15360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Brincando com os sons iniciais das palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (jogo: Dado sonoro), reconhecendo o sistema de escrita alfabética.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.

Materiais necessários: Piloto, quadro, tesoura, cola, saquinhos plásticos ou envelopes de papel, cópias dos materiais listados nas orientações.

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber nomes com sons iniciais semelhantes, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes. Sugerimos uma variedade do jogo: Dado sonoro, proposto nesta aula, para os alunos que se encontram em estágios mais avançados de apropriação da escrita alfabética. A realização de uma atividade de correspondência grafofônica. Nela o professor disponibiliza as cartelas, somente com as figuras, para os estudantes e escreve no quadro os nomes correspondentes às figuras das cartelas. O aluno ou grupo de alunos devem fazer a correspondência, registrando a palavra embaixo do desenho a que ela corresponde. Ganhará o jogo os estudantes que fizerem todas as correspondências corretas.

Referências sobre o assunto:

ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDÃO, A. C. P. A et al (org.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: >. Acesso em: 04 out. 2018.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para as crianças. Explique que nesta aula iremos revisar o que aprendemos nas aulas anteriores, participar do jogo: Dado sonoro e completar palavras lacunadas com as sílabas iniciais que estão faltando.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (jogo: Dado sonoro), reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Retome com as crianças as aprendizagens das aulas anteriores. Lembre a elas que nas aulas passadas trabalhamos com a construção de listas.
  • Pergunte às crianças: Na aula passada construímos a lista de nomes da turma. Qual a ordem que seguimos para organizar os nomes das crianças da turma? (A ordem do alfabeto)
  • Explique para as crianças que algumas listas podem ser organizadas em ordem alfabética, ou seja, na ordem em que o alfabeto é organizado. Em livros como dicionário e enciclopédias essa organização nos ajuda a encontrar as palavras com mais rapidez.
  • Continue relembrando com a turma: Vimos também que nomes diferentes podem ter os mesmos sons iniciais, ou, sons iniciais diferentes. Quem pode me dizer dois nomes de colegas que têm o mesmo som inicial? (As repostas podem ser variadas, a depender da turma. Por exemplo, Adriana e Adriele Ana\Anie). Com sons iniciais diferentes, quem me diz dois nomes dos colegas da turma? (Por exemplo: Mateus e Danilo).
  • Continue retomando: Quem poderia me dizer outro nome com o mesmo som inicial de Fabiana? (As crianças dos níveis pré silábico ou silábico sem valor podem dizer: Eliana). Pergunte: Com que som começa o nome Eliana? (Com E). E Fabiana, começa com que som? (Fa). Então, eu quero um nome iniciado com Fa de Fabiana. (Fábio, Fabíola).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade você precisará imprimir o dado sonoro, as 24 fichas com as figuras e os nomes dos animais e a regra do jogo, para cada dupla. Clique aqui para acessar o material para impressão: Fichas do jogo - Dado sonoro.
  • Atenção: nesta atividade iremos trabalhar com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Criança com escrita pré silábica junto com criança silábica sem valor sonoro convencional, criança com escrita silábica sem valor sonoro junto com criança com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Criança silábico alfabética junto com criança alfabética.
  • Entregue as cartelas com as regras do jogo para as duplas. Clique aqui para imprimir as cartelas.
  • Leia para as crianças as regras do jogo e discuta com elas como o jogo funciona enquanto lê. Segundo BRANDÃO (2009, p. 31), o trabalho com dado sonoro, contribui para que a criança observe que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do SEA (Sistema de escrita alfabética), uma vez que, para escrever, precisamos centrar a atenção nos segmentos sonoros das palavras.
  • Distribua o dado e as fichas do jogo: Dado sonoro. Peça que as crianças espalhe as fichas em cima da mesa com os desenhos e as imagens voltadas para cima, ou seja, a vista para que todos os participantes do jogo possam ver. Clique aqui para imprimir o dado sonoro.
  • Faça uma pequena demonstração de como o jogo acontece para que as crianças tenham segurança para jogar. Quando perceber que as crianças entenderam o jogo, solicite que elas decidam qual a dupla que iniciará o jogo.
  • Solicite que as crianças iniciem o jogo lançando o dado e anunciando o animal sorteado, em seguida, a dupla deverá buscar entre as fichas da mesa o animal que tem o nome iniciado com o mesmo som daquele sorteado no dado sonoro. Sugira que as duplas conversem antes de pegar na mesa a ficha com a palavra que tem o som inicial correspondente a sorteada.

Segundo LEAL (orgs.) 2009, p. 31, o fato das fichas jogo apresentarem a figura e a palavra correspondente, contribui para que as crianças reflitam sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras, como são também estimulados a refletir sobre a sua forma escrita.

  • Circule entre os grupos e caso observe duplas com dificuldade faça as seguintes intervenções: Pergunte às crianças qual o nome do animal sorteado no dado sonoro? (Papagaio, por exemplo). Qual o som inicial da palavra papagaio? (PA). Observem na mesa que outro animal tem o nome iniciado com o som inicial de papagaio? (Se as crianças responderem GATO, por exemplo). Pergunte: Gato começa com que som? (GA). Então, eu quero um animal que comece com PA de papagaio. (PA de Pato). Peça às crianças que peguem a ficha na mesa e passe o dado para a próxima dupla.
  • Continue as intervenções perguntando: Qual o nome do animal sorteado no dado sonoro? (Cavalo, por exemplo). Qual o som inicial da palavra Cavalo? (CA). Observem na mesa que outro animal tem o nome iniciado com CA de cavalo? (CA de Calango). Peça às crianças que peguem na mesa a ficha com o desenho e o nome CALANGO e passe o dado para a próxima dupla.
  • Proceda da mesma forma com as outras palavras sorteadas.
  • O jogo prossegue até que as fichas acabem. Ganha o jogo a dupla que conseguir o maior número de fichas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • No fechamento da aula as crianças deverão ler e completar palavras lacunadas, faltando sílabas iniciais, preenchendo corretamente os espaços em branco, com a mediação do professor(a), quando necessário.
  • Após o jogo, convide as crianças para completar as palavras com as sílabas que estão faltando.
  • Organize a turma individualmente. Imprima e recorte as fichas que serão entregues, uma de cada, para cada criança. Clique aqui para ter acesso a atividade para impressão.
  • Distribua as fichas com as palavras lacunadas para cada criança. Convide as crianças a completarem as palavras com as sílabas que estão faltando.
  • As deixe em um primeiro momento enfrentarem os desafios que a atividade lhes impõe sozinhos.Porém, circule pela sala e diante de um erro ou dificuldade, realize as intervenções abaixo:
  • Qual a primeira palavra desta ficha? (GATO).
  • Qual o som inicial que pronunciamos ao falar esta palavra? (GA).
  • E o som final qual é? (TO).
  • Vamos pronunciar lentamente a palavra? (GA-TO).
  • Qual o pedaço que está faltando? (GA).
  • Quais Letras utilizamos para formar o som do GA ( G+A)
  • Complete a palavra com a sílaba que está faltando.
  • Continue perguntando: Que palavra é essa? (aponte para a palavra) (CAVALO).Quantos sons tem essa palavra? (3 sons).Qual o som inicial? (CA). E o som do meio? (VA). Qual o som da sílaba final? (LO). Qual a sílaba que está faltando? (CA). Quais letras utilizamos para formarmos o som da sílaba CA?(resposta: C+A). Então complete o espaço em branco com a sílaba inicial desta palavra.
  • Siga com as intervenções, pergunte: Que palavra é essa? (aponte para a palavra) (Elefante). Vamos pronunciar lentamente esta palavra para perceber os sons que formam ela? (e-le-fan-te). Qual o som inicial desta palavra? (E). Antes da sílaba final, quais os sons que pronunciamos? (LE-FAN). E qual o som final desta palavra? (TE). Qual a sílaba que está faltando? (E). Então qual letra devemos utilizar ?Complete o espaço em branco com a sílaba inicial desta palavra.
  • Proceda da mesma forma com a próxima ficha.
  • Com as crianças pré silábicas e silábicas SVC, pode-se trabalhar apenas uma ficha, deixando a outra ficha para as crianças que estão num nível mais avançado de escrita.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.

Materiais necessários: Piloto, quadro, tesoura, cola, saquinhos plásticos ou envelopes de papel, cópias dos materiais listados nas orientações.

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber nomes com sons iniciais semelhantes, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes. Sugerimos uma variedade do jogo: Dado sonoro, proposto nesta aula, para os alunos que se encontram em estágios mais avançados de apropriação da escrita alfabética. A realização de uma atividade de correspondência grafofônica. Nela o professor disponibiliza as cartelas, somente com as figuras, para os estudantes e escreve no quadro os nomes correspondentes às figuras das cartelas. O aluno ou grupo de alunos devem fazer a correspondência, registrando a palavra embaixo do desenho a que ela corresponde. Ganhará o jogo os estudantes que fizerem todas as correspondências corretas.

Referências sobre o assunto:

ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDÃO, A. C. P. A et al (org.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: >. Acesso em: 04 out. 2018.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para as crianças. Explique que nesta aula iremos revisar o que aprendemos nas aulas anteriores, participar do jogo: Dado sonoro e completar palavras lacunadas com as sílabas iniciais que estão faltando.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (jogo: Dado sonoro), reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Retome com as crianças as aprendizagens das aulas anteriores. Lembre a elas que nas aulas passadas trabalhamos com a construção de listas.
  • Pergunte às crianças: Na aula passada construímos a lista de nomes da turma. Qual a ordem que seguimos para organizar os nomes das crianças da turma? (A ordem do alfabeto)
  • Explique para as crianças que algumas listas podem ser organizadas em ordem alfabética, ou seja, na ordem em que o alfabeto é organizado. Em livros como dicionário e enciclopédias essa organização nos ajuda a encontrar as palavras com mais rapidez.
  • Continue relembrando com a turma: Vimos também que nomes diferentes podem ter os mesmos sons iniciais, ou, sons iniciais diferentes. Quem pode me dizer dois nomes de colegas que têm o mesmo som inicial? (As repostas podem ser variadas, a depender da turma. Por exemplo, Adriana e Adriele Ana\Anie). Com sons iniciais diferentes, quem me diz dois nomes dos colegas da turma? (Por exemplo: Mateus e Danilo).
  • Continue retomando: Quem poderia me dizer outro nome com o mesmo som inicial de Fabiana? (As crianças dos níveis pré silábico ou silábico sem valor podem dizer: Eliana). Pergunte: Com que som começa o nome Eliana? (Com E). E Fabiana, começa com que som? (Fa). Então, eu quero um nome iniciado com Fa de Fabiana. (Fábio, Fabíola).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade você precisará imprimir o dado sonoro, as 24 fichas com as figuras e os nomes dos animais e a regra do jogo, para cada dupla. Clique aqui para acessar o material para impressão: Fichas do jogo - Dado sonoro.
  • Atenção: nesta atividade iremos trabalhar com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Criança com escrita pré silábica junto com criança silábica sem valor sonoro convencional, criança com escrita silábica sem valor sonoro junto com criança com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Criança silábico alfabética junto com criança alfabética.
  • Entregue as cartelas com as regras do jogo para as duplas. Clique aqui para imprimir as cartelas.
  • Leia para as crianças as regras do jogo e discuta com elas como o jogo funciona enquanto lê. Segundo BRANDÃO (2009, p. 31), o trabalho com dado sonoro, contribui para que a criança observe que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do SEA (Sistema de escrita alfabética), uma vez que, para escrever, precisamos centrar a atenção nos segmentos sonoros das palavras.
  • Distribua o dado e as fichas do jogo: Dado sonoro. Peça que as crianças espalhe as fichas em cima da mesa com os desenhos e as imagens voltadas para cima, ou seja, a vista para que todos os participantes do jogo possam ver. Clique aqui para imprimir o dado sonoro.
  • Faça uma pequena demonstração de como o jogo acontece para que as crianças tenham segurança para jogar. Quando perceber que as crianças entenderam o jogo, solicite que elas decidam qual a dupla que iniciará o jogo.
  • Solicite que as crianças iniciem o jogo lançando o dado e anunciando o animal sorteado, em seguida, a dupla deverá buscar entre as fichas da mesa o animal que tem o nome iniciado com o mesmo som daquele sorteado no dado sonoro. Sugira que as duplas conversem antes de pegar na mesa a ficha com a palavra que tem o som inicial correspondente a sorteada.

Segundo LEAL (orgs.) 2009, p. 31, o fato das fichas jogo apresentarem a figura e a palavra correspondente, contribui para que as crianças reflitam sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras, como são também estimulados a refletir sobre a sua forma escrita.

  • Circule entre os grupos e caso observe duplas com dificuldade faça as seguintes intervenções: Pergunte às crianças qual o nome do animal sorteado no dado sonoro? (Papagaio, por exemplo). Qual o som inicial da palavra papagaio? (PA). Observem na mesa que outro animal tem o nome iniciado com o som inicial de papagaio? (Se as crianças responderem GATO, por exemplo). Pergunte: Gato começa com que som? (GA). Então, eu quero um animal que comece com PA de papagaio. (PA de Pato). Peça às crianças que peguem a ficha na mesa e passe o dado para a próxima dupla.
  • Continue as intervenções perguntando: Qual o nome do animal sorteado no dado sonoro? (Cavalo, por exemplo). Qual o som inicial da palavra Cavalo? (CA). Observem na mesa que outro animal tem o nome iniciado com CA de cavalo? (CA de Calango). Peça às crianças que peguem na mesa a ficha com o desenho e o nome CALANGO e passe o dado para a próxima dupla.
  • Proceda da mesma forma com as outras palavras sorteadas.
  • O jogo prossegue até que as fichas acabem. Ganha o jogo a dupla que conseguir o maior número de fichas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • No fechamento da aula as crianças deverão ler e completar palavras lacunadas, faltando sílabas iniciais, preenchendo corretamente os espaços em branco, com a mediação do professor(a), quando necessário.
  • Após o jogo, convide as crianças para completar as palavras com as sílabas que estão faltando.
  • Organize a turma individualmente. Imprima e recorte as fichas que serão entregues, uma de cada, para cada criança. Clique aqui para ter acesso a atividade para impressão.
  • Distribua as fichas com as palavras lacunadas para cada criança. Convide as crianças a completarem as palavras com as sílabas que estão faltando.
  • As deixe em um primeiro momento enfrentarem os desafios que a atividade lhes impõe sozinhos.Porém, circule pela sala e diante de um erro ou dificuldade, realize as intervenções abaixo:
  • Qual a primeira palavra desta ficha? (GATO).
  • Qual o som inicial que pronunciamos ao falar esta palavra? (GA).
  • E o som final qual é? (TO).
  • Vamos pronunciar lentamente a palavra? (GA-TO).
  • Qual o pedaço que está faltando? (GA).
  • Quais Letras utilizamos para formar o som do GA ( G+A)
  • Complete a palavra com a sílaba que está faltando.
  • Continue perguntando: Que palavra é essa? (aponte para a palavra) (CAVALO).Quantos sons tem essa palavra? (3 sons).Qual o som inicial? (CA). E o som do meio? (VA). Qual o som da sílaba final? (LO). Qual a sílaba que está faltando? (CA). Quais letras utilizamos para formarmos o som da sílaba CA?(resposta: C+A). Então complete o espaço em branco com a sílaba inicial desta palavra.
  • Siga com as intervenções, pergunte: Que palavra é essa? (aponte para a palavra) (Elefante). Vamos pronunciar lentamente esta palavra para perceber os sons que formam ela? (e-le-fan-te). Qual o som inicial desta palavra? (E). Antes da sílaba final, quais os sons que pronunciamos? (LE-FAN). E qual o som final desta palavra? (TE). Qual a sílaba que está faltando? (E). Então qual letra devemos utilizar ?Complete o espaço em branco com a sílaba inicial desta palavra.
  • Proceda da mesma forma com a próxima ficha.
  • Com as crianças pré silábicas e silábicas SVC, pode-se trabalhar apenas uma ficha, deixando a outra ficha para as crianças que estão num nível mais avançado de escrita.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano