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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo os sons iniciais das palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre identificar os sons iniciais das palavras de uma lista, reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Descobrindo os sons iniciais das palavras

Finalidade da aula: Identificar os sons iniciais das palavras de uma lista, reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção dos sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.

 

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

A casa e o seu dono. 2008. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0>

(com duração de aproximadamente 1 minuto)

 

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para relacionar algumas letras aos seus valores sonoros, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes.

 

Referências sobre o assunto:

ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos>. Acesso em: 04 out. 2018.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

 

 


Código: LPO1_19ATS01

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.


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