15368
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando partes de um texto de instruções de montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Organizando partes de um texto de instruções de montagem

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo (para confecção do cartaz que será colado no quadro), frases (etapas) fatiadas, cola.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Considerando que possivelmente haja alunos que ainda estejam em processo de alfabetização, as possíveis dificuldades poderá envolver a leitura e compreensão das palavras e frases que compõem o texto e na própria identificação da ordenação adequada na composição do texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” identificando as partes que compõem o texto e ordenando os passos de montagem.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Resgate os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero de instruções de montagem, especialmente referente a qual a função deste gênero e quais partes ele possui. Esse resgate dos conhecimentos prévios permite avaliar quais as ideias sobre o gênero que as crianças já possuem e se há hipóteses equivocadas. A partir destas informações, é possível planejar perguntas específicas que ajudem os alunos a refletirem sobre suas hipóteses iniciais e as características do gênero.
  • Após esse resgate dos conhecimentos, apresente aos alunos o texto incompleto e peça que identifiquem qual parte que falta, questionando:
  • Observem esse texto. Ele é um texto de instrução de montagem?
  • O que fez com que vocês pensassem isso?

Nessas questões, espera-se que os alunos percebam que é um texto de instrução de montagem, buscando algumas informações que aparecem na imagem, como: materiais necessários, ilustração do leão de brinquedo e a frase inicial onde diz “Siga as instruções….” Além disso, pode ser que alguns alunos superem as expectativas, comparando com textos anteriores já trabalhados, podendo assim responder que o texto lembra outros textos de instrução que já foram trabalhados.

  • Há algum problema com esse texto?

Os alunos devem perceber que o texto está incompleto, já que não aparecem as instruções.

3. A partir destes questionamentos, espera-se que os alunos percebam que o texto apresenta algumas partes de instruções de montagem, mas que falta uma parte essencial, que são as etapas de instruções (modo de fazer).

4. Explique que nesta aula irão explorar mais a última parte do gênero de instruções de montagem, que é o “Modo de Fazer”.

5. O trabalho em grupo favorece a troca de experiências e a reflexão acerca do texto favorecendo a aprendizagem em relação aos objetivos propostos. Sendo assim, divida a sala em cinco grupos, o mesmo número de passos que tem o texto “Leão (brinquedo feito com material reciclado)”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após ter conversado sobre as principais partes de um texto de instruções de montagem, faça a leitura coletiva do texto apresentado. A leitura coletiva, permite que todos os alunos, mesmo que estejam em diferentes níveis de leitura e escrita, se apropriem do conteúdo trabalhado a partir do próprio olhar e do olhar do outro.
  • Questione-os:
  • Pelo título, vocês conseguem saber que tipo de objeto será montado?
  • E pela leitura dessas duas partes do texto (título e materiais necessários), é possível descobrir qual o objeto?

Nessas duas questões, espera-se que os alunos respondam que o brinquedo a ser montado é o leão, já que isto está bem evidente no texto apresentado, não somente pelo título, mas também pela própria figura que está no texto.

  • Analisando o texto como ele está, é possível ter pistas de como deve ser montado o leão?
  • Os materiais nos ajudam a pensar em como poderá ser feito o objeto?

Nessas questões, os alunos podem prender-se à figura do leão e por isso dizer que é possível só com essas informações montá-lo, até mesmo porque a imagem é sugestiva e observando-a e aos materiais pode-se inferir algumas partes da montagem. Caso os alunos apresentem essa resposta, questione-os sobre como seria essa montagem e a ordem dos passos. Nesse caso, irão perceber que somente com os materiais usados, mesmo com a figura do leão exposta, não fica claro como ele é montado. Dessa forma, pelos materiais e a figura do leão pode-se ter algumas pistas, mas não todas as informações para o processo de construção.

3. Essas e outras perguntas podem ser feitas para que os alunos explorem todas as partes do texto, façam inferências e trabalhem com mais foco no modo de fazer, que exige maior leitura e informações.

4. Após os questionamentos, entregue um passo de montagem para cada grupo e explique aos alunos que eles devem ler e refletir acerca desta etapa, procurando pensar se tal passo parece corresponder ao início, meio ou final das instruções de montagem do texto do cartaz.

5. Os alunos podem apresentar dificuldade na leitura e em identificar as ações que envolvem o passo de montagem. Caminhe pelos grupos contribuindo na reflexão e na compreensão de sentido do que está sendo lido, garantindo que todos os grupos compreendam as informações do passo que estão analisando.

6. Terminada a leitura e análise, peça que um representante de cada grupo leia em voz alta o seu passo de montagem, para que todos ouçam, já que cada grupo ficou com um. Nesse momento, a sala ouvirá todos os passos, mesmo que ainda estejam fora de ordem.

Materiais complementares: Para acessar os passos de montagem clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em seguida, retome com os alunos o texto do cartaz apresentado na introdução e proponha que coletivamente eles organizem as etapas de montagem. Esta ordenação será baseada na leitura e formatação do texto de instruções de montagem.
  • Eles devem perceber que o texto tem uma ordem, e que devem segui-la ao colar seu passo no cartaz que está no quadro.
  • Questione os alunos: quem acredita que está com a primeira etapa da montagem? Nesse momento cada grupo irá discutir para verificar se sua etapa é a primeira.
  • Peça que os grupos que se manifestaram leiam em voz alta a etapa e converse com a turma se concordam ou não com a indicação e porque.
  • Explique que você irá colar a imagem da primeira etapa e questione-os:
  • Observem a imagem que ilustra a primeira etapa. Analisando a imagem, podemos confirmar a indicação de vocês?
  • Esse passo que vocês estão apresentando, representa as primeiras ações na montagem do brinquedo e estão representadas nesta imagem?

Espera-se que nesse momento, os grupos reflitam, coletivamente, se a etapa que sugeriram é mesmo a primeira. O apoio da figura os ajudará nesse processo. É possível que eliminem algumas etapas apresentadas como sendo a primeira, a partir do que apresenta a figura. A etapa que fala para fazer um corte na juba por exemplo, não se encaixa na figura apresentada e assim sucessivamente).

  • Ao confirmarem as hipóteses levantadas com as evidências do texto, convide o grupo a colar sua etapa no cartaz.
  • Caso os alunos apresentem respostas equivocadas, faça questionamentos específicos sobre as ações apresentadas na etapa, como por exemplo: Se nesta etapa está falando para fazermos um corte na juba e não há nada ensinando sobre a juba, ela pode aparecer primeiro? Será que há uma etapa antes que ensina a fazer a juba? Ou, podemos colar os olhinhos se ainda não fizemos a cabeça do leão? Esses questionamentos serão importantes para que os alunos percebam possíveis falhas na sequência de passos.
  • À medida que os alunos forem ordenando e dando sentido ao texto de instruções de montagem, poderão perceber que a ordem dos passos influencia na montagem do brinquedo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, faça a leitura coletiva do cartaz pronto e em seguida questione:
  • E agora, o texto de instrução de montagem ficou completo? Ele pode cumprir sua função de ensinar alguém a construir um brinquedo?
  • Em relação a parte “Modo de Fazer” a ordem dos passos influencia ou não na função do texto?
  • Se uma das explicações de como se monta o brinquedo estiver desorganizada, é possível construir o brinquedo?
  • A intenção é que além de estimular a troca de ideias e a reflexão acerca do texto, os alunos identifiquem a forma de composição deste gênero, que carrega consigo características próprias. Espera-se que os alunos percebam que além dessa formatação, a coerência e o sentido do texto são importantes para que ele cumpra sua função social.
  • Finalizada essa aula, é possível propor em uma outra aula e/ou em parceria com a professora de Arte, a construção do Leão, seguindo os passos de montagem deste texto. Isso fará com que os alunos vivenciem o texto em seu uso social real.

Materiais complementares: Para acessar o texto original/ clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo (para confecção do cartaz que será colado no quadro), frases (etapas) fatiadas, cola.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Considerando que possivelmente haja alunos que ainda estejam em processo de alfabetização, as possíveis dificuldades poderá envolver a leitura e compreensão das palavras e frases que compõem o texto e na própria identificação da ordenação adequada na composição do texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” identificando as partes que compõem o texto e ordenando os passos de montagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Resgate os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero de instruções de montagem, especialmente referente a qual a função deste gênero e quais partes ele possui. Esse resgate dos conhecimentos prévios permite avaliar quais as ideias sobre o gênero que as crianças já possuem e se há hipóteses equivocadas. A partir destas informações, é possível planejar perguntas específicas que ajudem os alunos a refletirem sobre suas hipóteses iniciais e as características do gênero.
  • Após esse resgate dos conhecimentos, apresente aos alunos o texto incompleto e peça que identifiquem qual parte que falta, questionando:
  • Observem esse texto. Ele é um texto de instrução de montagem?
  • O que fez com que vocês pensassem isso?

Nessas questões, espera-se que os alunos percebam que é um texto de instrução de montagem, buscando algumas informações que aparecem na imagem, como: materiais necessários, ilustração do leão de brinquedo e a frase inicial onde diz “Siga as instruções….” Além disso, pode ser que alguns alunos superem as expectativas, comparando com textos anteriores já trabalhados, podendo assim responder que o texto lembra outros textos de instrução que já foram trabalhados.

  • Há algum problema com esse texto?

Os alunos devem perceber que o texto está incompleto, já que não aparecem as instruções.

3. A partir destes questionamentos, espera-se que os alunos percebam que o texto apresenta algumas partes de instruções de montagem, mas que falta uma parte essencial, que são as etapas de instruções (modo de fazer).

4. Explique que nesta aula irão explorar mais a última parte do gênero de instruções de montagem, que é o “Modo de Fazer”.

5. O trabalho em grupo favorece a troca de experiências e a reflexão acerca do texto favorecendo a aprendizagem em relação aos objetivos propostos. Sendo assim, divida a sala em cinco grupos, o mesmo número de passos que tem o texto “Leão (brinquedo feito com material reciclado)”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após ter conversado sobre as principais partes de um texto de instruções de montagem, faça a leitura coletiva do texto apresentado. A leitura coletiva, permite que todos os alunos, mesmo que estejam em diferentes níveis de leitura e escrita, se apropriem do conteúdo trabalhado a partir do próprio olhar e do olhar do outro.
  • Questione-os:
  • Pelo título, vocês conseguem saber que tipo de objeto será montado?
  • E pela leitura dessas duas partes do texto (título e materiais necessários), é possível descobrir qual o objeto?

Nessas duas questões, espera-se que os alunos respondam que o brinquedo a ser montado é o leão, já que isto está bem evidente no texto apresentado, não somente pelo título, mas também pela própria figura que está no texto.

  • Analisando o texto como ele está, é possível ter pistas de como deve ser montado o leão?
  • Os materiais nos ajudam a pensar em como poderá ser feito o objeto?

Nessas questões, os alunos podem prender-se à figura do leão e por isso dizer que é possível só com essas informações montá-lo, até mesmo porque a imagem é sugestiva e observando-a e aos materiais pode-se inferir algumas partes da montagem. Caso os alunos apresentem essa resposta, questione-os sobre como seria essa montagem e a ordem dos passos. Nesse caso, irão perceber que somente com os materiais usados, mesmo com a figura do leão exposta, não fica claro como ele é montado. Dessa forma, pelos materiais e a figura do leão pode-se ter algumas pistas, mas não todas as informações para o processo de construção.

3. Essas e outras perguntas podem ser feitas para que os alunos explorem todas as partes do texto, façam inferências e trabalhem com mais foco no modo de fazer, que exige maior leitura e informações.

4. Após os questionamentos, entregue um passo de montagem para cada grupo e explique aos alunos que eles devem ler e refletir acerca desta etapa, procurando pensar se tal passo parece corresponder ao início, meio ou final das instruções de montagem do texto do cartaz.

5. Os alunos podem apresentar dificuldade na leitura e em identificar as ações que envolvem o passo de montagem. Caminhe pelos grupos contribuindo na reflexão e na compreensão de sentido do que está sendo lido, garantindo que todos os grupos compreendam as informações do passo que estão analisando.

6. Terminada a leitura e análise, peça que um representante de cada grupo leia em voz alta o seu passo de montagem, para que todos ouçam, já que cada grupo ficou com um. Nesse momento, a sala ouvirá todos os passos, mesmo que ainda estejam fora de ordem.

Materiais complementares: Para acessar os passos de montagem clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em seguida, retome com os alunos o texto do cartaz apresentado na introdução e proponha que coletivamente eles organizem as etapas de montagem. Esta ordenação será baseada na leitura e formatação do texto de instruções de montagem.
  • Eles devem perceber que o texto tem uma ordem, e que devem segui-la ao colar seu passo no cartaz que está no quadro.
  • Questione os alunos: quem acredita que está com a primeira etapa da montagem? Nesse momento cada grupo irá discutir para verificar se sua etapa é a primeira.
  • Peça que os grupos que se manifestaram leiam em voz alta a etapa e converse com a turma se concordam ou não com a indicação e porque.
  • Explique que você irá colar a imagem da primeira etapa e questione-os:
  • Observem a imagem que ilustra a primeira etapa. Analisando a imagem, podemos confirmar a indicação de vocês?
  • Esse passo que vocês estão apresentando, representa as primeiras ações na montagem do brinquedo e estão representadas nesta imagem?

Espera-se que nesse momento, os grupos reflitam, coletivamente, se a etapa que sugeriram é mesmo a primeira. O apoio da figura os ajudará nesse processo. É possível que eliminem algumas etapas apresentadas como sendo a primeira, a partir do que apresenta a figura. A etapa que fala para fazer um corte na juba por exemplo, não se encaixa na figura apresentada e assim sucessivamente).

  • Ao confirmarem as hipóteses levantadas com as evidências do texto, convide o grupo a colar sua etapa no cartaz.
  • Caso os alunos apresentem respostas equivocadas, faça questionamentos específicos sobre as ações apresentadas na etapa, como por exemplo: Se nesta etapa está falando para fazermos um corte na juba e não há nada ensinando sobre a juba, ela pode aparecer primeiro? Será que há uma etapa antes que ensina a fazer a juba? Ou, podemos colar os olhinhos se ainda não fizemos a cabeça do leão? Esses questionamentos serão importantes para que os alunos percebam possíveis falhas na sequência de passos.
  • À medida que os alunos forem ordenando e dando sentido ao texto de instruções de montagem, poderão perceber que a ordem dos passos influencia na montagem do brinquedo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, faça a leitura coletiva do cartaz pronto e em seguida questione:
  • E agora, o texto de instrução de montagem ficou completo? Ele pode cumprir sua função de ensinar alguém a construir um brinquedo?
  • Em relação a parte “Modo de Fazer” a ordem dos passos influencia ou não na função do texto?
  • Se uma das explicações de como se monta o brinquedo estiver desorganizada, é possível construir o brinquedo?
  • A intenção é que além de estimular a troca de ideias e a reflexão acerca do texto, os alunos identifiquem a forma de composição deste gênero, que carrega consigo características próprias. Espera-se que os alunos percebam que além dessa formatação, a coerência e o sentido do texto são importantes para que ele cumpra sua função social.
  • Finalizada essa aula, é possível propor em uma outra aula e/ou em parceria com a professora de Arte, a construção do Leão, seguindo os passos de montagem deste texto. Isso fará com que os alunos vivenciem o texto em seu uso social real.

Materiais complementares: Para acessar o texto original/ clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano