15358
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Descobrindo os sons iniciais das palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre identificar os sons iniciais das palavras de uma lista, reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

A casa e o seu dono. 2008. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0>

(com duração de aproximadamente 1 minuto)

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para relacionar algumas letras aos seus valores sonoros, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes.

Referências sobre o assunto:

ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: >. Acesso em: 04 out. 2018.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que nesta aula irão recitar o poema: A casa e seu dono, do poeta Elias José, montar a lista dos nomes dos animais presentes no poema, ler e identificar os sons iniciais e finais das palavras da lista, completar os nomes dos animais com as sílabas que estão faltando, em seguida, contar e registrar a quantidade de sons de cada palavra.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é identificar os sons iniciais das palavras de uma lista, reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Em nossas rotinas, escrevemos e lemos listas. Entre elas estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque tem uma função social. Além do mais as listas de palavras são modelos estáveis de escrita e, por isso, servem para que as crianças sempre recorram a elas quando necessário. Clique aqui para aprofundar mais no assunto, caso necessário.
  • Pergunte às crianças:
  • Quem gosta de poesias? (Respostas pessoais)
  • Vocês lembram de alguma poesia que já ouviram? (Respostas pessoais)
  • Qual? (Respostas pessoais)
  • Explique às crianças que assistiremos um vídeo do poema: A casa e o seu dono, do poeta Elias José.
  • Conte para as crianças quem foi o poeta Elias José. Para conhecer um pouco da vida desse poeta acesse: http://iceliasjose.blogspot.com/2009/02/quem-foi-elias-jose.html
  • Em seguida, motive as crianças para assistirem ao vídeo. Peça para que elas prestem atenção aos nomes que aparecerão no poema.
  • Exiba o vídeo do poema: A casa e o seu dono, com duração de aproximadamente 1 minuto. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0

Caso não seja possível exibir o vídeo, recite o poema para a turma. Clique aqui para acessar o texto do poema.

  • Depois de assistirem ao vídeo do poema, ou ouvirem você recitá-lo, pergunte às crianças:
  • Gostaram do poema? (Respostas pessoais). De que o poema trata? (Das casas dos animais). Quais os nomes dos animais que aparecem no poema? (Macaco, cabrita, jumento, abelha, barata e elefante).
  • Pergunte à turma: A palavra MACACO começa com que som? (MA). Temos algum colega na sala que o nome tem o som inicial de MACACO? (Mariana, por exemplo). Caso, não tenha nenhuma criança cujo nome começa com essa sílaba, peça que eles digam nomes de pessoas conhecidas com o mesmo som inicial. Pergunte: Alguém pode me dizer o nome de uma pessoa que comece com MA de MACACO? (Manuel, Matheus, Maria, por exemplo). Continue a intervenção perguntando: E do nome CABRITA, qual o som inicial? (CA). Quem saberia me dizer o nome de um objeto da sala iniciado com o som inicial de CABRiTA? (Uma criança na hipótese de escrita pré silábica pode responder: Mesa, por exemplo). Pergunte: A palavra MESA começa com que som? (ME). Então, eu quero um objeto que comece com CA de CABRITA? (Cadeira, caneta, por exemplo).
  • Continue perguntando: A palavra JUMENTO começa com que som? (JU). Temos algum colega que o nome começa com o mesmo som de JUMENTO? (Juliana e Júlio, por exemplo). Qual o som final da palavra JUMENTO? (TO). Quem saberia me dizer um nome de uma fruta começada com TO? (Tomate). Caso as crianças não acertem, dê pistas, por exemplo: É vermelho. Se coloca na salada. Está no molho do macarrão. Continue as intervenções: O nome ABELHA começa com que som? (A). Quem saberia me dizer uma fruta iniciada com o som inicial de ABELHA? (Se uma criança responder banana, por exemplo. Pergunte: Qual o som inicial de BANANA? (BA). Eu quero uma fruta que comece com A de Abelha. (Ameixa, abacate, amora).
  • Continue perguntando: Qual o som inicial da palavra BARATA? (BA). Vocês saberiam me dizer o nome de um gigante animal marinho, iniciado com esse som? (Baleia). Qual o som final de BARATA? (TA). Quem sabe me dizer o nome de um objeto usado para escrever que tem o mesmo som final de BARATA? (Algumas crianças podem responder LÁPIS, por ser o instrumento mais usado por elas para escrever). Pergunte: A palavra LÁPIS termina com que som? (PIS). Eu quero o nome de um objeto que usamos para escrever com o nome terminado com TA de BARATA. (Caneta). Continue a intervenção: Da palavra ELEFANTE, qual o som inicial? (E). Quem sabe me dizer o nome de outro animal iniciado com esse som? (Ema, égua). E vocês conhecem alguma pessoa que o nome começa com o mesmo som inicial desses animais? (Érick, Emília, Eliana, por exemplo).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique às crianças que iremos montar a lista com os nomes dos animais que aparecem no poema, para isso iremos fazer a leitura das estrofes do poema e descobrir o nome dos animais que aparecem ao final delas.
  • Ler e escrever listas fazem parte do nosso cotidiano. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque tem uma função social. Além do mais as listas de palavras são modelos estáveis de escrita e, por isso, servem para que as crianças sempre recorram a elas quando necessário.O poema: A casa e seu dono de Elias José, apresenta uma lista de animais, a opção pela lista com os nomes desses animais se justifica pelo fato de que os animais de estimação, por exemplo, fazem parte do cotidiano das crianças.
  • Distribua entre algumas crianças os nomes dos animais que aparecem no poema. Clique aqui para acessar os nomes dos animais para impressão.
  • Combine com as crianças que elas devem segurar os nomes e trazer para colar no local indicado quando você solicitar.
  • Afixe no quadro um cartaz com o poema lacunado. Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
  • Convide uma criança para junto com você fazer a leitura de ajuste da primeira estrofe do poema.
  • Atenção: Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome, ou, de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente. Portanto, para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

  • Ao recitar o poema com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto recita o poema.
  • Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente
  • Diga para a turma: Vamos recitar juntos o primeiro verso do poema. Peça a criança convidada para ir acompanhando a leitura da primeira estrofe com o dedinho, fazendo a correspondência do falando com o escrito:

ESSA CASA É DE CACO

  • QUEM MORA NELA É O_______________
  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa de caco? (A resposta seria macaco, mas se algumas crianças responderem jumento, por exemplo). Pergunte: A palavra CACO tem o som final do nome de que animal? (Macaco). Quem está com a palavra MACACO traga para colocar e iniciar a nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Afixe no quadro o cartaz com o título da lista a ser construída. Dê a cola a crianças e ajude ela a colar o primeiro nome da lista. Clique aqui para acessar a proposta de título para o cartaz e imprimir.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do segundo verso:

ESSA CASA TÃO BONITA

QUEM MORA NELA É A ___________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa tão bonita? (A resposta seria cabrita, mas se algumas crianças responderem ABELHA, por exemplo). Pergunte: A palavra bonita rima com o nome de qual animal? (Cabrita). Qual o som final de bonita e cabrita? (ITA). Quais as letras que formam esse som? (I+T+A). Vamos pronunciar devagarinho as duas palavras? (BO-NI-TA E CA-BRI-TA). Pergunte: Quem está com a palavra CABRITA traga para colocar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do terceiro verso:

ESSA CASA É DE CIMENTO

QUEM MORA NELA É O __________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa de cimento? (A resposta seria: O jumento, mas se algumas crianças responderem o MACACO). Pergunte: Qual o som inicial da palavra jumento? (JU). Que letras usamos para formar o som JU? (J+U). E o som do meio, qual é? (MEN). Qual o som final? (TO). Vamos pronunciar lentamente a palavra? (JU-MEN-TO). Pergunte: Quem está com a palavra JUMENTO traga para colar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do quarto verso:

ESSA CASA É DE TELHA

QUEM MORA NELA É A ___________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Que animal tem no seu nome o som final de telha? (Abelha). Vocês saberiam me dizer o nome de outro animal que seu nome tenha o mesmo som inicial ABELHA? (As crianças podem responder, por exemplo: cachorro, gato e etc.). Diga: Cachorro começa com que letra? (C). E gato? (G). Quero uma palavra que comece com o mesmo a mesma letra inicial de ABELHA? (Avestruz, anta). Pergunte: Quem está com a palavra ABELHA traga para colar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do quinto verso:

ESSA CASA É DE LATA

QUEM MORA NELA É A _________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa de lata? (A barata). Qual o som inicial da palavra BARATA? (BA). Que letras usamos para formar o som BA? (B+A). Qual o próximo som que pronunciamos? (RA). E o último som, qual é? (TA). Vamos pronunciar devagarinho a palavra?(BA-RA-TA). Pergunte: Quem está com a palavra BARATA traga para colocar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do sexto verso do poema:

ESSA CASA É ELEGANTE

QUEM MORA NELA É O___________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa elegante? (O elefante).Com que letra começa o nome ELEFANTE? (E). Qual o som que pronunciamos depois do E? (LE). Quais as letras que formam esse som? (L+E). E o próximo som, qual é? (FAN). Qual o som final? (TE). Vamos pronunciar devagarinho a palavra?(E-LE-FAN-TE). Pergunte: Quem está com a palavra ELEFANTE traga para colar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Finalizada a lista de nomes dos animais, convide toda a turma para fazer a leitura do último verso do poema:

E DESCOBRI DE REPENTE

QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.

  • Conclua essa etapa da aula convidando a turma a fazer a leitura juntamente com as crianças da lista de animais.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • No fechamento da aula as criança irão em duplas completar os nomes de alguns animais da lista trabalhada com as sílabas que estão faltando, contar e registrar a quantidade de sons que tem cada nome.
  • Atenção professor(a), esta atividade será com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
  • Organize a turma em duplas produtivas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: crianças pré silábica junto com crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional, crianças com escrita silábica sem valor convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Crianças com escrita silábico alfabética junto com crianças alfabética.
  • Explique para as crianças que elas terão que completar os nomes dos animais com as sílabas que estão faltando, em seguida contar a quantidade de sons de cada nome e registrar no espaço correspondente.
  • Distribua uma cópia da atividade para cada uma das crianças. Clique aqui para ter acesso a atividade para impressão.
  • Circule pela sala e observe as estratégias usadas pelas duplas. Se perceber alguma dupla com dificuldade, faça a seguinte intervenção:
  • Diga para as crianças: Que animal é esse? (Macaco, por exemplo). Com que som começa o nome MACACO? (MA). Quais as letras que usamos para formar o som MA? (M+A). Depois do som MA, qual som pronunciamos? (CA). E qual o som final? (CO). Qual o som que está faltando na palavra MACACO? (MA). Agora complete os espaços em branco com as letras que estão faltando. Vamos juntos contar quantos sons tem o nome MACACO? (MA - CA - CO). Quantos são? (3 sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra MACACO a quantidade de sons que ela tem.
  • Continue a intervenção perguntando: Que animal é esse? (Abelha, por exemplo). Com que som começa o nome ABELHA? (A). E o som que vem depois, qual é? (BE). Quais as letras que formam esse som? (B+E). Qual o som final dessa palavra? (LHA). Qual o som que está faltando na palavra abelha? (BE). Agora complete o espaço em branco com a sílaba que está faltando. Vamos juntos contar quantos sons tem o nome ABELHA? (A-BE-LHA). Quantos são? (s sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra ABELHA a quantidade de sons que ela tem.
  • Continue a intervenção perguntando: Que animal é esse? (Barata, por exemplo). Com que som começa o nome BARATA? (BA). Que som vem depois? (RA). Para formar o som final TA que letras usamos? (T+A). Agora complete os espaços em branco com as letras que estão faltando.Vamos juntos contar quantos sons tem o nome BARATA? (BA-RA-TA). Quantos são? (3 sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra BARATA a quantidade de sons que ela tem.
  • Pergunte: Que animal é esse? (Elefante, por exemplo). Com que som começa o nome ELEFANTE? (E). Para formar o som LE, que letras usamos? (L+E). Que som vem depois do LE? (FAN). E qual o som final da palavra ELEFANTE? (TE). Agora complete os espaços em branco com o som que está faltando. Vamos juntos contar quantos sons tem o nome ELEFANTE? (E-LE-FAN-TE). Quantos são? (4 sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra ELEFANTE a quantidade de sons que ela tem.
  • Concluída a atividade converse com as crianças: Qual dos animais tem o nome com maior quantidade de sons? (ELEFANTE) O que acontece com o nome dos outros animais? (Têm a mesma quantidade de sons).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

A casa e o seu dono. 2008. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0>

(com duração de aproximadamente 1 minuto)

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para relacionar algumas letras aos seus valores sonoros, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes.

Referências sobre o assunto:

ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: >. Acesso em: 04 out. 2018.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que nesta aula irão recitar o poema: A casa e seu dono, do poeta Elias José, montar a lista dos nomes dos animais presentes no poema, ler e identificar os sons iniciais e finais das palavras da lista, completar os nomes dos animais com as sílabas que estão faltando, em seguida, contar e registrar a quantidade de sons de cada palavra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é identificar os sons iniciais das palavras de uma lista, reconhecendo o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Em nossas rotinas, escrevemos e lemos listas. Entre elas estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque tem uma função social. Além do mais as listas de palavras são modelos estáveis de escrita e, por isso, servem para que as crianças sempre recorram a elas quando necessário. Clique aqui para aprofundar mais no assunto, caso necessário.
  • Pergunte às crianças:
  • Quem gosta de poesias? (Respostas pessoais)
  • Vocês lembram de alguma poesia que já ouviram? (Respostas pessoais)
  • Qual? (Respostas pessoais)
  • Explique às crianças que assistiremos um vídeo do poema: A casa e o seu dono, do poeta Elias José.
  • Conte para as crianças quem foi o poeta Elias José. Para conhecer um pouco da vida desse poeta acesse: http://iceliasjose.blogspot.com/2009/02/quem-foi-elias-jose.html
  • Em seguida, motive as crianças para assistirem ao vídeo. Peça para que elas prestem atenção aos nomes que aparecerão no poema.
  • Exiba o vídeo do poema: A casa e o seu dono, com duração de aproximadamente 1 minuto. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0

Caso não seja possível exibir o vídeo, recite o poema para a turma. Clique aqui para acessar o texto do poema.

  • Depois de assistirem ao vídeo do poema, ou ouvirem você recitá-lo, pergunte às crianças:
  • Gostaram do poema? (Respostas pessoais). De que o poema trata? (Das casas dos animais). Quais os nomes dos animais que aparecem no poema? (Macaco, cabrita, jumento, abelha, barata e elefante).
  • Pergunte à turma: A palavra MACACO começa com que som? (MA). Temos algum colega na sala que o nome tem o som inicial de MACACO? (Mariana, por exemplo). Caso, não tenha nenhuma criança cujo nome começa com essa sílaba, peça que eles digam nomes de pessoas conhecidas com o mesmo som inicial. Pergunte: Alguém pode me dizer o nome de uma pessoa que comece com MA de MACACO? (Manuel, Matheus, Maria, por exemplo). Continue a intervenção perguntando: E do nome CABRITA, qual o som inicial? (CA). Quem saberia me dizer o nome de um objeto da sala iniciado com o som inicial de CABRiTA? (Uma criança na hipótese de escrita pré silábica pode responder: Mesa, por exemplo). Pergunte: A palavra MESA começa com que som? (ME). Então, eu quero um objeto que comece com CA de CABRITA? (Cadeira, caneta, por exemplo).
  • Continue perguntando: A palavra JUMENTO começa com que som? (JU). Temos algum colega que o nome começa com o mesmo som de JUMENTO? (Juliana e Júlio, por exemplo). Qual o som final da palavra JUMENTO? (TO). Quem saberia me dizer um nome de uma fruta começada com TO? (Tomate). Caso as crianças não acertem, dê pistas, por exemplo: É vermelho. Se coloca na salada. Está no molho do macarrão. Continue as intervenções: O nome ABELHA começa com que som? (A). Quem saberia me dizer uma fruta iniciada com o som inicial de ABELHA? (Se uma criança responder banana, por exemplo. Pergunte: Qual o som inicial de BANANA? (BA). Eu quero uma fruta que comece com A de Abelha. (Ameixa, abacate, amora).
  • Continue perguntando: Qual o som inicial da palavra BARATA? (BA). Vocês saberiam me dizer o nome de um gigante animal marinho, iniciado com esse som? (Baleia). Qual o som final de BARATA? (TA). Quem sabe me dizer o nome de um objeto usado para escrever que tem o mesmo som final de BARATA? (Algumas crianças podem responder LÁPIS, por ser o instrumento mais usado por elas para escrever). Pergunte: A palavra LÁPIS termina com que som? (PIS). Eu quero o nome de um objeto que usamos para escrever com o nome terminado com TA de BARATA. (Caneta). Continue a intervenção: Da palavra ELEFANTE, qual o som inicial? (E). Quem sabe me dizer o nome de outro animal iniciado com esse som? (Ema, égua). E vocês conhecem alguma pessoa que o nome começa com o mesmo som inicial desses animais? (Érick, Emília, Eliana, por exemplo).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique às crianças que iremos montar a lista com os nomes dos animais que aparecem no poema, para isso iremos fazer a leitura das estrofes do poema e descobrir o nome dos animais que aparecem ao final delas.
  • Ler e escrever listas fazem parte do nosso cotidiano. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque tem uma função social. Além do mais as listas de palavras são modelos estáveis de escrita e, por isso, servem para que as crianças sempre recorram a elas quando necessário.O poema: A casa e seu dono de Elias José, apresenta uma lista de animais, a opção pela lista com os nomes desses animais se justifica pelo fato de que os animais de estimação, por exemplo, fazem parte do cotidiano das crianças.
  • Distribua entre algumas crianças os nomes dos animais que aparecem no poema. Clique aqui para acessar os nomes dos animais para impressão.
  • Combine com as crianças que elas devem segurar os nomes e trazer para colar no local indicado quando você solicitar.
  • Afixe no quadro um cartaz com o poema lacunado. Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
  • Convide uma criança para junto com você fazer a leitura de ajuste da primeira estrofe do poema.
  • Atenção: Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome, ou, de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente. Portanto, para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

  • Ao recitar o poema com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto recita o poema.
  • Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente
  • Diga para a turma: Vamos recitar juntos o primeiro verso do poema. Peça a criança convidada para ir acompanhando a leitura da primeira estrofe com o dedinho, fazendo a correspondência do falando com o escrito:

ESSA CASA É DE CACO

  • QUEM MORA NELA É O_______________
  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa de caco? (A resposta seria macaco, mas se algumas crianças responderem jumento, por exemplo). Pergunte: A palavra CACO tem o som final do nome de que animal? (Macaco). Quem está com a palavra MACACO traga para colocar e iniciar a nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Afixe no quadro o cartaz com o título da lista a ser construída. Dê a cola a crianças e ajude ela a colar o primeiro nome da lista. Clique aqui para acessar a proposta de título para o cartaz e imprimir.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do segundo verso:

ESSA CASA TÃO BONITA

QUEM MORA NELA É A ___________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa tão bonita? (A resposta seria cabrita, mas se algumas crianças responderem ABELHA, por exemplo). Pergunte: A palavra bonita rima com o nome de qual animal? (Cabrita). Qual o som final de bonita e cabrita? (ITA). Quais as letras que formam esse som? (I+T+A). Vamos pronunciar devagarinho as duas palavras? (BO-NI-TA E CA-BRI-TA). Pergunte: Quem está com a palavra CABRITA traga para colocar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do terceiro verso:

ESSA CASA É DE CIMENTO

QUEM MORA NELA É O __________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa de cimento? (A resposta seria: O jumento, mas se algumas crianças responderem o MACACO). Pergunte: Qual o som inicial da palavra jumento? (JU). Que letras usamos para formar o som JU? (J+U). E o som do meio, qual é? (MEN). Qual o som final? (TO). Vamos pronunciar lentamente a palavra? (JU-MEN-TO). Pergunte: Quem está com a palavra JUMENTO traga para colar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do quarto verso:

ESSA CASA É DE TELHA

QUEM MORA NELA É A ___________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Que animal tem no seu nome o som final de telha? (Abelha). Vocês saberiam me dizer o nome de outro animal que seu nome tenha o mesmo som inicial ABELHA? (As crianças podem responder, por exemplo: cachorro, gato e etc.). Diga: Cachorro começa com que letra? (C). E gato? (G). Quero uma palavra que comece com o mesmo a mesma letra inicial de ABELHA? (Avestruz, anta). Pergunte: Quem está com a palavra ABELHA traga para colar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do quinto verso:

ESSA CASA É DE LATA

QUEM MORA NELA É A _________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa de lata? (A barata). Qual o som inicial da palavra BARATA? (BA). Que letras usamos para formar o som BA? (B+A). Qual o próximo som que pronunciamos? (RA). E o último som, qual é? (TA). Vamos pronunciar devagarinho a palavra?(BA-RA-TA). Pergunte: Quem está com a palavra BARATA traga para colocar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste do sexto verso do poema:

ESSA CASA É ELEGANTE

QUEM MORA NELA É O___________________

  • Ao final da leitura pergunte à turma: Quem mora na casa elegante? (O elefante).Com que letra começa o nome ELEFANTE? (E). Qual o som que pronunciamos depois do E? (LE). Quais as letras que formam esse som? (L+E). E o próximo som, qual é? (FAN). Qual o som final? (TE). Vamos pronunciar devagarinho a palavra?(E-LE-FAN-TE). Pergunte: Quem está com a palavra ELEFANTE traga para colar na nossa lista de nomes dos animais do poema: A casa e o dono.
  • Finalizada a lista de nomes dos animais, convide toda a turma para fazer a leitura do último verso do poema:

E DESCOBRI DE REPENTE

QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.

  • Conclua essa etapa da aula convidando a turma a fazer a leitura juntamente com as crianças da lista de animais.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • No fechamento da aula as criança irão em duplas completar os nomes de alguns animais da lista trabalhada com as sílabas que estão faltando, contar e registrar a quantidade de sons que tem cada nome.
  • Atenção professor(a), esta atividade será com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
  • Organize a turma em duplas produtivas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: crianças pré silábica junto com crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional, crianças com escrita silábica sem valor convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Crianças com escrita silábico alfabética junto com crianças alfabética.
  • Explique para as crianças que elas terão que completar os nomes dos animais com as sílabas que estão faltando, em seguida contar a quantidade de sons de cada nome e registrar no espaço correspondente.
  • Distribua uma cópia da atividade para cada uma das crianças. Clique aqui para ter acesso a atividade para impressão.
  • Circule pela sala e observe as estratégias usadas pelas duplas. Se perceber alguma dupla com dificuldade, faça a seguinte intervenção:
  • Diga para as crianças: Que animal é esse? (Macaco, por exemplo). Com que som começa o nome MACACO? (MA). Quais as letras que usamos para formar o som MA? (M+A). Depois do som MA, qual som pronunciamos? (CA). E qual o som final? (CO). Qual o som que está faltando na palavra MACACO? (MA). Agora complete os espaços em branco com as letras que estão faltando. Vamos juntos contar quantos sons tem o nome MACACO? (MA - CA - CO). Quantos são? (3 sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra MACACO a quantidade de sons que ela tem.
  • Continue a intervenção perguntando: Que animal é esse? (Abelha, por exemplo). Com que som começa o nome ABELHA? (A). E o som que vem depois, qual é? (BE). Quais as letras que formam esse som? (B+E). Qual o som final dessa palavra? (LHA). Qual o som que está faltando na palavra abelha? (BE). Agora complete o espaço em branco com a sílaba que está faltando. Vamos juntos contar quantos sons tem o nome ABELHA? (A-BE-LHA). Quantos são? (s sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra ABELHA a quantidade de sons que ela tem.
  • Continue a intervenção perguntando: Que animal é esse? (Barata, por exemplo). Com que som começa o nome BARATA? (BA). Que som vem depois? (RA). Para formar o som final TA que letras usamos? (T+A). Agora complete os espaços em branco com as letras que estão faltando.Vamos juntos contar quantos sons tem o nome BARATA? (BA-RA-TA). Quantos são? (3 sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra BARATA a quantidade de sons que ela tem.
  • Pergunte: Que animal é esse? (Elefante, por exemplo). Com que som começa o nome ELEFANTE? (E). Para formar o som LE, que letras usamos? (L+E). Que som vem depois do LE? (FAN). E qual o som final da palavra ELEFANTE? (TE). Agora complete os espaços em branco com o som que está faltando. Vamos juntos contar quantos sons tem o nome ELEFANTE? (E-LE-FAN-TE). Quantos são? (4 sons). Registrem no quadrinho ao lado da palavra ELEFANTE a quantidade de sons que ela tem.
  • Concluída a atividade converse com as crianças: Qual dos animais tem o nome com maior quantidade de sons? (ELEFANTE) O que acontece com o nome dos outros animais? (Têm a mesma quantidade de sons).
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano