15354
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre o campo jornalístico/midiático.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Silva Santos
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Roda de notícias

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Quinzenal

Prática de linguagem priorizada: Leitura

Dinâmica:

1.Pesquisar jornais radiofônicos e televisivos de grande circulação local ou nacional;

2. Escutar ou visualizar a notícia;

3.Discutir sobre a notícia lida ou ouvida;

4.Escutar ou visualizar a segunda notícia.

5. Comparar as notícias.

Habilidade(s) da BNCC: EF09LP01, EF09LP02, EF89LP01, EF89LP02, EF89LP03, EF89LP04, EF89LP06.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 9º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é campo jornalístico/midiático.

 

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de textos que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários presente nas notícias. Além disso, a vivência com esse gênero visa a formar leitores com outros repertórios textuais que são importantes para o desenvolvimento de habilidades da linguagem verbal e não verbal articuladas a palavra escrita e a outras linguagens. Nesse ciclo, o acesso à notícia veiculada nos jornais radiofônicos e televisivos promoverá a reflexão nos alunos para que compreendam a finalidade de comunicação, analisem a confiabilidade e a importância da notícia e apropriem-se de suas intencionalidades específicas.

 

Materiais necessários: Aparelho de som, televisão ou datashow com acesso à internet, gravador, celular que poderá ser utilizado como gravador, internet.

 

Dificuldades antecipadas:

1.Inferir informações implícitas no texto jornalístico.

2.Compreender a importância de uma notícia.

  1. Concentrar-se para escutar e/ou assistir as  notícias.

 

Referências:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 16 nov 2018.


Código: LPO9_03ATP01

(EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.

(EF09LP01) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.

(EF09LP02) Analisar e comentar a cobertura da imprensa sobre fatos de relevância social, comparando diferentes enfoques por meio do uso de ferramentas de curadoria.

(EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas