15350
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, canal de comunicação para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meet ou o Hangout.

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo, pois serão utilizados exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios). O professor pode baixar as imagens com antecedência e encaminhá-las pelo WhatsApp ou e-mail, ou utilizar o Padlet, solicitando que leiam com a entonação adequada e que alguns alunos gravem áudio das leituras no WhatsApp ou Padlet.

Desenvolvimento
Agende o horário do próximo encontro e viabilize uma videochamada para compartilhamento de tela (dos textos sugeridos), para que expressem e apresentem suas interpretações. Se achar necessário, reproduza os áudios dos textos para a turma. Utilize todas as orientações do plano original para tratar sobre Metonímia, Hipérbole e Antítese, envolvendo os alunos nas discussões para que reflitam e compreendam o uso destes termos nos textos. Em seguida, utilizando o Padlet, mostre os anúncios publicitários (disponíveis aqui), um a um, analisando conjuntamente cada figura de linguagem e fazendo os questionamentos necessários para o encaminhamento da atividade, de acordo com as sugestões do plano original. Registre as contribuições da turma.

Fechamento
É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem e os sentidos que constroem, o que possibilita interpretar melhor os diferentes textos que circulam socialmente. Para fechar a aula, apresente algumas questões para serem respondidas individualmente: qual a finalidade dos usos das figuras de linguagem em textos poéticos e publicitários, e por que é importante conhecê-las? Defina em poucas palavras: "Metonímia é…"; "Antítese é…"; "Hipérbole é…". Solicite que dois ou três alunos apresentem suas próprias respostas e, para encerrar, o professor pode publicar no Padlet as respostas esperadas, para que todos possam corrigir seus registros.

Convite às famílias
As famílias são convidadas a se divertir com os textos publicitários e refletir sobre os textos poéticos. Os alunos podem interagir com os familiares indagando: o que é metonímia? E antítese, o que é? Expliquem sobre a hipérbole... Em tom de brincadeira, é claro, mas será o aluno quem deverá mostrar alguns exemplos destas figuras de linguagem que aprenderam e que aparecem nos contextos.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO7_15ATS03

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas