Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento e produção do texto dramático: a composição da comédia de costumes
Finalidade da aula: Apresentar aos alunos a proposta de composição de um texto dramático, a partir da paródia de trechos de peças já existentes ou de vivências pessoais, explorando a comédia de costumes. Propor o planejamento textual e a reflexão sobre os contextos de produção.
Ano:8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Relação entre textos; Consideração das condições de produção; Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade da BNCC: EF69LP50; EF69LP51
Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: materiais de estudo dos alunos para a elaboração de fichas e rascunhos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático, sequências dialogais, comédias e temas afins.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não se lembrar de conteúdos linguísticos importantes para a produção dos textos dramáticos. Alguns estudantes encontram dificuldades em tarefas que exijam planejamento de produções textuais, devido à pouca familiaridade com atividades de organização dos conhecimentos adquiridos ou com exercício de escrita por etapas.
Referências no assunto:
BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.
Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.
Código: LPO8_02SQA13
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes