15354
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre o campo jornalístico/midiático.

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 9º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de textos que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários presente nas notícias. Além disso, a vivência com esse gênero visa a formar leitores com outros repertórios textuais que são importantes para o desenvolvimento de habilidades da linguagem verbal e não verbal articuladas a palavra escrita e a outras linguagens. Nesse ciclo, o acesso à notícia veiculada nos jornais radiofônicos e televisivos promoverá a reflexão nos alunos para que compreendam a finalidade de comunicação, analisem a confiabilidade e a importância da notícia e apropriem-se de suas intencionalidades específicas.

Materiais necessários: Aparelho de som, televisão ou datashow com acesso à internet, gravador, celular que poderá ser utilizado como gravador, internet.

Dificuldades antecipadas:

1.Inferir informações implícitas no texto jornalístico.

2.Compreender a importância de uma notícia.

3. Concentrar-se para escutar e/ou assistir as notícias.

Referências:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 16 nov 2018.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Preparação:

  • A preparação é a etapa que antecede a roda de notícia em que os alunos pesquisam estações radiofônicas e canais televisivos a partir de um calendário estabelecido.
  • O professor será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
  • O professor determinará junto com os alunos um cronograma de datas e horários de aula em que acontecerão as rodas.
  • O professor deve pedir para os alunos pesquisarem quais são as rádios e os canais de televisão que noticiam informações no momento em que a roda de notícia acontecerá, de acordo com as datas estabelecidas. Isso poderá ser feito em trio ou pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por apresentar a sua pesquisa.
  • Seria interessante que, antes de iniciar os trabalhos, o professor orientasse os alunos sobre os detalhes das notícias veiculadas na TV e no rádio. É importante ressaltar que, na TV, as notícias, gravadas ou ao vivo, são apresentadas de maneira a prender visualmente a atenção do telespectador. Os alunos deverão observar as manchetes, as imagens selecionadas e os recortes realizados. Já a notícia radiofônica não contém a ilustração do que é dito por imagens, por isso, há a necessidade maior de clareza, coesão, concisão, minuciosidade e fidedignidade. A descrição dos detalhes torna-se mais precisa e normalmente as narrativas costumam ser mais longas e precisas nos detalhes. Além disso, pode ter influência de músicas, efeitos sonoros ou até do silêncio, tom de voz para prender a atenção do ouvinte. Os alunos podem observar estes e outros detalhes na hora de desempenhar suas atividades.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • É a primeira etapa da roda de notícias.
  • Pergunte aos alunos se eles têm se informado por meio de notícias radiofônicas ou televisivas.
  • Se achar necessário, retome o conceito de notícia e sua função. O aluno precisa perceber que, para se manter informadas sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir informações.
  • Solicite que os grupos compartilhem os programas de rádio e televisão que pesquisaram e decidam quais vão escutar ou ver.
  • A escolha pode ser por sorteio ou por votação.
  • Sentados em círculo, solicite que os alunos expliquem como foi realizado o processo de escolha das rádios e do canais televisivos que serão apresentadas durante a aula.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. É a etapa em que os alunos escutam e/ou assistem e discutem a notícia em sala de aula.

2. A partir da escolha dos canais televisivos ou radiofônicos, os alunos escutam ou visualizam o jornal por 5 minutos.

3. Ressalte que os jornais são empresas privadas que, como quaisquer outras, visam ao lucro. Grande parte dos ganhos de um jornal não advém de assinaturas ou da venda em bancas, mas sim da publicidade, Durante a visualização ou a escuta do jornal, peça aos alunos para observarem se houve algum espaço para publicidade.

4. Após escutarem ou verem a notícia, abra para a discussão. As perguntas abaixo poderão direcionar o diálogo entre eles:

  • Qual é o assunto da notícia?
  • É um conflito que envolve guerra, rivalidade, disputa, briga, greve, reivindicação?
  • Envolve uma polêmica ou um escândalo?
  • Trata de aventura, divertimento, esporte, comemoração?
  • Envolve descoberta, invenção, pesquisa, religião, valores culturais?
  • Trata de tragédia, catástrofe, acidente, risco de morte, violência, crime?
  • Refere-se ao governo, eleições, decisões e medidas, inauguração, viagens?
  • Refere-se à justiça em que há julgamentos, denúncias, investigações?
  • Onde e quando aconteceu?
  • Quais pessoas estão envolvidas no fato?
  • Quantas pessoas são afetadas pelo fato?
  • O assunto da notícia é incomum, original, inusitado?
  • A notícia acontece perto de mim, do meu bairro, da minha cidade, do meu estado, do meu país?
  • Houve algum anúncio publicitário? Quanto tempo foi destinado ao anúncio?

5. Encerrada a discussão, a turma escuta ou assiste uma nova notícia em um outro canal radiofônico ou televisivo.

6. Para cada roda de notícia, serão necessários, no mínimo, dois canais e/ou duas estações de jornais radiofônicos e/ou televisivos.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

  • Nesta etapa, o alunos irão compartilhar e comparar as impressões de escutar ou assistir uma notícia.
  • Para isso, questione:
  • Alguém já tinha escutado ou visto uma das notícias? Ou todas foram inéditas?
  • Qual foi mais interessante? Alguém se identificou com alguma? Por quê?
  • Qual das notícias afeta mais a nossa vida? Ou afeta mais a vida das pessoas?
  • Qual é a mais próxima de nós?
  • Qual delas despertou mais curiosidade? Houve algum apelo? Os acontecimentos provocam comoção pública?
  • Qual o grau de probabilidade?

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Nesta variação, os alunos deverão fazer as próprias versões das notícias e lerem na rádio da escola ou divulgarem durante o intervalo por meio de caixa de som ou qualquer outro meio de reprodução sonora.

2. As notícias podem estar relacionadas:

  • à escola: em que os alunos divulgam eventos escolares, informes ou qualquer outro tipo de informação, por exemplo, a próxima reunião de pais ou o cardápio do dia;
  • à sociedade: em que os alunos divulgam e comentam um fato noticiado no jornal.

3. Como sugestão seguem alguns links:

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos elaborarão um telejornal escolar.

  • Solicite aos alunos que assistam a um jornal televisivo e observem:
  • o assunto;
  • a duração;
  • o jornalista: gesto, entonação, postura corporal, vestuário;
  • Cenário.
  • Peça para os alunos escolherem 3 temas que podem ser reais ou criados por eles.
  • Cada tema será noticiado em, no máximo, 1 minuto cada.
  • Peça para os alunos definirem os apresentadores de cada notícia, figurino, cenário, roteiro.
  • Os alunos poderão apresentar ao vivo durante a aula ou podem gravar antecipadamente e apresentar a gravação no dia da roda de notícia.
  • Como sugestão segue o roteiro: Informação e Roteiro para o trabalho de Telejornal. Disponível em: <https://www.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/uploadFCK/ctpmbarbacena/20052016131314444.pdf>. Acesso em : 29 nov. 2018.
  • É possível, nesta variação, solicitar que alunos investiguem a disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las. Que possa ser apresentadas neste Telejornal e que os demais ouvintes possam buscar nos meios eletrônicos a verificação da sua veracidade a partir da fonte, data e local da publicação, autoria, da análise da informação, da comparação de diferentes fontes, da consulta em sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão realizar leituras de notícias e/ou visualizá-las a partir de um assunto escolhido pelos eles.

  • Reúna alunos no laboratório de informática para que realizem a pesquisa sobre o tema que será definido.
  • Os alunos escolhem um tema e definem um subtema, por exemplo: Tema: futebol; Subtema: campeonato regional.
  • Oriente os alunos a delimitarem o tema para que todos consigam pesquisar sobre o mesmo assunto.
  • Estabeleça aproximadamente quinze minutos para que eles realizem a pesquisa das notícias veiculadas no jornal virtual escrito ou assistido.
  • Oriente para que eles observem os recursos persuasivos presente nos textos, as construções lexicais, os efeitos de sentidos e todas as outras informações presentes.
  • Peça também que observe de maneira crítica, qual o efeito da tecnologia no processo de disseminação das notícias. E como o leitor interage neste campo diretamente com a notícia. Neste momento, aponte como possíveis formas de interação: meme, gif, comentário, as caixas de diálogos dos leitores, curtir, compartilhar, entre outros.
  • A partir das questões abaixo e das orientações do slide 3, peça aos alunos que socializem e compartilhem as informações que acharem interessantes:
  • Qual o objetivo da notícia?
  • O que aconteceu?
  • Quem está envolvido?
  • Quando aconteceu?
  • Onde aconteceu? Como? Por quê?
  • A notícia impacta a nossa vida?
  • Identificou algum recurso persuasivo na elaboração do título, escolha das palavras ou expressões, no uso de metáforas ou na explicitação ou ocultação de fontes de informação?
  • A socialização poderá ser feita por meio de uma mesa-redonda. Como cada aluno pesquisou em diferentes jornais, as informações irão se completar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 9º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de textos que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários presente nas notícias. Além disso, a vivência com esse gênero visa a formar leitores com outros repertórios textuais que são importantes para o desenvolvimento de habilidades da linguagem verbal e não verbal articuladas a palavra escrita e a outras linguagens. Nesse ciclo, o acesso à notícia veiculada nos jornais radiofônicos e televisivos promoverá a reflexão nos alunos para que compreendam a finalidade de comunicação, analisem a confiabilidade e a importância da notícia e apropriem-se de suas intencionalidades específicas.

Materiais necessários: Aparelho de som, televisão ou datashow com acesso à internet, gravador, celular que poderá ser utilizado como gravador, internet.

Dificuldades antecipadas:

1.Inferir informações implícitas no texto jornalístico.

2.Compreender a importância de uma notícia.

3. Concentrar-se para escutar e/ou assistir as notícias.

Referências:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 16 nov 2018.

Slide Plano Aula

Preparação:

  • A preparação é a etapa que antecede a roda de notícia em que os alunos pesquisam estações radiofônicas e canais televisivos a partir de um calendário estabelecido.
  • O professor será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
  • O professor determinará junto com os alunos um cronograma de datas e horários de aula em que acontecerão as rodas.
  • O professor deve pedir para os alunos pesquisarem quais são as rádios e os canais de televisão que noticiam informações no momento em que a roda de notícia acontecerá, de acordo com as datas estabelecidas. Isso poderá ser feito em trio ou pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por apresentar a sua pesquisa.
  • Seria interessante que, antes de iniciar os trabalhos, o professor orientasse os alunos sobre os detalhes das notícias veiculadas na TV e no rádio. É importante ressaltar que, na TV, as notícias, gravadas ou ao vivo, são apresentadas de maneira a prender visualmente a atenção do telespectador. Os alunos deverão observar as manchetes, as imagens selecionadas e os recortes realizados. Já a notícia radiofônica não contém a ilustração do que é dito por imagens, por isso, há a necessidade maior de clareza, coesão, concisão, minuciosidade e fidedignidade. A descrição dos detalhes torna-se mais precisa e normalmente as narrativas costumam ser mais longas e precisas nos detalhes. Além disso, pode ter influência de músicas, efeitos sonoros ou até do silêncio, tom de voz para prender a atenção do ouvinte. Os alunos podem observar estes e outros detalhes na hora de desempenhar suas atividades.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • É a primeira etapa da roda de notícias.
  • Pergunte aos alunos se eles têm se informado por meio de notícias radiofônicas ou televisivas.
  • Se achar necessário, retome o conceito de notícia e sua função. O aluno precisa perceber que, para se manter informadas sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir informações.
  • Solicite que os grupos compartilhem os programas de rádio e televisão que pesquisaram e decidam quais vão escutar ou ver.
  • A escolha pode ser por sorteio ou por votação.
  • Sentados em círculo, solicite que os alunos expliquem como foi realizado o processo de escolha das rádios e do canais televisivos que serão apresentadas durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. É a etapa em que os alunos escutam e/ou assistem e discutem a notícia em sala de aula.

2. A partir da escolha dos canais televisivos ou radiofônicos, os alunos escutam ou visualizam o jornal por 5 minutos.

3. Ressalte que os jornais são empresas privadas que, como quaisquer outras, visam ao lucro. Grande parte dos ganhos de um jornal não advém de assinaturas ou da venda em bancas, mas sim da publicidade, Durante a visualização ou a escuta do jornal, peça aos alunos para observarem se houve algum espaço para publicidade.

4. Após escutarem ou verem a notícia, abra para a discussão. As perguntas abaixo poderão direcionar o diálogo entre eles:

  • Qual é o assunto da notícia?
  • É um conflito que envolve guerra, rivalidade, disputa, briga, greve, reivindicação?
  • Envolve uma polêmica ou um escândalo?
  • Trata de aventura, divertimento, esporte, comemoração?
  • Envolve descoberta, invenção, pesquisa, religião, valores culturais?
  • Trata de tragédia, catástrofe, acidente, risco de morte, violência, crime?
  • Refere-se ao governo, eleições, decisões e medidas, inauguração, viagens?
  • Refere-se à justiça em que há julgamentos, denúncias, investigações?
  • Onde e quando aconteceu?
  • Quais pessoas estão envolvidas no fato?
  • Quantas pessoas são afetadas pelo fato?
  • O assunto da notícia é incomum, original, inusitado?
  • A notícia acontece perto de mim, do meu bairro, da minha cidade, do meu estado, do meu país?
  • Houve algum anúncio publicitário? Quanto tempo foi destinado ao anúncio?

5. Encerrada a discussão, a turma escuta ou assiste uma nova notícia em um outro canal radiofônico ou televisivo.

6. Para cada roda de notícia, serão necessários, no mínimo, dois canais e/ou duas estações de jornais radiofônicos e/ou televisivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

  • Nesta etapa, o alunos irão compartilhar e comparar as impressões de escutar ou assistir uma notícia.
  • Para isso, questione:
  • Alguém já tinha escutado ou visto uma das notícias? Ou todas foram inéditas?
  • Qual foi mais interessante? Alguém se identificou com alguma? Por quê?
  • Qual das notícias afeta mais a nossa vida? Ou afeta mais a vida das pessoas?
  • Qual é a mais próxima de nós?
  • Qual delas despertou mais curiosidade? Houve algum apelo? Os acontecimentos provocam comoção pública?
  • Qual o grau de probabilidade?

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Nesta variação, os alunos deverão fazer as próprias versões das notícias e lerem na rádio da escola ou divulgarem durante o intervalo por meio de caixa de som ou qualquer outro meio de reprodução sonora.

2. As notícias podem estar relacionadas:

  • à escola: em que os alunos divulgam eventos escolares, informes ou qualquer outro tipo de informação, por exemplo, a próxima reunião de pais ou o cardápio do dia;
  • à sociedade: em que os alunos divulgam e comentam um fato noticiado no jornal.

3. Como sugestão seguem alguns links:

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos elaborarão um telejornal escolar.

  • Solicite aos alunos que assistam a um jornal televisivo e observem:
  • o assunto;
  • a duração;
  • o jornalista: gesto, entonação, postura corporal, vestuário;
  • Cenário.
  • Peça para os alunos escolherem 3 temas que podem ser reais ou criados por eles.
  • Cada tema será noticiado em, no máximo, 1 minuto cada.
  • Peça para os alunos definirem os apresentadores de cada notícia, figurino, cenário, roteiro.
  • Os alunos poderão apresentar ao vivo durante a aula ou podem gravar antecipadamente e apresentar a gravação no dia da roda de notícia.
  • Como sugestão segue o roteiro: Informação e Roteiro para o trabalho de Telejornal. Disponível em: <https://www.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/uploadFCK/ctpmbarbacena/20052016131314444.pdf>. Acesso em : 29 nov. 2018.
  • É possível, nesta variação, solicitar que alunos investiguem a disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las. Que possa ser apresentadas neste Telejornal e que os demais ouvintes possam buscar nos meios eletrônicos a verificação da sua veracidade a partir da fonte, data e local da publicação, autoria, da análise da informação, da comparação de diferentes fontes, da consulta em sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão realizar leituras de notícias e/ou visualizá-las a partir de um assunto escolhido pelos eles.

  • Reúna alunos no laboratório de informática para que realizem a pesquisa sobre o tema que será definido.
  • Os alunos escolhem um tema e definem um subtema, por exemplo: Tema: futebol; Subtema: campeonato regional.
  • Oriente os alunos a delimitarem o tema para que todos consigam pesquisar sobre o mesmo assunto.
  • Estabeleça aproximadamente quinze minutos para que eles realizem a pesquisa das notícias veiculadas no jornal virtual escrito ou assistido.
  • Oriente para que eles observem os recursos persuasivos presente nos textos, as construções lexicais, os efeitos de sentidos e todas as outras informações presentes.
  • Peça também que observe de maneira crítica, qual o efeito da tecnologia no processo de disseminação das notícias. E como o leitor interage neste campo diretamente com a notícia. Neste momento, aponte como possíveis formas de interação: meme, gif, comentário, as caixas de diálogos dos leitores, curtir, compartilhar, entre outros.
  • A partir das questões abaixo e das orientações do slide 3, peça aos alunos que socializem e compartilhem as informações que acharem interessantes:
  • Qual o objetivo da notícia?
  • O que aconteceu?
  • Quem está envolvido?
  • Quando aconteceu?
  • Onde aconteceu? Como? Por quê?
  • A notícia impacta a nossa vida?
  • Identificou algum recurso persuasivo na elaboração do título, escolha das palavras ou expressões, no uso de metáforas ou na explicitação ou ocultação de fontes de informação?
  • A socialização poderá ser feita por meio de uma mesa-redonda. Como cada aluno pesquisou em diferentes jornais, as informações irão se completar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano