Atividade para impressão - Imagens 2 - LP07_15ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.
Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.
_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.
_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o slide;
- Levante conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
- Diga que serão apresentados alguns exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios).
- É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o slide;
- Proponha uma leitura compartilhada do texto;
- Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
- Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
- Destaque as expressões “coração quente” e “muito chão pela frente”;
- Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
- Aproveite as respostas dos alunos para apresentar a seguinte interpretação: ter o “coração quente” significa que a pessoa tem muitos sonhos, muitos desejos e, por isso, o coração parece quente, como o motor de um carro em funcionamento. “Ter muito chão pela frente” é o mesmo que dizer que ainda há muito o que esperar para alcançar o que se quer, ou porque ainda há muito o que fazer, ou ainda se tem pouca idade, ou seja, há muitos anos pela frente. Essas expressões são exemplos de metonímia, em que palavras são usadas para ocupar o lugar de outras, por exemplo em “ter muito chão pela frente” a palavra chão é o lugar por onde se anda e não o tempo exigido ou as ações que ali se realizam. Ou seja, ter muito tempo a esperar ou muitas coisas por fazer, ter muito chão a caminhar até chegar ao destino ou até conquistar o que se quer. Nesse exemplo, é o concreto (chão) no lugar do abstrato (tempo).
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide;
- Proponha uma leitura compartilhada do texto;
- Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
- Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
- Destaque as expressões “coração tão largo” que “ocupava todo o espaço e o tempo também”;
- Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
- Aproveite as respostas dos alunos para apresentar a seguinte interpretação: Ter o “coração tão largo” que “ocupa todo o espaço e o tempo” é um exemplo de hipérbole, pois é uma forma exagerada de dizer que a pessoa é muito amorosa, afetuosa, generosa, enfim, que tem qualidades que aumentam o tamanho do coração, em sentido conotativo.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide;
- Proponha uma leitura compartilhada do texto;
- Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
- Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
- Destaque as expressões “dúvidas” que “certezas”;
- Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
- Aproveite as resposta deles para dizer que o uso das expressões em destaque é um exemplo de antítese, porque ambas têm sentidos opostos e, juntas, colaboram para a construção do sentido do texto;
- Para finalizar pergunte aos alunos como as “dúvidas” e a “certeza” estão representadas graficamente no texto. Eles devem notar que o ponto de interrogação faz o papel da dúvida e que a união de dois desses pontos constrói o significado de certeza, ou seja, um coração.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e entregue a cada aluno uma cópia impressa das imagens;
- Pergunte aos alunos o que é possível compreender por meio da leitura das imagens;
- Lembre-os que as figuras de linguagem também se constróem por meio de imagens, e não apenas com o uso de palavras;
- Aproveite as interpretações do grupo e peça que eles identifiquem a imagem que pode ser classificada como um exemplo de Hipérbole;
- Peça que expliquem o porquê;
- Faça o mesmo com o exemplo de Antítese e o de Metonímia;
- Peça que eles anotem abaixo de cada imagem o nome da figura de linguagem e que justifiquem essa escolha;
- Peça que eles apresentem as próprias respostas e complemente com o que segue:
-Diga que a figura 1 é um exemplo de metonímia pois usa a laranja (que seria o conteúdo) para representar o continente (a lata);
-Diga que a figura 2 é um exemplo de antítese, pois os sentidos do gelo (frio) e do fogo (quente) se opõem e, ao mesmo tempo, constroem juntos um sentido único para a imagem;
-Diga que a figura 3 é um exemplo de hipérbole, pois o anúncio usa o exagero para dizer que o creme dental deixa os dentes tão fortes que se tornam capazes de abrir uma garrafa.
9. Oriente os alunos a produzir frases de efeito, a partir dessas imagens, que sirvam para compor pequenas peças publicitárias. Caso seja necessário, apresente uma pequena sugestão de vocabulário: laranja, natural, suco, saúde, verdadeira, resistência, creme dental, força, saudável, quente, frio, queimar, derreter, união, etc.
Materiais complementares:
Imagens: https://docs.google.com/document/d/1Rh4MjhWBQkkPBUtuVw0tHHc1SH_Su_MNRJ95fYXVe3o/edit
Fonte:
https://br.pinterest.com/pin/207447126555587043/ (anúncio Colgate)
https://br.pinterest.com/pin/536843218073204958/ (imagem da laranja)
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2963&idC=56302# (gelo em chamas)
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide e entregue a cada aluno uma cópia impressa;
- Oriente uma leitura compartilhada dos textos;
- Mostre aos alunos que nesses exemplos tanto as imagens quanto as palavras são importantes para a compreensão dos anúncios;
- Pergunte se eles conseguiram compreender o que cada anúncio quer dizer e peça que registrem na folha que receberam essa interpretação;
- Releia o primeiro deles e pergunte que expressão é um exemplo de metonímia. A resposta é “à luz de postes” que faz referência à expressão “à luz de velas”, para dizer que a comida é servida na rua, já que é vendida em food trucks (diferentes meios de transporte que servem como lanchonetes) e não em restaurantes. Além disso, o formato e a cor das letras usadas para compor o texto fazem lembrar o catchup, um molho que é usado para temperar o sanduíche (o “jantar”). A metonímia nesse exemplo é o uso da parte (molho) pelo todo (sanduíche) e também a causa (“à luz de postes”) pelo efeito (iluminado);
- Pergunte qual dos anúncios traz um exemplo de antítese. Aguarde a resposta dos alunos e complemente com a explicação de que o anúncio sobre o outdoor tem a palavra “silêncio” em oposição a “diz tudo”. Diga que, nesse exemplo, o sentido de “silêncio” é construído pela forma como os anúncios são expressos nos outdoors, apenas com o uso de textos e de imagens e, ainda assim, são capazes de dizer o que é preciso;
- Finalize a análise perguntando qual figura de linguagem aparece no último anúncio. Aguarde a resposta dos alunos e complemente com a informação de que a hipérbole foi usada para dizer, de forma exagerada, que a pimenta é tão picante (quente) que foi capaz de estourar os milhos e transformá-los em pipocas;
- Anote o resultado dessa análise no quadro para que os alunos possam ter esse registro na folha que receberam no início.
Materiais complementares:
Fonte:
https://br.pinterest.com/pin/753367843890738908/ (jantar à luz de postes)
http://www.centraldeoutdoor.com.br (outdoor)
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e peça que os alunos registrem no caderno essas questões;
- Oriente-os a responder às questões individualmente;
- Peça que dois ou três alunos apresentem suas próprias respostas;
- Finalize com a apresentação das respostas possíveis, para que todos possam corrigir os registros de seus cadernos.
- Essa atividade pode ser complementada com uma pesquisa, a ser feita em casa ou no laboratório da escola.
- Respostas possíveis:
- O uso das figuras de linguagem nesses textos torna-os mais expressivos. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, e os sentidos que elas constróem, pois isso possibilita interpretar melhor os diferentes textos que circulam socialmente.
- Metonímia é uma figura de linguagem produzida pela substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos, o que permite essa troca.
- Antítese é uma figura de linguagem que se caracteriza pela construção de ideias a partir do uso de palavras de sentidos opostos.
- Hipérbole é uma figura de linguagem que é criada para exagerar uma ideia. Usam-se palavras que expressam essa ideia de exagero, intencionalmente.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, canal de comunicação para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meet ou o Hangout.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo, pois serão utilizados exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios). O professor pode baixar as imagens com antecedência e encaminhá-las pelo WhatsApp ou e-mail, ou utilizar o Padlet, solicitando que leiam com a entonação adequada e que alguns alunos gravem áudio das leituras no WhatsApp ou Padlet.
Desenvolvimento
Agende o horário do próximo encontro e viabilize uma videochamada para compartilhamento de tela (dos textos sugeridos), para que expressem e apresentem suas interpretações. Se achar necessário, reproduza os áudios dos textos para a turma. Utilize todas as orientações do plano original para tratar sobre Metonímia, Hipérbole e Antítese, envolvendo os alunos nas discussões para que reflitam e compreendam o uso destes termos nos textos. Em seguida, utilizando o Padlet, mostre os anúncios publicitários (disponíveis aqui), um a um, analisando conjuntamente cada figura de linguagem e fazendo os questionamentos necessários para o encaminhamento da atividade, de acordo com as sugestões do plano original. Registre as contribuições da turma.
Fechamento
É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem e os sentidos que constroem, o que possibilita interpretar melhor os diferentes textos que circulam socialmente. Para fechar a aula, apresente algumas questões para serem respondidas individualmente: qual a finalidade dos usos das figuras de linguagem em textos poéticos e publicitários, e por que é importante conhecê-las? Defina em poucas palavras: "Metonímia é…"; "Antítese é…"; "Hipérbole é…". Solicite que dois ou três alunos apresentem suas próprias respostas e, para encerrar, o professor pode publicar no Padlet as respostas esperadas, para que todos possam corrigir seus registros.
Convite às famílias
As famílias são convidadas a se divertir com os textos publicitários e refletir sobre os textos poéticos. Os alunos podem interagir com os familiares indagando: o que é metonímia? E antítese, o que é? Expliquem sobre a hipérbole... Em tom de brincadeira, é claro, mas será o aluno quem deverá mostrar alguns exemplos destas figuras de linguagem que aprenderam e que aparecem nos contextos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários
Finalidade da aula: Revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese, em textos poéticos e publicitáriosAno: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.
Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.
_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.
_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.