15361
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinquedo”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre planejar um texto de instruções de montagem de brinquedo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta 
Especialista: Tânia Rios 

Título da aula: Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinquedo”

Finalidade da aula: Planejar a produção do texto Instrução de montagem de um brinquedo refletindo, coletivamente, sobre as características deste gênero, bem como questões sobre “para quem”, “para quê” e “para onde será”, relacionadas ao texto.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Instrução de Montagem

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos / Escrita (compartilhada)

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF02LP13

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Vídeo sobre um texto de instrução de montagem.

Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade dos alunos pode relacionar-se ao planejamento do texto em si: organizar o roteiro, garantir que todas as partes de um texto de instrução de montagem sejam contempladas e no registro desse planejamento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.


Código: LPO2_01SQA13

(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas