15366
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a escrita de contos acumulativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Planejando a escrita de contos acumulativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
     - canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
     - cópias da tabela de planejamento para cada aluno (aba do plano de aula), disponibilizadas na escola para que as famílias retirem ou enviadas digitalmente.

- Opcionais: canal para aula online, como Google Jamboard ou Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Comunique à família e ao aluno (WhatsApp ou e-mail) que o material desta aula está disponível na escola para ser retirado. Caso seja possível, envie o arquivo via e-mail para que a família imprima. Envie um áudio (WhatsApp) para o grupo de alunos falando que já trabalharam com muitos contos acumulativos, e a proposta agora é que sejam os autores de um conto. Hoje, irão planejar o que escrever.
Para recordar, envie imagens das capas dos livros lidos na roda de leitura e cartões com os nomes dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores. Esse é um momento de alimentação temática. Relembre os elementos e as características dos contos acumulativos. Por exemplo: há um conto cujo elemento é uma princesa; outro, uma mosca.

Desenvolvimento
Envie áudios (ou orientações escritas, caso alguém da família possa segui-las) explicando que esse momento será dedicado ao planejamento de um novo conto, que irá compor o livro de contos da turma. Oriente-os a pegar a tabela impressa (disponibilizada na escola ou enviada digitalmente) e siga, com o envio de áudios, as orientações de 4 a 8; 10; 13 e 14 do slide Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que preencham a tabela, se possível com a ajuda de algum adulto para fazer essa mediação.
Atenção: crianças pré-silábicas ou silábicas devem participar oralmente (ditando o que escrever para um escriba); se não for possível, devem realizar outra atividade que atenda melhor suas necessidades de aprendizagem, sempre em grupo específico do WhatsApp, com suas orientações.

Fechamento
Solicite que cada criança fotografe como preencheu sua tabela e lhe envie, via WhatsApp ou e-mail. Arquive os registros dos grupos para que possam retomá-los no momento de escrita da primeira versão do conto.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a conversar e interagir com a criança para auxiliá-la nesse planejamento.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_02SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas