15352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrita da versão final do conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos escreverão a versão final do conto de terror e suspense. Para tanto, devem, primeiramente, serem colocados em contato com um conto deste gênero a fim de reconhecer os aspectos composicionais. É importante motivá-los no que diz respeito à autoria do texto.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.

Dificuldades antecipadas: Organizar as ideias de forma coesa e coerente, com progressão temática e aspectos composicionais do gênero.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set./dez. 2006.

SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

SILVA, Denise Miyabe da. Produção textual: quando a linguagem escrita se torna objeto escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 363-371.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Instigue os alunos a falarem sobre suas experiências com a escrita. Você pode fazer perguntas como:
  • Você gostam de escrever?
  • O que costumam escrever?
  • Como se sentem quando o professor pede para escrever um texto?
  • Tem o hábito de escrever por lazer? O quê?
  • Fale um pouco sobre a prática de produção textual, a qual se constitui como um exercício que demanda planejamento e revisão. Além disso, fale sobre a importância de exercitar a escrita, tê-la como um hábito.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Lembre os alunos das etapas até então percorridas no processo de escrita do gênero: a produção dos mapas mentais com os elementos do conto e o planejamento da primeira versão do texto.
  • Avise os alunos que nesta aula eles finalizarão esse processo de escrita, pois produzirão a versão final de um conto de terror e suspense.
  • Incentive-os a sentirem-se como autores e motive-os apresentando a finalidade da produção: reunir os contos em um livro da turma que será lançado na escola e, posteriormente, integrará o acervo da biblioteca escolar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Destine 10 minutos para esta etapa.
  • Entregue aos alunos os planejamentos por eles produzidos anteriormente. Instrua-os a lerem com atenção tanto as observações e sugestões dos colegas quanto aquelas feitas por você.
  • Dê um tempo para que tirem dúvidas sobre os apontamentos presentes na primeira versão.
  • Lembre-os da importância de terem em mente, na escrita do conto, elementos como: a finalidade comunicativa do gênero - provocar sensações relacionadas ao medo no leitor; os interlocutores previstos - os alunos da escola; aspectos referentes à materialidade do gênero como a utilização das sequências narrativa e descritiva, a estrutura do conto - situação inicial; clímax e desfecho - os elementos presentes no conto - narrador, personagens, cenários etc.


Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Destine 25 minutos para esta etapa.
  • Fale para os alunos que agora é a vez deles produzirem a versão final do conto. Avise-os que esse conto não deve ser extenso, considerando-se que eles o escreverão na aula.
  • Apresente a situação de produção. Caso não possua um aparelho para projetar, você pode escrever no quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Recolha os contos dos alunos. Tranquilize-os em relação à finalização do conto: lembre-os que a escrita é um processo que é composto de leituras, releituras e adaptações no texto. Dessa forma, avise-os que você fará ainda uma leitura atenta e que, caso haja necessidade, eles poderão ainda editar seus textos antes da produção do livro.
  • Questione os alunos sobre esse exercício de escrita: Que dificuldades tiveram? Ficaram satisfeitos com a produção? O que fariam de diferente?
  • Deixe que os alunos socializem suas respostas. Ao final, faça comentários gerais sobre o que percebeu de comum nas falas, valorizando a participação deles e indicando pontos importantes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos escreverão a versão final do conto de terror e suspense. Para tanto, devem, primeiramente, serem colocados em contato com um conto deste gênero a fim de reconhecer os aspectos composicionais. É importante motivá-los no que diz respeito à autoria do texto.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.

Dificuldades antecipadas: Organizar as ideias de forma coesa e coerente, com progressão temática e aspectos composicionais do gênero.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set./dez. 2006.

SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

SILVA, Denise Miyabe da. Produção textual: quando a linguagem escrita se torna objeto escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 363-371.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Instigue os alunos a falarem sobre suas experiências com a escrita. Você pode fazer perguntas como:
  • Você gostam de escrever?
  • O que costumam escrever?
  • Como se sentem quando o professor pede para escrever um texto?
  • Tem o hábito de escrever por lazer? O quê?
  • Fale um pouco sobre a prática de produção textual, a qual se constitui como um exercício que demanda planejamento e revisão. Além disso, fale sobre a importância de exercitar a escrita, tê-la como um hábito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Lembre os alunos das etapas até então percorridas no processo de escrita do gênero: a produção dos mapas mentais com os elementos do conto e o planejamento da primeira versão do texto.
  • Avise os alunos que nesta aula eles finalizarão esse processo de escrita, pois produzirão a versão final de um conto de terror e suspense.
  • Incentive-os a sentirem-se como autores e motive-os apresentando a finalidade da produção: reunir os contos em um livro da turma que será lançado na escola e, posteriormente, integrará o acervo da biblioteca escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Destine 10 minutos para esta etapa.
  • Entregue aos alunos os planejamentos por eles produzidos anteriormente. Instrua-os a lerem com atenção tanto as observações e sugestões dos colegas quanto aquelas feitas por você.
  • Dê um tempo para que tirem dúvidas sobre os apontamentos presentes na primeira versão.
  • Lembre-os da importância de terem em mente, na escrita do conto, elementos como: a finalidade comunicativa do gênero - provocar sensações relacionadas ao medo no leitor; os interlocutores previstos - os alunos da escola; aspectos referentes à materialidade do gênero como a utilização das sequências narrativa e descritiva, a estrutura do conto - situação inicial; clímax e desfecho - os elementos presentes no conto - narrador, personagens, cenários etc.


Slide Plano Aula

Orientações:

  • Destine 25 minutos para esta etapa.
  • Fale para os alunos que agora é a vez deles produzirem a versão final do conto. Avise-os que esse conto não deve ser extenso, considerando-se que eles o escreverão na aula.
  • Apresente a situação de produção. Caso não possua um aparelho para projetar, você pode escrever no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Recolha os contos dos alunos. Tranquilize-os em relação à finalização do conto: lembre-os que a escrita é um processo que é composto de leituras, releituras e adaptações no texto. Dessa forma, avise-os que você fará ainda uma leitura atenta e que, caso haja necessidade, eles poderão ainda editar seus textos antes da produção do livro.
  • Questione os alunos sobre esse exercício de escrita: Que dificuldades tiveram? Ficaram satisfeitos com a produção? O que fariam de diferente?
  • Deixe que os alunos socializem suas respostas. Ao final, faça comentários gerais sobre o que percebeu de comum nas falas, valorizando a participação deles e indicando pontos importantes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano