15350
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Finalidade da aula: Revisar conceitos  por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese, em textos poéticos e publicitáriosAno: 7º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos  por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.

Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.

 

Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.

 

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.  

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.

_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.

_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.


Código: LPO7_15ATS03

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas