Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Brincando com os sons iniciais das palavras
Finalidade da aula: Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (jogo: Dado sonoro), reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.
Materiais necessários: Piloto, quadro, tesoura, cola, saquinhos plásticos ou envelopes de papel, cópias dos materiais listados nas orientações.
Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber nomes com sons iniciais semelhantes, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes. Sugerimos uma variedade do jogo: Dado sonoro, proposto nesta aula, para os alunos que se encontram em estágios mais avançados de apropriação da escrita alfabética. A realização de uma atividade de correspondência grafofônica. Nela o professor disponibiliza as cartelas, somente com as figuras, para os estudantes e escreve no quadro os nomes correspondentes às figuras das cartelas. O aluno ou grupo de alunos devem fazer a correspondência, registrando a palavra embaixo do desenho a que ela corresponde. Ganhará o jogo os estudantes que fizerem todas as correspondências corretas.
Referências sobre o assunto:
ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
BRANDÃO, A. C. P. A et al (org.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.
BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.
MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..
__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos>. Acesso em: 04 out. 2018.
MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
Código: LPO1_19ATS03
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes