15365
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Revisão de texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Revisão de texto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham passado por uma aula de produção de textos. É preciso que você tenha lido todas as produções e escolha um que represente alguma dificuldade encontrada no grupo. Você precisará de quadro e giz ou data show e computador para projetar o texto a ser revisado.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de uma turma de 1º ano, talvez os alunos tenham dificuldade em compreender o foco da revisão textual, principalmente porque nesta aula, o foco da revisão será a composição textual e não a ortografia. Portanto, preocupe-se em ensinar procedimentos de revisão e os motivos que nos levam a revisar um texto. Dessa forma as crianças irão desenvolvendo, desde cedo, o hábito de reler aquilo que escrevem com o objetivo de aprimorar a comunicação escrita.

Referências sobre o assunto:

A chave para o bom texto: revisão. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2565/a-chave-para-o-bom-texto-revisao>. Acesso em: 12 dez. 2018.

BRANDÃO, A. C.P. A revisão textual na sala de aula: Reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T.F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 119-134.

SPINILLO, Alina Galvão; CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educ. rev. (online). 2016, n. 62, pp. 107-123. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602016000400107&script=sci_abstract>. Acesso em: 12 dez. 2018.

VILARINHO, Sabrina. Produção textual e revisão coletiva. Canal do Educador. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-textual-revisao-coletiva.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações:

  • Nesta aula será feita uma revisão textual coletiva de uma das produções dos alunos. O foco da revisão será na composição textual do gênero Cantigas e Canções. Os alunos deverão ter passado por uma aula de produção textual na qual, baseada em uma cantiga conhecida (sugestão: “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26 nov. 2018.) eles tenham produzido uma estrofe modificando o nome do animal e o que ele diz que tem.
  • Para esta atividade os alunos deverão estar organizados de forma que todos possam visualizar o texto que está sendo compartilhado pelo data show ou no quadro.
  • Após ler todas as produções, o professor deverá escolher um ou dois textos que apresentem problemas referentes à estrutura composicional do texto (que é uma estrofe de uma cantiga). Dessa forma, o texto poderá apresentar problemas em: quebra de linha de acordo com os versos da estrofe; falta de ritmo ao ser cantada; aglutinação de palavras; ausência de rimas; ausência de coerência decorrente da troca de palavras para constituir-se em um novo texto.
  • Para esta aula foi escolhida a questão da quebra de linhas, ou seja, a estruturação do texto em versos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos a atividade que fizeram em outra aula na qual produziram uma estrofe baseada na cantiga popular “Dona baratinha”.
  • Diga aos alunos que, quando produzimos um texto passamos por várias etapas. Relembre que antes de vocês escreverem o texto no papel, vocês tiveram uma aula de planejamento, na qual pensaram qual seria o animal escolhido para substituir a baratinha da canção original, que coisas esse animal diria que tem e o que de fato ele tinha.
  • Em seguida, diga que está faltando mais uma etapa da produção de texto, a terceira, que é a etapa de revisão textual.
  • Pergunte se alguém sabe o que significa revisar um texto. Direcione a discussão e, após concluírem, questione sobre o motivo pelo qual deve-se fazer a revisão textual. Conduza a conversa para que os alunos percebam a importância da etapa de revisão textual para deixar o texto bem escrito e cumprir com a função comunicativa do mesmo.
  • Após essa conversa, diga a eles que farão, de forma coletiva, a revisão de um texto produzido por uma das duplas da sala. Diga que todos irão contribuir para que o texto da dupla escolhida fique ainda melhor. Aproveite para comentar que quando escrevemos um texto, é comum pedirmos a opinião de outra pessoa para verificar se o texto está bem escrito ou precisa de alguma melhoria e é por isso que farão a revisão de forma coletiva e não apenas a dupla que o escreveu. O objetivo é criar um ambiente de cooperação, no qual todos colaboram com aprendizagem de todos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto a ser revisado projetando-o no slide como o exemplo ou escrevendo-o no quadro. O texto deste slide é apenas ilustrativo.
  • Pergunte aos alunos se eles identificam alguma palavra que está grafada. O objetivo é fazer uma primeira exploração do texto para que os alunos se familiarizem com as palavras nele contidas. Faça perguntas do tipo:
  • Qual foi o animal escolhido?
  • O que ele diz que tem?
  • O que ele tem na verdade?
  • Em seguida leia o texto para os alunos apontando as palavras que estão sendo lidas.
  • Convide os alunos a cantarem a música produzida pelos colegas no ritmo da canção da Dona Baratinha. Depois pergunte se a música ficou com um ritmo bom e combinou com a melodia da canção já conhecida.
  • Peça para que os alunos cantem novamente, mas que agora eles irão prestar atenção também ao registro escrito. Para que isso ocorra, explique que você irá apontando com o dedo as palavras que estão sendo cantadas. (O objetivo é que as crianças percebam que os versos estão misturados e que a quebra de linha não foi feita corretamente).
  • Pergunte então se perceberam alguma coisa estranha na forma como o texto foi registrado em comparação com a forma cantada. Permita que se expressem mas ainda não valide nem conclua nenhuma hipótese com os alunos.
  • Diga que irão cantar novamente. Mas desta vez, toda hora em que a canção der uma pausa, você irá grifar a última palavra antes da pausa. As palavras que serão grifadas são: TEM, BONITAS, COELHO, MARMITA. Faça com os alunos.
  • Faça novamente a pergunta anterior a fim de que percebam que as palavras grifadas, sinalizam o fim de cada verso e que a palavra seguinte é o início de um novo verso e, portanto, deve começar em uma nova linha.
  • Faça os ajustes necessários, sempre levando em consideração as ideias das crianças até que os versos estejam bem organizados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Compare as duas versões com os alunos e pergunte se há diferenças.
  • Solicite que encontrem as duas palavras que rimam. Em seguida pergunte em qual das versões é mais fácil encontrar as rimas e por quê. A ideia é que os alunos percebam que na versão revisada é muito mais fácil de encontrar as palavras que rimam pois os versos estão um em cada linha, diferente da primeira versão.
  • Para concluir pergunte aos alunos se eles acham que existe alguma regra para escrever músicas e poemas que seja diferente da escrita de um bilhete ou convite por exemplo. A ideia é chamar a atenção para a forma composicional do texto (versos e estrofes).
  • Diga que em outros momentos vocês farão as revisões dos textos produzidos pelas outras duplas para então confeccionarem o livreto musical que será doado à biblioteca da escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham passado por uma aula de produção de textos. É preciso que você tenha lido todas as produções e escolha um que represente alguma dificuldade encontrada no grupo. Você precisará de quadro e giz ou data show e computador para projetar o texto a ser revisado.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de uma turma de 1º ano, talvez os alunos tenham dificuldade em compreender o foco da revisão textual, principalmente porque nesta aula, o foco da revisão será a composição textual e não a ortografia. Portanto, preocupe-se em ensinar procedimentos de revisão e os motivos que nos levam a revisar um texto. Dessa forma as crianças irão desenvolvendo, desde cedo, o hábito de reler aquilo que escrevem com o objetivo de aprimorar a comunicação escrita.

Referências sobre o assunto:

A chave para o bom texto: revisão. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2565/a-chave-para-o-bom-texto-revisao>. Acesso em: 12 dez. 2018.

BRANDÃO, A. C.P. A revisão textual na sala de aula: Reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T.F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 119-134.

SPINILLO, Alina Galvão; CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educ. rev. (online). 2016, n. 62, pp. 107-123. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602016000400107&script=sci_abstract>. Acesso em: 12 dez. 2018.

VILARINHO, Sabrina. Produção textual e revisão coletiva. Canal do Educador. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-textual-revisao-coletiva.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações:

  • Nesta aula será feita uma revisão textual coletiva de uma das produções dos alunos. O foco da revisão será na composição textual do gênero Cantigas e Canções. Os alunos deverão ter passado por uma aula de produção textual na qual, baseada em uma cantiga conhecida (sugestão: “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26 nov. 2018.) eles tenham produzido uma estrofe modificando o nome do animal e o que ele diz que tem.
  • Para esta atividade os alunos deverão estar organizados de forma que todos possam visualizar o texto que está sendo compartilhado pelo data show ou no quadro.
  • Após ler todas as produções, o professor deverá escolher um ou dois textos que apresentem problemas referentes à estrutura composicional do texto (que é uma estrofe de uma cantiga). Dessa forma, o texto poderá apresentar problemas em: quebra de linha de acordo com os versos da estrofe; falta de ritmo ao ser cantada; aglutinação de palavras; ausência de rimas; ausência de coerência decorrente da troca de palavras para constituir-se em um novo texto.
  • Para esta aula foi escolhida a questão da quebra de linhas, ou seja, a estruturação do texto em versos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos a atividade que fizeram em outra aula na qual produziram uma estrofe baseada na cantiga popular “Dona baratinha”.
  • Diga aos alunos que, quando produzimos um texto passamos por várias etapas. Relembre que antes de vocês escreverem o texto no papel, vocês tiveram uma aula de planejamento, na qual pensaram qual seria o animal escolhido para substituir a baratinha da canção original, que coisas esse animal diria que tem e o que de fato ele tinha.
  • Em seguida, diga que está faltando mais uma etapa da produção de texto, a terceira, que é a etapa de revisão textual.
  • Pergunte se alguém sabe o que significa revisar um texto. Direcione a discussão e, após concluírem, questione sobre o motivo pelo qual deve-se fazer a revisão textual. Conduza a conversa para que os alunos percebam a importância da etapa de revisão textual para deixar o texto bem escrito e cumprir com a função comunicativa do mesmo.
  • Após essa conversa, diga a eles que farão, de forma coletiva, a revisão de um texto produzido por uma das duplas da sala. Diga que todos irão contribuir para que o texto da dupla escolhida fique ainda melhor. Aproveite para comentar que quando escrevemos um texto, é comum pedirmos a opinião de outra pessoa para verificar se o texto está bem escrito ou precisa de alguma melhoria e é por isso que farão a revisão de forma coletiva e não apenas a dupla que o escreveu. O objetivo é criar um ambiente de cooperação, no qual todos colaboram com aprendizagem de todos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto a ser revisado projetando-o no slide como o exemplo ou escrevendo-o no quadro. O texto deste slide é apenas ilustrativo.
  • Pergunte aos alunos se eles identificam alguma palavra que está grafada. O objetivo é fazer uma primeira exploração do texto para que os alunos se familiarizem com as palavras nele contidas. Faça perguntas do tipo:
  • Qual foi o animal escolhido?
  • O que ele diz que tem?
  • O que ele tem na verdade?
  • Em seguida leia o texto para os alunos apontando as palavras que estão sendo lidas.
  • Convide os alunos a cantarem a música produzida pelos colegas no ritmo da canção da Dona Baratinha. Depois pergunte se a música ficou com um ritmo bom e combinou com a melodia da canção já conhecida.
  • Peça para que os alunos cantem novamente, mas que agora eles irão prestar atenção também ao registro escrito. Para que isso ocorra, explique que você irá apontando com o dedo as palavras que estão sendo cantadas. (O objetivo é que as crianças percebam que os versos estão misturados e que a quebra de linha não foi feita corretamente).
  • Pergunte então se perceberam alguma coisa estranha na forma como o texto foi registrado em comparação com a forma cantada. Permita que se expressem mas ainda não valide nem conclua nenhuma hipótese com os alunos.
  • Diga que irão cantar novamente. Mas desta vez, toda hora em que a canção der uma pausa, você irá grifar a última palavra antes da pausa. As palavras que serão grifadas são: TEM, BONITAS, COELHO, MARMITA. Faça com os alunos.
  • Faça novamente a pergunta anterior a fim de que percebam que as palavras grifadas, sinalizam o fim de cada verso e que a palavra seguinte é o início de um novo verso e, portanto, deve começar em uma nova linha.
  • Faça os ajustes necessários, sempre levando em consideração as ideias das crianças até que os versos estejam bem organizados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Compare as duas versões com os alunos e pergunte se há diferenças.
  • Solicite que encontrem as duas palavras que rimam. Em seguida pergunte em qual das versões é mais fácil encontrar as rimas e por quê. A ideia é que os alunos percebam que na versão revisada é muito mais fácil de encontrar as palavras que rimam pois os versos estão um em cada linha, diferente da primeira versão.
  • Para concluir pergunte aos alunos se eles acham que existe alguma regra para escrever músicas e poemas que seja diferente da escrita de um bilhete ou convite por exemplo. A ideia é chamar a atenção para a forma composicional do texto (versos e estrofes).
  • Diga que em outros momentos vocês farão as revisões dos textos produzidos pelas outras duplas para então confeccionarem o livreto musical que será doado à biblioteca da escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano