conhecem sobre o gênero apresentado: onde circula, qual sua função, quais partes o compõem, etc.
  • Apresente o cartaz onde está o texto que será lido: instruções de montagem do “Carro de Papelão”.
  • Distribua para os alunos uma folha xerografada, com o texto que será trabalhado, para que possam fazer uma leitura compartilhada. Nessa etapa, a leitura compartilhada possibilita a prática de alguns procedimentos de leitura, favorece a partilha de diferentes interpretações e ideias acerca do texto de instruções de montagem, além de contribuir para a compreensão do texto a partir do olhar dos colegas (favorecendo a compreensão do texto para alunos que ainda não leem ou que estão em diferentes níveis de autonomia na leitura). Para maiores informações sobre a importância desta estratégia de leitura compartilhada, clique aqui.
  • Leia com eles o texto e destaque a forma como se organiza: título (qual será o objeto de montagem), material necessário e os passos que devem ser seguidos na construção do objeto, nesse caso, um brinquedo. Registre ao lado do texto no cartaz, cada parte que o compõe: título, lista de materiais e etapas de montagem.
  • Em seguida, recolha o texto e explique que a proposta que irão realizar é um desafio, pois terão que organizar o texto a partir do que conversaram e do que conhecem até o momento. O desafio envolve tanto a leitura das informações quanto a organização das mesmas.

Materiais complementares: para acessar o texto sugerido para esta aula, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente a questão da funcionária da revista num cartaz e leia para os alunos, ou apenas relate a situação-problema proposta sem a apresentação do cartaz. A situação-problema dará mais sentido ao objetivo da aula (identificar e ordenar a sequência do texto apresentado em partes).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em seguida, entregue três folhas para os grupos.
  • A primeira folha apresenta o título (qual objeto será montado) e o material necessário para montagem. O texto está fragmentado e fora de ordem, justamente, para que os alunos possam fazer uso de estratégias de leitura e troca de experiências para a organização do texto de instruções de montagem.

Materiais complementares: Para acessar a atividade para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A segunda folha apresenta as frases com os passos para a montagem, também fragmentados e fora de ordem.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A terceira folha apresenta as imagens relacionadas aos passos de montagem. Em seguida dê início às orientações da produção em si.
  • Os grupos devem organizar as partes do texto seguindo a forma de organização do gênero: título, material necessário e passos de montagem com as figuras.
  • Entregue para cada grupo uma cartolina, para que organizem as partes do texto e as cole como foi apresentado. Os alunos não deverão estar com o texto referência (que foi lido no início da aula) para que reproduzam a maneira como este se organiza a partir da leitura. Pretende-se que eles realizem a leitura e percebam que na parte do material necessário para montagem, a ordem dos materiais não altera a funcionalidade do texto. Já na parte dos passos de montagem a ordem das frases faz toda a diferença no texto, isto porque há uma sequência a ser seguida que caso não seja respeitada, poderá prejudicar a montagem do brinquedo.
  • Oriente-os para que façam a ordenação, em seguida leiam o texto, para só então fazer a colagem. É importante que durante essa etapa, você professor, circule entre os grupos e quando for necessário faça intervenções auxiliando na compreensão do que está sendo lido pelos alunos, para assim terem condições de organizar adequadamente o texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Para finalizar:

  • Em seguida, exponha os cartazes no quadro para que façam comparações com o original. Caso haja diferentes ordenações, incentive a discussão entre os grupos e no coletivo, para que se conclua se a diferença nas ordenações prejudica (no caso etapas fora de ordem) ou não (no caso das listas de materiais), a finalidade do texto.
  • Caso aconteça alguma inversão na leitura de etapas, questione-os sobre a compreensão do que precisa ser feito, levando-os a perceber que uma colagem das etapas fora de ordem pode comprometer a construção do brinquedo. Caso haja etapas fora de ordem, pergunte:
  • Se este passo de montagem, continuar nessa ordem, conseguiremos construir o brinquedo? Por quê?

Espera-se que os alunos percebam que se os passos de montagem forem invertidos ou estiverem faltando, o brinquedo pode ser construído de maneira errada ou nem ser construído. Eles podem até dizer que daria para construir o carro, porque mesmo que esteja fora de ordem, tanto faz colar os faróis antes ou depois. Porém, a caixa deve estar preparada para a colagem dos copos, para colocar o barbante etc; do contrário, esses objetos podem descolar quando for cortar a caixa, que é a primeira coisa que deve ser feita. Então, professor, é possível que os alunos apresentem diferentes respostas, mas o que se espera, é que percebam que a ordem dos passos influencia na montagem. Caso haja posições diferentes, dê exemplos, como o citado, que encaminhem para o que se espera.

  • O que nos faz perceber que ele está fora de ordem? Observando as figuras relacionadas aos passos, é possível ter essa percepção?
  • Aqui, os alunos podem fazer relação entre a figura e o passo de montagem. O último passo,por exemplo, não pode vir antes dos outros, pois senão como o brinquedo pode ser pintado sem antes ser construído. Compare essa questão (se aparecer), com a construção de uma casa. É possível pintar a casa antes de terminá-la? Não vai se perder o serviço que ainda não está completo?
  • Para finalizar, retome as partes do texto “instruções de montagem” que foram apresentadas no início da aula.
  • Destaque sua finalidade (ensinar a montar um brinquedo, nesse caso) e a importância de sua organização em partes: título, material e modo de fazer, fazendo-os perceber que sem essa organização a função do texto fica comprometida. A forma de composição do texto favorece o cumprimento de sua função social, por isso, no caso do texto de instrução de montagem, ela precisa ficar bem clara.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano