15361
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinquedo”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre planejar um texto de instruções de montagem de brinquedo

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Vídeo sobre um texto de instrução de montagem.

Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade dos alunos pode relacionar-se ao planejamento do texto em si: organizar o roteiro, garantir que todas as partes de um texto de instrução de montagem sejam contempladas e no registro desse planejamento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que nesta aula irão ajudar a professora do 1º ano que precisa de um texto de instrução de montagem. Diga que eles irão colaborar produzindo esse texto e esta aula será para iniciar seu planejamento.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando aos alunos uma situação fictícia: A professora do 1º ano quer construir com os alunos um brinquedo chamado “peteca”. Explique: “Eu contei que vocês estão estudando textos de instruções de montagem e poderiam escrever como se monta a peteca para ela ensinar aos alunos dela.”
  • Explique que para produzir, eles terão que planejar o texto de instrução de montagem do brinquedo peteca, para que não esqueçam de nenhuma informação importante que precisam contemplar.
  • Diga que para ajudá-los, você trouxe um vídeo de como se monta uma peteca.
  • Explique que eles irão assistir ao vídeo e em seguida se reunirão em grupos para planejar a escrita do texto de instrução de montagem da peteca.
  • Passe o vídeo de instrução de montagem do brinquedo “peteca”, disponível nos materiais complementares abaixo. Para focar a atenção dos alunos na instrução de montagem do brinquedo, você pode apresentar o vídeo iniciando a partir de 47 segundos até 2 minutos e 09 segundos. Esta ação pode contribuir para que os alunos não se prendam a informações desnecessárias para a proposta desta aula.
  • Após o vídeo, organize os alunos em grupos de quatro componentes, de maneira que os agrupamentos sejam produtivos e a troca de experiências favoreça a reflexão, bem como a produção escrita, visto que os alunos podem apresentar diferentes níveis de conhecimento sobre a leitura e a escrita. Faça agrupamentos onde haja pelo menos uma criança alfabética com autonomia na leitura/escrita para que possa ajudar o grupo no planejamento da produção do texto de instrução de montagem.

Materiais complementares:

Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos as partes que compõem um texto de instrução de montagem. Questione-os sobre sua função na vida cotidiana e qual será a finalidade de produzir esse texto. Aqui, espera-se que os alunos possam elencar as partes do texto de instrução de montagem: título, materiais necessários e passos de montagem. Espera-se também, que retomem a função do texto que é ensinar a construir ou montar algo; e que a finalidade do texto que irão produzir é para ajudar a professora do 1º ano. Eles precisam perceber que o texto está ligado ao cotidiano e, nesse caso, ainda mais próximo: na sala de aula ao lado.
  • A partir dessa retomada, os alunos devem perceber que para planejar esse texto, é preciso que ele contenha tudo que foi discutido para que seja caracterizado como um texto de instrução de montagem e atinja seu objetivo de ensinar os alunos do 1º ano a construírem a peteca.
  • Nesse segundo momento, inicia-se o planejamento do texto de instrução da peteca.
  • Explique aos grupos que eles devem registrar pontos que não podem ser esquecidos na hora de produzir o texto.
  • Para isso, eles irão elaborar um roteiro, onde precisam considerar tanto as partes que compõem o gênero, quanto as principais informações que ele deve conter. Em relação às partes do texto, eles precisam garantir que apareça:
  • Título: no caso do vídeo, não aparece um título em si, o apresentador diz que vai ensinar a fazer uma peteca. Então aqui, os alunos podem escolher o título que melhor representa o texto, como “Construindo uma peteca” ou “Como construir um peteca”, entre outros.
  • Materiais necessários: sacolinha, papel ou jornal, elástico e tesoura.
  • Etapas ou passos de montagem: cortar a sacolinha / embrulhar o papel amassado / prender com o elástico.
  • É importante que nas etapas, os alunos coloquem somente pontos para se lembrarem, o desenvolvimento do texto será feito na próxima aula. Aqui, trata-se do planejamento da produção, então eles devem colocar no roteiro essas partes principais e pensar em sua estrutura composicional. Para isso, diga que se lembrem de deixar bem claras as partes do texto: título, materiais necessários e passos de montagem.
  • Como “passos de montagem” é a parte que mais exige atenção na escrita e na ordem dos passos, retome com os alunos quantas e quais foram os passos realizados no vídeo.
  • Passe entre os grupos, ajudando no processo de planejamento. Observe se estão conseguindo compreender o que precisam registrar no roteiro, se conseguiram identificar no vídeo as partes do texto de instrução, etc. Os alunos também podem apresentar dúvidas quanto aos processo de escrita (na elaboração das frases referentes aos passos). Ao passar entre os grupos, verifique essa possível dificuldade e vá intervindo nesse processo, para que todos os grupos consigam realizar o planejamento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Nesse momento os grupos irão socializar o que foi planejado por eles.
  • Diga que você vai perguntar aleatoriamente aos grupos, sobre as partes do texto.
  • Escolha uma criança para ser escriba em cada grupo, pois durante a reflexão coletiva, você fará as perguntas aos grupos e à medida que eles vão respondendo, as crianças escribas podem ir anotando alguma informação que esteja faltando em seu roteiro de planejamento.
  • À medida que os alunos socializam suas anotações, vá sistematizando o planejamento (coletivamente) no quadro a partir das ideias dos grupos.
  • Escolha diferentes grupos e vá perguntando sobre cada uma das partes:
  • Esse grupo escreveu de que maneira o título? E os demais grupos?

Aqui os alunos poderão apresentar diferentes respostas, já que no vídeo o título aparece de maneira informal na fala do apresentador. Sendo assim, ouça as diferentes propostas e peça que escolham uma ou duas delas para que você anote no quadro.

  • Quais são os materiais usados na montagem da peteca?

Aqui, os alunos devem citar: elástico, papel ou jornal (podem até sugerir papel usado, já que será amassado), sacola plástica e tesoura. Caso esqueçam de indicar algum material, informe aos alunos o material que esqueceram de colocar.

  • O que não podemos esquecer no primeiro passo? E no segundo? (e assim por diante…)

Vá questionando cada um dos passos para ver como os grupos os organizaram. Pode acontecer que durante este momento, os alunos comecem a detalhar as etapas, o que não é o objetivo do planejamento, sendo assim, procure dar foco às informações principais. Além disso, alguns alunos podem ter usado mais etapas para explicar a montagem, outros podem ter usado menos. O importante é que o essencial da montagem seja apresentado:

  • Cortar a sacola em forma de quadrado..
  • Amassar o papel.
  • Embrulhar o papel no plástico da sacola cortada.
  • Passar o elástico para amarrar a peteca.
  • Converse sobre as anotações, questionando se todas contemplam as partes de um texto de instrução de montagem, se algum grupo notou partes faltando e não houve possibilidade de entendimento do roteiro, se algum grupo especificou ou dividiu as etapas em mais passos, sendo mais detalhista etc.
  • Vá retomando o tempo todo a função do texto de instrução de montagem, suas características, para quem ele será escrito (público: 1º ano - isso precisa estar bem claro e ser retomado o tempo todo), para que será escrito (para ajudar a professora do 1º ano a ensinar seus alunos na montagem de uma peteca) e onde será sua circulação (nesse caso, dentro da própria escola). Essas questões ajudam os alunos a terem foco no planejamento do texto e no contexto de produção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Vídeo sobre um texto de instrução de montagem.

Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade dos alunos pode relacionar-se ao planejamento do texto em si: organizar o roteiro, garantir que todas as partes de um texto de instrução de montagem sejam contempladas e no registro desse planejamento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que nesta aula irão ajudar a professora do 1º ano que precisa de um texto de instrução de montagem. Diga que eles irão colaborar produzindo esse texto e esta aula será para iniciar seu planejamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando aos alunos uma situação fictícia: A professora do 1º ano quer construir com os alunos um brinquedo chamado “peteca”. Explique: “Eu contei que vocês estão estudando textos de instruções de montagem e poderiam escrever como se monta a peteca para ela ensinar aos alunos dela.”
  • Explique que para produzir, eles terão que planejar o texto de instrução de montagem do brinquedo peteca, para que não esqueçam de nenhuma informação importante que precisam contemplar.
  • Diga que para ajudá-los, você trouxe um vídeo de como se monta uma peteca.
  • Explique que eles irão assistir ao vídeo e em seguida se reunirão em grupos para planejar a escrita do texto de instrução de montagem da peteca.
  • Passe o vídeo de instrução de montagem do brinquedo “peteca”, disponível nos materiais complementares abaixo. Para focar a atenção dos alunos na instrução de montagem do brinquedo, você pode apresentar o vídeo iniciando a partir de 47 segundos até 2 minutos e 09 segundos. Esta ação pode contribuir para que os alunos não se prendam a informações desnecessárias para a proposta desta aula.
  • Após o vídeo, organize os alunos em grupos de quatro componentes, de maneira que os agrupamentos sejam produtivos e a troca de experiências favoreça a reflexão, bem como a produção escrita, visto que os alunos podem apresentar diferentes níveis de conhecimento sobre a leitura e a escrita. Faça agrupamentos onde haja pelo menos uma criança alfabética com autonomia na leitura/escrita para que possa ajudar o grupo no planejamento da produção do texto de instrução de montagem.

Materiais complementares:

Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos as partes que compõem um texto de instrução de montagem. Questione-os sobre sua função na vida cotidiana e qual será a finalidade de produzir esse texto. Aqui, espera-se que os alunos possam elencar as partes do texto de instrução de montagem: título, materiais necessários e passos de montagem. Espera-se também, que retomem a função do texto que é ensinar a construir ou montar algo; e que a finalidade do texto que irão produzir é para ajudar a professora do 1º ano. Eles precisam perceber que o texto está ligado ao cotidiano e, nesse caso, ainda mais próximo: na sala de aula ao lado.
  • A partir dessa retomada, os alunos devem perceber que para planejar esse texto, é preciso que ele contenha tudo que foi discutido para que seja caracterizado como um texto de instrução de montagem e atinja seu objetivo de ensinar os alunos do 1º ano a construírem a peteca.
  • Nesse segundo momento, inicia-se o planejamento do texto de instrução da peteca.
  • Explique aos grupos que eles devem registrar pontos que não podem ser esquecidos na hora de produzir o texto.
  • Para isso, eles irão elaborar um roteiro, onde precisam considerar tanto as partes que compõem o gênero, quanto as principais informações que ele deve conter. Em relação às partes do texto, eles precisam garantir que apareça:
  • Título: no caso do vídeo, não aparece um título em si, o apresentador diz que vai ensinar a fazer uma peteca. Então aqui, os alunos podem escolher o título que melhor representa o texto, como “Construindo uma peteca” ou “Como construir um peteca”, entre outros.
  • Materiais necessários: sacolinha, papel ou jornal, elástico e tesoura.
  • Etapas ou passos de montagem: cortar a sacolinha / embrulhar o papel amassado / prender com o elástico.
  • É importante que nas etapas, os alunos coloquem somente pontos para se lembrarem, o desenvolvimento do texto será feito na próxima aula. Aqui, trata-se do planejamento da produção, então eles devem colocar no roteiro essas partes principais e pensar em sua estrutura composicional. Para isso, diga que se lembrem de deixar bem claras as partes do texto: título, materiais necessários e passos de montagem.
  • Como “passos de montagem” é a parte que mais exige atenção na escrita e na ordem dos passos, retome com os alunos quantas e quais foram os passos realizados no vídeo.
  • Passe entre os grupos, ajudando no processo de planejamento. Observe se estão conseguindo compreender o que precisam registrar no roteiro, se conseguiram identificar no vídeo as partes do texto de instrução, etc. Os alunos também podem apresentar dúvidas quanto aos processo de escrita (na elaboração das frases referentes aos passos). Ao passar entre os grupos, verifique essa possível dificuldade e vá intervindo nesse processo, para que todos os grupos consigam realizar o planejamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Nesse momento os grupos irão socializar o que foi planejado por eles.
  • Diga que você vai perguntar aleatoriamente aos grupos, sobre as partes do texto.
  • Escolha uma criança para ser escriba em cada grupo, pois durante a reflexão coletiva, você fará as perguntas aos grupos e à medida que eles vão respondendo, as crianças escribas podem ir anotando alguma informação que esteja faltando em seu roteiro de planejamento.
  • À medida que os alunos socializam suas anotações, vá sistematizando o planejamento (coletivamente) no quadro a partir das ideias dos grupos.
  • Escolha diferentes grupos e vá perguntando sobre cada uma das partes:
  • Esse grupo escreveu de que maneira o título? E os demais grupos?

Aqui os alunos poderão apresentar diferentes respostas, já que no vídeo o título aparece de maneira informal na fala do apresentador. Sendo assim, ouça as diferentes propostas e peça que escolham uma ou duas delas para que você anote no quadro.

  • Quais são os materiais usados na montagem da peteca?

Aqui, os alunos devem citar: elástico, papel ou jornal (podem até sugerir papel usado, já que será amassado), sacola plástica e tesoura. Caso esqueçam de indicar algum material, informe aos alunos o material que esqueceram de colocar.

  • O que não podemos esquecer no primeiro passo? E no segundo? (e assim por diante…)

Vá questionando cada um dos passos para ver como os grupos os organizaram. Pode acontecer que durante este momento, os alunos comecem a detalhar as etapas, o que não é o objetivo do planejamento, sendo assim, procure dar foco às informações principais. Além disso, alguns alunos podem ter usado mais etapas para explicar a montagem, outros podem ter usado menos. O importante é que o essencial da montagem seja apresentado:

  • Cortar a sacola em forma de quadrado..
  • Amassar o papel.
  • Embrulhar o papel no plástico da sacola cortada.
  • Passar o elástico para amarrar a peteca.
  • Converse sobre as anotações, questionando se todas contemplam as partes de um texto de instrução de montagem, se algum grupo notou partes faltando e não houve possibilidade de entendimento do roteiro, se algum grupo especificou ou dividiu as etapas em mais passos, sendo mais detalhista etc.
  • Vá retomando o tempo todo a função do texto de instrução de montagem, suas características, para quem ele será escrito (público: 1º ano - isso precisa estar bem claro e ser retomado o tempo todo), para que será escrito (para ajudar a professora do 1º ano a ensinar seus alunos na montagem de uma peteca) e onde será sua circulação (nesse caso, dentro da própria escola). Essas questões ajudam os alunos a terem foco no planejamento do texto e no contexto de produção.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano