Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinquedo”
Finalidade da aula: Planejar a produção do texto Instrução de montagem de um brinquedo refletindo, coletivamente, sobre as características deste gênero, bem como questões sobre “para quem”, “para quê” e “para onde será”, relacionadas ao texto.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos / Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF02LP13
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Vídeo sobre um texto de instrução de montagem.
Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade dos alunos pode relacionar-se ao planejamento do texto em si: organizar o roteiro, garantir que todas as partes de um texto de instrução de montagem sejam contempladas e no registro desse planejamento.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Código: LPO2_01SQA13
(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes