Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma roda de notícias levando em consideração a realidade do isolamento social. Em um vídeo, explique o que é uma roda de notícias, dando exemplos. Diga, no final do vídeo, que eles devem se organizar em grupos e, em conjunto, escolher uma notícia ou fato noticiado para desenvolverem em uma roda de notícias. Oriente que, para apresentar a notícia na roda, os alunos façam pesquisas em jornais, rádios e na internet, buscando diversas fontes para que possam mostrar no dia da apresentação. Defina um prazo para essa escolha e acompanhe-os auxiliando e sugerindo acontecimento atuais.
Desenvolvimento
Marque um dia e um horário com os alunos para a realização da roda, que pode acontecer de forma síncrona, pelo Zoom ou Google Meet, expondo as notícias (pela leitura, por áudio ou por imagem: jornal, rádio ou televisão). Se esta opção não for possível, oriente que enviem vídeos/áudios da apresentação da notícia (que podem ser compartilhados depois em um mural do Padlet ou no grupo de WhatsApp da turma). Peça que os colegas sempre comentem as apresentações (por áudio, mensagem de texto etc.), conforme as perguntas sugeridas no plano de aula. É importante, além disso, deixar claro quais são as regras de mediação das apresentações.
Fechamento
Depois desse processo, peça que os alunos relatem as suas impressões ao escutar ou assistir a uma notícia, deixando a opinião sobre o que gostaram e o que não gostaram.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na escolha da notícia. Além disso, pode apoiar a realização das rodas de notícias.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_03ATP01
(EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.
(EF09LP01) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.
(EF09LP02) Analisar e comentar a cobertura da imprensa sobre fatos de relevância social, comparando diferentes enfoques por meio do uso de ferramentas de curadoria.
(EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes