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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento e produção do texto dramático: a composição da comédia de costumes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.

Introdução
Introduza o tema da aula por meio das seguintes questões: por que razão escrevemos? A escrita é uma atividade aleatória? Há escolhas no processo de escrita? É possível praticar a escrita como atividade planejada? Uma sugestão é utilizar a plataforma de design gráfico Canva para produzir um cartaz com os questionamentos (veja o tutorial em Materiais Opcionais). Essas perguntas convidam os alunos a refletir e espera-se que, por meio delas e de suas vivências, eles entendam que, geralmente, escrevemos para dar alcance às nossas ideias e pensamentos, de modo que nos dedicamos a essa atividade com a noção de nos dirigirmos sempre a alguém, a quem chamamos de interlocutor. Dessa forma, a escrita não se trata de um exercício plenamente aleatório. Seu processo envolve, muitas vezes, escolhas cuidadosas e planejamentos por parte do escritor. É a respeito desse tema que esta aula vai tratar, passando por diferentes níveis de reflexões acerca de diferentes aspectos. Encaminhe as perguntas por WhatsApp.

Desenvolvimento
Peça que a turma se reúna em duplas ou grupos de até 4 alunos, com o objetivo de trocar conhecimentos entre si e refletir juntos. Explique que, para isso, é necessário que façam chamadas de vídeo ou áudio entre os grupos. Proponha a escrita individual de um texto dramático que poderá: 1. ser uma paródia de trecho de peça já existente; 2. ser um texto escrito a partir de vivências pessoais. Nesses dois casos, deverá ser abordado um tema voltado à comédia de costumes. Redigida a peça, o texto deverá servir de base para uma encenação em grupo. Antes de iniciarmos as produções, que acontecerão por etapas, atentem-se para as seguintes reflexões:
a) Qual o propósito comunicativo de uma comédia de costumes em forma de texto dramático?
b) Que temas poderiam ser abordados numa comédia de costumes?
c) A que público se destinaria o texto produzido por vocês? Em que contextos se daria sua circulação?
d) Tomando por base a proposta da produção e seus possíveis interlocutores, discutam entre si e apontem que nível de linguagem esse texto poderia apresentar.
Nessa hora, embora a produção seja individual, é saudável que os discentes troquem conhecimentos ou impressões, mas com atenção sobretudo às próprias tarefas. Passado um tempo possível e combinado com a turma para a produção individual, anuncie a proposta:
1) O texto dramático é um texto narrativo. Suas peculiaridades fazem com que ele não tenha, necessariamente, a mesma estrutura e todas as características de outros da mesma tipologia.
2) O drama estrutura-se por meio de sequências dialogais e, pelo fato de se tratar de um escrito cujo tecido narrativo se constrói por meio das ações das personagens, ele não possui, tradicionalmente, todos os elementos da narrativa.
3) Cite quais elementos aparecem com mais frequência no texto dramático.
4) Sabe-se que a comédia surgiu na antiguidade grega e era mais voltada para o cotidiano, as relações entre pessoas comuns, conflitos domésticos, vícios, desvios, comportamentos dos indivíduos etc. Era frequente haver uma personagem vítima de um engano, conhecido pelo espectador, que quanto mais produzia outros enganos, mais provocava o riso da plateia. Pensando nisso, crie perfis de personagens levando em consideração quais deles poderiam ser ridicularizados, de modo que costumes atuais da sociedade brasileira possam, assim, ser questionados com certo grau de deboche.
5) Tendo em vista que o texto dramático é escrito para contar uma história por meio de uma encenação, inferimos que ele pertence à ordem do narrar e, portanto, apresenta momentos de narrativa. Produza um rascunho de sua peça. Depois, cheque quais desses momentos configuram seu texto e cite-os aqui. (Espera-se que os estudantes identifiquem: situação inicial, conflito, clímax, desfecho, situação final.)
6) A partir do que foi pensado em questão anterior, no que se refere aos dados sobre as personagens, indique, numa folha à parte, detalhes sobre elas e sobre o cenário, como forma de criação de um roteiro técnico da peça.
Veja observações e dicas sobre esses questionamentos no plano original.

Fechamento
Peça aos alunos que, voluntariamente, compartilhem os resultados de suas tarefas. Depois, peça que relatem, sucintamente, o enredo de suas peças, apresentando seus personagens e indicando detalhes da ficha técnica. Esta socialização se dará por meio do WhatsApp, onde os alunos voluntários devem postar suas produções no grupo da turma ao qual todos têm acesso. A turma poderá comentar a produção dos estudantes que se voluntariaram, sugerindo, inclusive, inserções, exclusões e alterações no texto dos companheiros. Porém, cada aluno precisa aproveitar o momento para fazer correções na própria peça. Dê um tempo para que os alunos desenvolvam mais a produção iniciada, enriquecendo-a com detalhes que darão ao texto maior atributo de comédia dramática.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ser os primeiros leitores dos alunos, auxiliando-os, assim, quanto à coerência do texto e aos elementos da narrativa. É possível perceber, no texto escrito: situação inicial, conflito, clímax e desfecho?

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_02SQA13

(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.


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