15351
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrita da primeira versão do conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos elaborarão um primeiro esboço de um conto de terror e suspense. Para tanto, devem ser motivados a planejar a escrita, compreendendo a importância do planejamento como uma etapa fundamental na produção de um texto.

Materiais necessários: Fotocópias das fichas de para planejamento. Você pode acessar esse material aqui.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos não têm o hábito de planejar a escrita de um texto, por isso podem ter dificuldades em organizar as ideias de maneira esquematizada, visando à construção do texto em momento posterior.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

  • Instigue os alunos a falarem sobre o que lhes provoca medo: Vocês já leram alguma história que lhes deixou com medo?

Já leram algum conto de terror e suspense? Como era esse conto? Como ele foi escrito? Que elementos desse texto fizeram vocês sentirem medo?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Avise os alunos que nesta aula eles farão um exercício que antecipa a escrita de um texto: o planejamento deste texto.
  • Pergunte aos alunos se eles costumam planejar a escrita de seus textos.
  • Lembre-os do exercício realizado anteriormente: a produção de um mapa mental com elementos do conto de terror e suspense.
  • Avise-os que nesta aula eles retomarão este mapa para organizar a primeira versão do conto e que esta é uma importante etapa da escrita de um texto - o planejamento deste texto.
  • Fale sobre a importância do planejamento como um momento de reflexão, em que projetamos alguns aspectos para pensar na construção do texto, tais como: para quem escrevemos, onde nosso texto circulará, que objetivo temos com a escrita desse texto etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos retomarem os mapas mentais que produziram e respondam as perguntas a seguir com base nessas suas produções.
  • Faça perguntas como: Quem contava a história? De que forma ela era contada? Quais eram os personagens? Como eles eram descritos? E os cenários? Resumidamente, o que acontecia na história?
  • Peça que socializem suas respostas. A medida que o fazem, organize-as no quadro, destacando os elementos comuns, por exemplo, as características assustadoras dos personagens e dos cenários, o foco narrativo, o enredo, a organização sequencial dos acontecimentos etc.
  • Mostre para eles que o que está exposto no quadro são elementos que compõem o conto de suspense e terror e que, a partir desses elementos, considerando o objetivo do texto e a quem ele se destina, eles escreverão a primeira versão de seus contos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue as fichas orientadoras do planejamento da escrita para os alunos preencherem
  • Deixe claro para eles o contexto de produção, para isso escreva na quadro a orientação: Vocês planejarão a escrita de um conto de suspense e terror que será lido pelos colegas da sala e futuramente por outros membros da comunidade escolar. Utilizem os elementos constantes nos mapas mentais produzidos anteriormente e lembrem-se da importância do planejamento e o façam tendo em vista o gênero e sua finalidade de provocar no leitor sensações relacionadas ao medo.

Materiais necessários: Fichas para o planejamento. Você pode acessar esse material aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Os alunos deverão trocar suas fichas de planejando com um colega. Cada aluno ficará encarregado de ler o planejamento do outro e, após essa leitura, escrever comentários sobre o mesmo.
  • Ao final da atividade, fichas devem ser devolvidas aos autores.
  • Peça que leiam com atenção a avaliação do colega e depois incentive-os a expressarem suas opiniões sobre a atividade. Para tanto, você pode fazer perguntas como: Vocês acham que a escrita do planejamento auxiliará na produção do texto? De que forma? O que acharam interessante nos planejamentos que leram? Que reflexões fizeram sobre o seu próprio planejamento a partir dessa leitura?
  • Ao final dessa atividade, recolha as fichas para que você possa realizar a leitura das mesmas, acrescentando informações e/ou sugestões para a escrita da versão final do conto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos elaborarão um primeiro esboço de um conto de terror e suspense. Para tanto, devem ser motivados a planejar a escrita, compreendendo a importância do planejamento como uma etapa fundamental na produção de um texto.

Materiais necessários: Fotocópias das fichas de para planejamento. Você pode acessar esse material aqui.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos não têm o hábito de planejar a escrita de um texto, por isso podem ter dificuldades em organizar as ideias de maneira esquematizada, visando à construção do texto em momento posterior.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

  • Instigue os alunos a falarem sobre o que lhes provoca medo: Vocês já leram alguma história que lhes deixou com medo?

Já leram algum conto de terror e suspense? Como era esse conto? Como ele foi escrito? Que elementos desse texto fizeram vocês sentirem medo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Avise os alunos que nesta aula eles farão um exercício que antecipa a escrita de um texto: o planejamento deste texto.
  • Pergunte aos alunos se eles costumam planejar a escrita de seus textos.
  • Lembre-os do exercício realizado anteriormente: a produção de um mapa mental com elementos do conto de terror e suspense.
  • Avise-os que nesta aula eles retomarão este mapa para organizar a primeira versão do conto e que esta é uma importante etapa da escrita de um texto - o planejamento deste texto.
  • Fale sobre a importância do planejamento como um momento de reflexão, em que projetamos alguns aspectos para pensar na construção do texto, tais como: para quem escrevemos, onde nosso texto circulará, que objetivo temos com a escrita desse texto etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos retomarem os mapas mentais que produziram e respondam as perguntas a seguir com base nessas suas produções.
  • Faça perguntas como: Quem contava a história? De que forma ela era contada? Quais eram os personagens? Como eles eram descritos? E os cenários? Resumidamente, o que acontecia na história?
  • Peça que socializem suas respostas. A medida que o fazem, organize-as no quadro, destacando os elementos comuns, por exemplo, as características assustadoras dos personagens e dos cenários, o foco narrativo, o enredo, a organização sequencial dos acontecimentos etc.
  • Mostre para eles que o que está exposto no quadro são elementos que compõem o conto de suspense e terror e que, a partir desses elementos, considerando o objetivo do texto e a quem ele se destina, eles escreverão a primeira versão de seus contos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue as fichas orientadoras do planejamento da escrita para os alunos preencherem
  • Deixe claro para eles o contexto de produção, para isso escreva na quadro a orientação: Vocês planejarão a escrita de um conto de suspense e terror que será lido pelos colegas da sala e futuramente por outros membros da comunidade escolar. Utilizem os elementos constantes nos mapas mentais produzidos anteriormente e lembrem-se da importância do planejamento e o façam tendo em vista o gênero e sua finalidade de provocar no leitor sensações relacionadas ao medo.

Materiais necessários: Fichas para o planejamento. Você pode acessar esse material aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Os alunos deverão trocar suas fichas de planejando com um colega. Cada aluno ficará encarregado de ler o planejamento do outro e, após essa leitura, escrever comentários sobre o mesmo.
  • Ao final da atividade, fichas devem ser devolvidas aos autores.
  • Peça que leiam com atenção a avaliação do colega e depois incentive-os a expressarem suas opiniões sobre a atividade. Para tanto, você pode fazer perguntas como: Vocês acham que a escrita do planejamento auxiliará na produção do texto? De que forma? O que acharam interessante nos planejamentos que leram? Que reflexões fizeram sobre o seu próprio planejamento a partir dessa leitura?
  • Ao final dessa atividade, recolha as fichas para que você possa realizar a leitura das mesmas, acrescentando informações e/ou sugestões para a escrita da versão final do conto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano